Aplicativo para consultar PIS/Pasep no celular

Em 2021 por conta dos graves problemas financeiros causados pela crise de saúde mundial, o pagamento do PIS/Pasep foi suspenso para boa parte dos brasileiros, o que gerou uma série de dificuldades para a maior parte da população.

Isso aconteceu porque o Governo Federal optou por direcionar o recurso usado nos programas para o BEm (Benefício de Manutenção do Emprego e Renda). Agora em 2022, o pagamento do PIS/Pasep ocorrerá normalmente e tinha início previsto para o começo do mês de fevereiro.

Este ano, o PIS deve contemplar cerca de 22,2 milhões de brasileiros, com um custo de 17 bilhões de reais. O Pasep, por sua vez, irá liberar em torno de 95 milhões de reais para 140 mil brasileiros que não fizeram o saque no ano anterior.

Vamos te explicar as principais diferenças entre PIS e Pasep e mostrar em detalhes como usar o aplicativo para consultar PIS/Pasep no celular, o app Caixa Trabalhador e BB Pasep. Acompanhe!

Leia também:

Diferença entre PIS e Pasep 

O PIS (Programa de Integração Social) e o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) são benefícios gerados por empresas privadas e órgãos públicos. 

Ambos os programas, PIS e Pasep, foram criados para melhor distribuir a renda nacional, e dão direito aos trabalhadores de receber um Abono Salarial pago todos os anos pelo Governo Federal.

Aplicativo para consultar PIS/Pasep no celular: Guia 2022
Aplicativo para consultar PIS/Pasep no celular: Guia 2022

O pagamento do PIS é direcionado aos trabalhadores do setor privado e quem administra este benefício é a Caixa Econômica Federal. Já o pagamento do Pasep, que é voltado aos trabalhadores do setor público, é administrado pelo Banco do Brasil. 

O FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) é um fundo único responsável por receber e distribuir para as administradoras as quantias de dinheiro pagas pelos setores privados e públicos. 

Esse fundo pode redirecionar, inclusive, recursos para pagar além do Abono Salarial, o Seguro-Desemprego também. Bem como ser direcionado para financiar programas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O pagamento do PIS/Pasep destinado aos trabalhadores pode chegar ao valor de até um salário mínimo. Tudo vai depender do tempo trabalhado no ano usado como base de cálculo para o benefício, além da necessidade de cumprir outros requisitos como:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há mais de cinco anos

  • Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos no ano-base

  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base

  • Ter seus dados como trabalhador registrados pelo seu empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Correspondendo a estas condições, você conseguirá esclarecer suas dúvidas quanto ao seu direito de receber este abono salarial de maneira simples através do aplicativo Caixa Trabalhador.

Veja como conferir se você tem direito a receber o  PIS/Pasep e ainda qual valor você terá direito para receber.

Caixa Trabalhador: Aplicativo para consultar o PIS no celular

Para você saber se tem direito a receber o Abono Salarial do PIS, o aplicativo Caixa Trabalhador oferece a opção de consultar as “Informações Sobre o Abono Salarial” e ainda a “Calculadora do Abono”, para você também verificar qual o valor poderá sacar.

O aplicativo Caixa Trabalhador está disponível para os sistemas Android e iPhone (iOS), podendo ser baixados respectivamente das lojas Google Play e App Store do seu celular.

Como instalar o aplicativo no seu celular

Baixe o aplicativo e abra-o em seu smartphone. Se você não possuir nenhum cadastro em qualquer outro serviço digital da Caixa, terá que fazer um cadastro novo. 

Para  fazer este primeiro cadastro será necessário informar seu nome, CPF, e-mail válido, data de nascimento e criar uma senha.

Para acessar o aplicativo Caixa Trabalhador é necessário informar o número do NIS (Número de Identificação Social) que é igual ao PIS.

Já dentro do do aplicativo é só seguir as instruções e prestar bastante atenção no passo a passo de cada função, pois é tudo muito auto explicativo e fácil.

Se preferir algo mais detalhado, pode usar o nosso guia completo que ensina como baixar e instalar o aplicativo Caixa Trabalhador.

Já para quem deseja consultar o Pasep, o Banco do Brasil tem um aplicativo específico para isso, o BB Pasep. Confira mais sobre ele a seguir e saiba como verificar o seu saldo.

Como consultar o pagamento do Pasep

O pagamento do Pasep em 2022, referente ao ano trabalhado de 2020, começou a ser realizado neste mês de fevereiro. 

Se você é servidor público e deseja saber se é beneficiário e se já tem direito ao saque, pode realizar sua consulta mais facilmente através do site do Banco do Brasil ou utilizando o BB Pasep, como explicamos a seguir.

Aplicativo BB Pasep

O BB Pasep é um aplicativo desenvolvido e disponibilizado pelo Banco do Brasil, para que os servidores públicos clientes e conveniados do banco possam consultar as informações sobre o abono salarial.

Para fazer o download do aplicativo BB Pasep, é preciso entrar no site do Banco do Brasil, e pesquisar por “Aplicativo BB Pasep”, ou você pode entrar diretamente por aqui.

Nesta página, na parte inferior você encontrará várias opções de serviços, sendo o último da lista o tópico “Pasep”, ao clicar nele você encontrará as informações sobre o aplicativo e o link para o download.

No momento o BB Pasep só pode ser instalado em computadores com Windows, sem opção disponível de app para celular.

Vantagens e facilidades do aplicativo

Tempos atrás, para o trabalhador saber se tinha direito ao PIS/Pasep e qual o saldo a sacar, ele precisava ir até uma agência da Caixa Federal, Casa Lotérica, Banco do Brasil ou esperar o extrato informativo chegar em sua casa. 

Nos dias atuais, com apenas alguns cliques, o trabalhador tem acesso às informações importantes sobre esse Abono Salarial através do aplicativo Caixa Trabalhador, site do Banco do Brasil e BB Pasep, de acordo com qual é o seu benefício.

Fora as informações já citadas sobre os detalhes do Abono Salarial (saber se tem direito a receber e quanto), no aplicativo Caixa Trabalhador é possível encontrar também informações sobre o Seguro-Desemprego e o INSS. 

Através do celular é possível ficar sabendo sobre o calendário de pagamentos, quantas parcelas estão liberadas (isso sobre o Seguro-Desemprego), confirmação destes pagamentos e ainda disponibiliza os extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ressaltando que o aplicativo é muito simples e intuitivo de mexer, e que possui além das funcionalidades já mencionadas anteriormente, uma série de outras vantagens. 

Nesta plataforma, é possível encontrar as seguintes facilidades:

  • Função que permite encontrar a agência da Caixa mais próxima de você

  • A possibilidade de indicar ferramentas do aplicativo a amigos

  • Acesso aos calendários de pagamento do PIS

  • Link de Educação Financeira

  • Possibilidade de agendar o benefício juntamente a agenda própria do seu celular

  • Campo para tirar dúvidas

Outra vantagem importante é que realizando as atualizações sempre que necessário, você garante a segurança dos seus dados, do seu celular e do seu aplicativo. 

Sempre que uma versão mais nova do aplicativo estiver disponível, faça o download e atualize, assim você poderá realizar todas as suas atividades sem se preocupar.

Os benefícios creditados em contas Caixa podem ser usados para pagar boletos, realizar transferências e saques por meio do Internet Banking ou Aplicativo Caixa, em terminais eletrônicos, bancos 24 horas, lotéricas e correspondentes da Caixa. 

Já na modalidade de Conta Digital pela Caixa o benefício pode ser movimentado através do aplicativo Caixa Tem.

E em tempos de se evitar aglomerações, ferramentas como estas são extremamente colaborativas. Mas, mesmo em cenários positivos em termos de saúde pública, a mobilidade que o aplicativo oferece vai além, ajudando a otimizar o tempo das pessoas.

Por isso, se você pode utilizar um aplicativo para consultar PIS/Pasep direto no seu celular, aproveita o benefício de conseguir todas as informações que precisa sem enfrentar filas e ter de sair da sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima