Pular para o conteúdo

Aplicativo Auxílio Brasil: Como baixar e instalar no celular

Saiba como baixar e instalar o aplicativo Auxílio Brasil no seu celular. Acompanhe o passo a passo e como utilizar o app. Confira!

O Auxílio Brasil é um programa social instituído pelo Governo Federal que passou a vigorar com o intuito de substituir o antigo Bolsa Família e visa assistir famílias em situação de vulnerabilidade social e assegurar uma renda mensal que garanta a sua subsistência. 

O acesso ao programa, bem como as movimentações do valor disponibilizado às famílias, deve ser feita por meio do aplicativo oficial do Auxílio Brasil. Para isso, é necessário realizar o download do app no celular e cumprir algumas outras etapas para concluir o cadastro. 

No conteúdo de hoje, explicamos detalhadamente todo o passo a passo para efetuar a instalação do app oficial do Auxílio Brasil e acessá-lo a qualquer momento, de forma descomplicada e prática.

Leia também:

O que é o Auxílio Brasil?

Conforme mencionamos, o Auxílio Brasil é um programa direcionado às famílias inseridas em um contexto de extrema pobreza, o qual objetiva oferecer subsídios financeiros para que essas pessoas em situação de vulnerabilidade tenham condições para suprir as suas necessidades básicas. 

É importante salientar que o Auxílio Brasil abrange políticas públicas voltadas para a assistência social, a saúde, a educação, o emprego e a renda. Nesse sentido, o programa conta com nove tipos de benefícios, dentre os quais podemos destacar: 

  • Benefício Primeira Infância: Voltado especificamente para famílias que têm como membros crianças com até três anos de idade incompletos

  • Benefício Composição Familiar: Direcionado às famílias que possuem gestantes ou pessoas com idade entre 3 e 21 anos incompletos

  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: Contempla famílias que, mesmo recebendo os benefícios mencionados acima, ainda permanecem na linha da extrema pobreza

Quem tem direito a receber o Auxílio Brasil

O primeiro critério para ter acesso ao benefício concedido pelo programa Auxílio Brasil é estar inscrito no Bolsa Família. Todas as famílias que já eram beneficiárias do antigo programa já estão automaticamente elegíveis para receber o Auxílio Brasil. 

No entanto, se a família não está inscrita no Bolsa Família, mas apresenta os critérios necessários para ter direito ao Auxílio Brasil, é preciso realizar um cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo). 

Uma vez efetuado o cadastro, a situação da família será avaliada para identificar se o Auxílio Brasil deverá ser concedido ou não. 

Além disso, também têm direito ao Auxílio Brasil, como já mencionado, as famílias que vivem em situação de extrema pobreza, as quais possuem uma renda mensal de R$ 100,00 por pessoa, e famílias consideradas pobres, as quais contam com uma renda per capita de R$ 200,00 mensais.

Como funciona o programa Auxílio Brasil

De modo geral, as famílias que já eram beneficiadas pelo antigo programa Bolsa Família e que foram incorporadas automaticamente ao programa Auxílio Brasil vão poder utilizar o mesmo cartão e senha para efetuar o saque do valor concedido pelo benefício. 

De igual modo, aqueles que já recebiam o valor do Bolsa Família por meio do aplicativo Caixa Tem permanecerão recebendo o pagamento da mesma forma e poderão continuar fazendo movimentações no aplicativo. 

Já os beneficiários mais recentes podem ter acesso ao dinheiro por meio do aplicativo Caixa Tem ou através do aplicativo oficial do Auxílio Brasil, que você aprenda a instalar a seguir. É fundamental ressaltar que as pessoas beneficiadas pelo programa têm um prazo de 120 dias para movimentar o valor da parcela. 

Se este prazo for excedido sem registro de movimentação, o dinheiro retorna para o governo. Desse modo, é importante estar atento às datas de pagamento e estar com os aplicativos que viabilizam o acesso ao valor devidamente instalados. 

Como baixar e instalar o aplicativo Auxílio Brasil

Agora que você já sabe o que é o Auxílio Brasil e quem tem direito a recebê-lo, vamos entender como é possível instalar o aplicativo oficial do programa para ter acesso ao benefício e fazer as devidas movimentações. 

O aplicativo Auxílio Brasil é fundamental para aqueles que foram contemplados pelo programa. Ele viabiliza a consulta periódica do pagamento das parcelas, além de permitir que o dinheiro seja movimentado de acordo com as necessidades do beneficiário. 

Acompanhe, a seguir, todo o passo a passo para instalar o aplicativo no celular e acessá-lo de forma simples e segura. 

1. Faça o download do aplicativo oficial 

A primeira etapa é efetuar o download do aplicativo. Você deverá consultar a loja de aplicativos do seu sistema operacional. Se o seu celular for um Android, você encontrará o aplicativo do Auxílio Brasil na Play Store

Por outro lado, se você é um usuário de um iPhone com iOS, vai encontrar o app do Auxílio Brasil na Apple Store.

Você pode também pesquisar por “Auxílio Brasil” dentro da loja de aplicativos do seu celular. Mas confira sempre se o desenvolvedor do aplicativo é a Caixa Econômica Federal. 

Assim que você localizar o aplicativo, clique em instalar para iniciar o download. 

2. Acesse o aplicativo

Após o aplicativo ser devidamente instalado no aparelho celular, você deverá abri-lo e clicar na opção “Acessar”, conforme imagem abaixo.

Aplicativo Auxílio Brasil: Como baixar e instalar no celular
Instalação do aplicativo Auxílio Brasil: Guia 2022

3. Escolha a alternativa de login desejada

Ao acessar o aplicativo Auxílio Brasil, algumas possibilidades de login serão disponibilizadas na tela. Você deverá optar por alguma delas. 

Há a possibilidade de acessar com a mesma senha do aplicativo Caixa Tem. Ao optar por essa, você deverá clicar na opção indicada, preencher o campo com o seu CPF e, em seguida, inserir a sua senha do Caixa Tem. 

Há, também, a possibilidade de realizar o login com a própria senha do aplicativo Auxílio Brasil. Ao clicar nesta opção, você deverá preencher o campo indicado com a senha elaborada por você no ato do cadastro no aplicativo.

No entanto, se você ainda não possui um cadastro no aplicativo do Auxílio Brasil, você pode clicar em alguma das opções mencionadas acima e, logo após, clicar na opção “Cadastre-se”. 

Será necessário inserir alguns dados pessoais, como o CPF, para que o cadastro seja concluído de forma bem sucedida. 

Como você pôde observar, o aplicativo Auxílio Brasil é bastante intuitivo e fácil de ser manuseado. Basta seguir as instruções elencadas e você conseguirá instalar e acessar o app sem complicações. 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário contando a sua experiência com o app oficial do Auxílio Brasil. Aproveite, também, para compartilhar estas informações com mais pessoas. 

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

1 comentário em “Aplicativo Auxílio Brasil: Como baixar e instalar no celular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *