Pular para o conteúdo

Como consultar saldo do FGTS pelo CPF através da internet

  • por

Descrição: Entenda como funciona e saiba como consultar saldo do FGTS pelo CPF, de maneira gratuita através da internet. Confira!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito inalienável de todo trabalhador que possui um vínculo empregatício com contrato formal, de acordo com a CLT.  Assim, o FGTS assegura que o trabalhador receberá uma remuneração correspondente ao seu trabalho, caso seja demitido sem justa causa.

É de extrema importância que o empregado realize uma consulta periódica do seu Fundo de Garantia, para se certificar de que o empregador está depositando adequadamente o valor, e também para se planejar financeiramente, sabendo exatamente qual é o valor que ele possui em seu fundo e o quanto ele está rendendo.

Para conferir tudo sobre o seu saldo, leia este artigo até o final e saiba tudo sobre consulta ao saldo do seu FGTS. Acompanhe!

Leia também:

O que é o FGTS?

O FGTS, conforme mencionamos, é um fundo no qual é depositada, pela empresa, uma porcentagem equivalente a 8% do salário do trabalhador. 

Este fundo foi criado pelo Governo Federal a fim de criar uma reserva de dinheiro para os empregados que atuam sob o que rege a CLT.

Como consultar saldo do FGTS pelo CPF através da internet
Como consultar saldo do FGTS pelo CPF usando a internet: Guia 2022

O trabalhador pode ter diferentes contas para este fundo, as quais podem ser: conta ativa, que se refere ao emprego que ele está exercendo no momento, e também contas inativas, que estão vinculadas aos empregos anteriores. 

Além disso, o FGTS pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de casa própria, entre outras.

Como consultar saldo do FGTS através da internet

Existem algumas plataformas que facilitam a consulta do saldo do FGTS pelo trabalhador. Realizar esta consulta é fundamental para que o empregado possa monitorar se a empresa está depositando o valor devido mensalmente. 

O acompanhamento do FGTS também auxilia o funcionário a organizar suas finanças e fazer planejamentos a longo prazo. Abaixo, listamos os meios pelos quais é possível consultar o valor do fundo. Confira agora:

Consultar o saldo do FGTS pelo site

É possível realizar uma consulta do saldo do FGTS por meio do site da Caixa Econômica Federal. Para ter acesso às informações, é necessário fazer um cadastro e criar uma senha. 

É importante ter em mãos o número do PIS, pois o site requer esses dados para permitir a consulta. O número pode ser identificado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão ou no extrato impresso do FGTS.

Confira o passo a passo para se cadastrar abaixo:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal

  • Preencha o campo com número do PIS e clique em “Cadastrar senha

  • Leia o regulamento com atenção e clique na opção “Aceito

  • Preencha seus dados pessoais

  • Crie uma senha que possua até 8 dígitos

  • Após realizar este cadastro, faça o login para acessar as informações que deseja

Consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo

Uma vez que o cadastro no site foi realizado, é possível consultar o FGTS pelo aplicativo usando os dados cadastrados. Ele está disponível tanto para usuários do IOS quanto para usuários do Android. 

O aplicativo é uma forma ainda mais prática de fazer a consulta. Além disso, também é possível realizar o cadastro no aplicativo, sem precisar acessar o site.

Abaixo, elencamos as instruções:

  • Clique na opção “Primeiro Acesso”, apresentada na tela inicial do app

  • Leia os termos e clique em “Aceitar

  • Informe o número do PIS e depois clique em “Continuar

  • Preencha o formulário com as informações solicitadas e depois clique em “Próximo

  • Crie uma senha e clique em “Cadastrar

Caso tenha dificuldades na instalação, o site do TechTube apresenta um passo a passo de como baixar e instalar o aplicativo do FGTS, confira.

Consultar regularmente por SMS ou e-mail o saldo do FGTS

É possível, também, cadastrar o seu número de celular no site da Caixa para receber SMS em seu aparelho informando o seu saldo e os depósitos que foram realizados em sua conta. 

Além disso, uma outra forma de receber as informações é por meio do e-mail. Ao cadastrar o seu endereço eletrônico, você recebe mensalmente em seu e-mail o extrato dos pagamentos feitos ao seu fundo.

Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF

Há ainda a possibilidade de consultar o saldo do FGTS pelo CPF. O acesso pode ser feito de duas formas: no site ou no aplicativo da Caixa e o procedimento é o mesmo mostrado inicialmente no nosso artigo. 

Para realizar a consulta do saldo do FGTS pelo CPF no site, é preciso seguir as orientações abaixo:

  • Acessar o site da Caixa Econômica Federal

  • Digitar o CPF no campo solicitado

  • Clicar em “Cadastrar”, caso seja o seu primeiro acesso

  • Seguir as etapas do cadastro, preenchendo corretamente as informações requisitadas

  • Cadastrar e verificar o seu e-mail para para confirmar o acesso

  • Cadastrar uma nova senha de 6 ou 9 dígitos, a qual será utilizada para acessar suas informações

  • Por fim, quando já estiver na página, clique na opção “FGTS” para consultar as informações que deseja

O acesso por meio do aplicativo é bastante semelhante. O usuário deverá fazer o download do app, que está disponível no Google Play e na Apple Store, e seguir etapas semelhantes às etapas do site.

Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *