Como consultar saldo do PIS pela internet

Descrição: Acompanhe o nosso guia completo e saiba como consultar saldo do PIS pela internet de maneira simples em 2022, através do site ou aplicativo.

O abono salarial do PIS é um dos direitos trabalhistas mais populares destinado a vários cidadãos brasileiros. Saber fazer a consulta online do saldo a receber é muito útil para se planejar e realizar o uso adequado do dinheiro.

De maneira geral, tanto o PIS (funcionários de empresa privada) como PASEP (funcionários públicos) são contribuições que a empresa do trabalhador faz ao fundo do PIS/PASEP. 

No entanto algumas regras são estabelecidas para que o abono salarial seja oferecido de forma justa. Sabendo disso, nesse artigo reunimos informações para você entender melhor os valores a receber e maneiras simples de consultar o saldo do PIS online.

Leia também:

Quem tem direito ao abono salarial do PIS 

Como citamos no início, o pagamento do PIS está condicionado a algumas regras do benefício, já preestabelecidas pelo governo.

A principal delas é que você esteja trabalhando de carteira assinada por pelo menos cinco anos

Além disso, os seus pagamentos nesse período tenham sido menores do que dois salários mínimos por mês, durante todos os meses dos cinco anos estabelecidos.

É importante dizer que, independentemente do salário, o valor máximo para recebimento do abono é de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.212,00. Em outras palavras, não importa quanto você ganha, o máximo que pode receber é um salário mínimo vigente.

O valor a ser entregue é calculado por meio do tempo em que o colaborador trabalhou de carteira assinada e sua média salarial durante esse período. Por exemplo, quem trabalhou apenas cinco meses receberá menos do que quem trabalhou dez.

Leia também:

Como consultar o extrato do PIS online

Existem diferentes maneiras de fazer a consulta do saldo do PIS de maneira totalmente online. Usando a internet conseguimos obter um relatório completo dos valores de entrada e saída do fundo do PIS. 

Podemos até mesmo identificar irregularidades na conta e verificar quanto temos a receber na próxima data do calendário de pagamentos. Acompanhe!

Consulta pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal

Para quem tem o costume de acessar a internet sempre pelo celular, a Caixa oferece o aplicativo Caixa Trabalhador, que é super leve e fácil de utilizar.

Com o app consideramos a maneira mais simples, já que é bem mais intuitivo que ao usar o site, como mostraremos em seguida.

  • A primeira etapa é baixar e instalar o aplicativo. Basta pesquisar por “Caixa Trabalhador” na loja de aplicativos do seu celular, a Play Store nos celulares Android e Apple Store para quem tem iPhone.

  • Quando finalizar a instalação do Caixa Trabalhador, basta clicar no ícone para abrir, colocar o número do seu PIS e clicar em “Acessar

  • A parte legal do aplicativo é que não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro para consultar o seu extrato do PIS pela internet. Sendo assim, quando acessar você já conseguirá ver se possui valor disponível

  • Caso o aplicativo indique que sim, ai sim será preciso fazer a inscrição para consultar quais os valores e as possíveis datas de recebimento do abono salarial

Consulta pelo site da Caixa Econômica Federal

A Caixa é a responsável pela realização dos pagamentos do PIS, assim como da maioria dos outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Sendo assim, podemos fazer a nossa consulta diretamente pelo site oficial da instituição. Para consultar, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal

  • Em seguida, clique em “Benefícios e Programas” e na seção “Benefícios do Trabalhador” já aparecerá a opção “Abono Salarial“, conforme imagem a seguir
Como consultar o saldo do PIS online no site da Caixa
Consulta do saldo do PIS online através do site oficial da Caixa Econômica Federal
  • Depois, basta selecionar “Consulte o seu benefício

  • Você será redirecionado para o Portal Cidadão, a senha é a mesma do aplicativo do Caixa Trabalhador. Se você ainda não tem, será necessário se cadastrar.

  • Agora na seção “Abono Salarial” basta clicar em “Acessar parcelas” para ver os valores a receber, junto do calendário de pagamento.
Consulta do abono salarial no site da Caixa

Consultar número do PIS usando CPF

Por fim, se você teve alguma dificuldade para localizar o número do seu PIS, você também consegue fazer essa consulta pela internet, usando o seu CPF no site do Meu INSS. Confira os passos!

  • Primeiro, acesse o site oficial do Meu INSS e faça login com os dados da sua conta no gov.BR.

  • Assim que conseguir acessar o portal, e clicando em “Meu Cadastro” no canto superior esquerdo é possíveis ver várias informações, entre elas o PIS, que também o mesmo número do PIS

Mais informações sobre o PIS

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. De forma geral, o PIS é uma espécie de contribuição que as empresas de cunho privado fornecem para um fundo de proteção aos seus colaboradores. 

Esse fundo, por sua vez, é o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e é ele o responsável pelo pagamento de benefícios como o próprio abono salarial, dos programas de desenvolvimento econômico e também do seguro-desemprego.

O cadastro no PIS é realizado de forma automática pela própria empresa, sendo assim, não é preciso se preocupar em se inscrever. 

Além disso, ele também deve ser feito apenas uma vez, não precisando ser renovado caso o colaborador troque de empresa ao longo de sua jornada profissional.

A partir disso, depois de cinco anos de contribuição, todos os anos é oferecido um abono ao colaborador, desde que ele esteja de acordo com as regras que mostramos no artigo.

Esse foi nosso guia, com o passo a passo de como consultar saldo do PIS pela internet, utilizando app Caixa Trabalhador ou o site oficial da Caixa Econômica Federal. Ficou com alguma dúvida? Utilize os comentários ao final da página.

Como consultar o saldo do PIS pela internet: Guia 2022
Como consultar o saldo do PIS pela internet: Guia 2022

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima