Pular para o conteúdo

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Confira em 6 passos simples como fazer a Carteira de Trabalho Digital e acessar pelo celular. Aproveite!

Não é novidade para ninguém que, aos poucos, os documentos físicos estão sendo substituídos pelos digitais. São muito os motivos para os governos adotarem esse tipo de medida, que passam desde da segurança até maior praticidade para o cidadão.

Atualmente, no Brasil, já é possível andar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), RG e Título de Eleitor em formato digital, só para citar alguns exemplos. Assim, não há porque ser diferente com a tradicional Carteira de Trabalho.

Afinal, a digitalização evita perdas e roubos de documentos, necessidade de segunda via, além de minimizar a falsificação. Sabendo disso, desenvolvemos esse guia de como fazer a Carteira de Trabalho Digital com tudo o que você precisa saber. Acompanhe!

Leia também:

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Mudanças com a Carteira de Trabalho Digital

Assim como outros documentos oficiais, a Carteira de Trabalho Digital é autorizada pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho e Economia (MTE) e visa reduzir a burocracia e custos de novas contratações, assegurando maior facilidade para empregadores e funcionários.

Isso significa que, a partir de agora, quando você for contratado, o seu novo empregador poderá realizar o seu registro de maneira totalmente digital através do Portal eSocial, apenas com o número do seu CPF.

Através da plataforma eSocial, as microempresas e empresas não precisarão realizar anotações na versão física da carteira do colaborador. A partir de agora é só lançar as informações no portal e elas serão automaticamente migradas para a Carteira de Trabalho Digital.

Apesar de a novidade ser muito bem-vinda, não se apresse em perder ou jogar a sua carteira física fora! A orientação do MTE é guardar o documento para eventual comprovação de tempo de serviço.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital pelo computador

Veja como fazer a sua nova Carteira de Trabalho Digital. Acompanhe!

  1. Acesse o site Emprega Brasil e clique no botão “entrar com gov.br” para entrar na sua conta, caso não tenha, você pode criar de forma rápida e fácil.
  2. Informe seu CPF, clique em “Continuar”, informe sua senha e faça login.
  3. Após isso, a plataforma Emprega Brasil irá solicitar o uso de seus dados pessoais. Caso queira você pode ler os termos de uso e a política de privacidade. antes de autorizar.
  4. Ao concluir sua leitura, clique em “autorizar”
  5. Já na página inicial, procure por “carteira de trabalho digital”
  6. Pronto. Acesso liberado.

Como Fazer a Carteira de Trabalho Digital pelo celular

Para acessar a sua carteira de trabalho digital pelo celular, o processo é bem simples, veja:

  1. Baixe e instale o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para android e iOS)
  2. Já no aplicativo clique em “entrar”
  3. Agora, informe o seu CPF e toque em “próxima”
  4. Autorize o uso de seus dados e informações pessoais
  5. Após, será necessário confirmar sua identidade através do login na sua conta gov.br. Informe seu “CPF”, clique em continuar, coloque sua senha e faça login
  6. Pronto, sua carteira de trabalho digital com todas as sua informações profissionais está liberada para uso.

Na página que consta a versão digital da sua carteira, onde será possível ter acesso a todos os dados atualizados sobre um novo emprego ou antigos contratos. É importante se manter sempre atento a esse documento e verificar se tudo está corretamente preenchido. 

Apesar de o preenchimento ser totalmente automatizado, é sempre bom ficar de olho para qualquer eventual erro que possa ocorrer. Uma pequena alteração hoje pode dar uma grande dor de cabeça lá na frente. 

Entretanto, é inegável que a praticidade e a segurança oferecidas pela nova versão do documento são muito superiores a versão física. Por isso, faça valer o seu direito e ative já a sua Carteira de Trabalho Digital.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

6 comentários em “Como fazer a Carteira de Trabalho Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *