Pular para o conteúdo

Como regularizar o CPF pela internet

A regularização do Cadastro de Pessoa Física, CPF, é de extrema importância para todos os cidadãos brasileiros, pois é exigida em várias ocasiões e sem esse documento, você não pode efetuar diversas atividades.

Para fazer empréstimos, compras em crediário, participar de concursos públicos, fazer financiamento de imóveis, procedimentos de casamento, entre outros tantos casos e, principalmente, para ter acesso a programas do governo com o Auxílio Brasil é preciso que o documento não esteja suspenso, cancelado ou pendente de regularização.

Para facilitar esse processo, a Receita Federal permite que cada cidadão atualize e/ou mantenha seu cadastro de CPF regular sem ter que sair de casa, tudo isso usando apenas a internet e cumprindo alguns passos básicos, como você verá abaixo.

Continue a leitura e saiba como regularizar o CPF pela internet, como identificar a sua situação cadastral e também como regularizá-la em caso de documento suspenso, acompanhe!

Leia também:

Quem pode regularizar o CPF pela internet?

É importante ressaltar que existem 6 tipos de status de situação cadastral de um CPF, sendo eles: suspenso, cancelado, regular, pendente de regularização ou bloqueado, nulo ou titular falecido.

Em cada uma dessas situações –  exceto regular que é quando está tudo certo com o documento – o motivo da pendência é diferente, logo, o processo de regularização também, por isso, verifique em qual situação se encontra o seu antes de começar o processo de regularização.

Como regularizar o CPF pela internet
Como regularizar o CPF pela internet: Guia 2022

Um detalhe importante: só é possível efetuar o processo de regularização das pendências desse documento pela internet, caso o status na consulta tenha sido de CPF suspenso.

Geralmente, isso ocorre quando existem dados incorretos registrados no cadastro do cidadão ou falta de informações.

Como consultar a situação cadastral do seu CPF?

A Receita Federal disponibilizou em seu site uma página para a consulta da situação cadastral do CPF. Para realizar essa consulta, basta entrar no link.

Ao acessar a página, é necessário preencher os seguintes dados: número do CPF, data de nascimento e selecionar a caixa escrito “eu não sou um robô”. 

Feito isso, o sistema da Receita Federal emitirá um comprovante com os dados mais a situação cadastral referente ao CPF pesquisado.

Caso o seu CPF esteja suspenso, continue a leitura e aprenda como resolver esse problema pela internet.

Como regularizar o CPF pela internet?

Regularizar o CPF pela internet é muito fácil. Esse processo pode ser realizado através do site oficial da Receita Federal. 

Confira agora, o passo a passo que preparamos para você:

  1. Entre no site oficial da Receita Federal

  2. Em seguida, clique na opção “Meu CPF” que aparece logo no canto direito da tela inicial do site

  3. Abrirá uma página com quatro serviços em destaques: Inscrever no CPF, Atualizar CPF, Consultar CPF e Obter Cartão de CPF. Escolha o serviço Atualizar CPF

  4. Feito isso, aparecerão informações sobre esse serviço e para quem ele serve. Clique na opção “Etapas para realizar esse serviço

  5. Em seguida aparecerão algumas informações referentes aos documentos necessários, entre outras informações e observações gerais para ajudar você, leia atentamente.

  6. Depois, role a barra lateral para baixo, até a caixa de texto descrita como “Canais de prestação” e clique em “Web: Regularizar CPF que esteja suspenso”

  7. Uma nova aba chamada Pedido de Regularização de CPF abrirá. Preencha corretamente os campos com as informações sobre a sua identidade e seu endereço. É importante lembrar que os campos “Nome” e “Nome da Mãe” devem ser preenchidos da mesma forma que é escrito na certidão de nascimento ou casamento. 

  8. Após preencher todas as informações corretamente, clique em “Enviar”.

É importante lembrar que em alguns raros casos, é necessário o comparecimento em uma agência da Receita Federal após o envio do pedido. 

O prazo estipulado pela Receita Federal para averiguação e atualização do sistema juntamente com a Caixa Econômica Federal é de 72 horas. 

Caso queira, é possível realizar esse processo através do aplicativo disponível pela Receita Federal, chamado “CPF Digital”. É só procurar na loja de aplicativos do seu celular, instalar e seguir os passos especificados. 

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

2 comentários em “Como regularizar o CPF pela internet”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *