Pular para o conteúdo

Como saber o número do NIS pelo CPF

O Número de Identificação Social (NIS) é um registro essencial para acessar direitos trabalhistas e benefícios sociais no Brasil.

Criado pela Caixa Econômica Federal, o NIS é composto por uma sequência de 11 dígitos e pode ser gerado de duas maneiras.

Aprenda agora com o nosso guia o passo a passo de como saber o número do NIS de várias maneiras, incluindo através do seu CPF. Acompanhe!

Leia também:

Como Saber o Número do NIS pelo CPF: Guia Atualizado 2023
Como Saber o Número do NIS pelo CPF: Guia Atualizado 2023

O que é o NIS?

Criado pela Caixa Econômica Federal, o NIS é composto por uma sequência de 11 dígitos e pode ser gerado de duas maneiras.

Através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) ou no primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

É importante destacar que embora o número do PIS (Programa de Integração Social) apresente os mesmos números do NIS, o que os diferencia é a forma e origem de emissão.

O NIS assegura o trabalhador quanto aos programas sociais mesmo que ele não possua vínculo trabalhista, enquanto o PIS identifica o trabalhador como segurado de direitos trabalhistas.

Em resumo, o NIS é um registro fundamental que acompanha o cidadão brasileiro ao longo de sua vida laboral e social, garantindo seus direitos e acesso a benefícios.

    Como saber o número do NIS: Guia 2023

    Descobrir o número do NIS pode ser feito de várias maneiras, dependendo dos recursos que você tem à disposição. Aqui estão as principais maneiras:

    Número do NIS através do CPF

    Uma das maneiras mais simples de descobrir o número do NIS é através do seu CPF.

    Para isso, você pode acessar o site do CNIS, que é um banco de dados do governo responsável por registrar dados trabalhistas e previdenciários de todos os profissionais brasileiros.

    Confira o passo a passo detalhado:

    1. Acesse o site do oficial do CNIS
    2. Na plataforma, clique na opção “Cidadão
    3. Na parte superior esquerda da página, clique em “Inscrição
    4. No próximo passo, clique em “Filiado
    5. Preencha os campos com as informações solicitadas, marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Continuar
    6. Após seguir os passos você terá acesso ao número do NIT, que assim como PIS, também possui o mesmo número do NIS

    Outras formas de encontrar o número do NIS

    Além do passo a passo anterior, também é possível consultar o número do NIS no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho ou pelos extratos de FGTS que a Caixa Econômica envia.

    Além dessas maneiras, por meio da internet, você pode verificar o número de identificação a partir do portal Consulta Cidadão ou pelo seu CPF, como você verá a seguir.

    Conteúdo relacionado: Como consultar saldo do FGTS

    Cartão Cidadão

    Na parte frontal do Cartão Cidadão está localizado o número do NIS. Vale esclarecer que a sequência numérica do registro não consta os dois dígitos que ficam no final do cartão.

    Conteúdo relacionado: Como solicitar o Cartão Cidadão

    Carteira de Trabalho

    A carteira de trabalho também contém o número do NIS, representado pelo número do PIS/PASEP. A sequência de números está disponível na parte superior da página inicial.

    Normalmente, nas versões antigas do documento impresso, era possível ter acesso a essa informação, devido a um cartão anexo à carteira profissional de trabalho.

    Conteúdo relacionado: Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

    Extratos FGTS

    Pelos extratos do FGTS você consegue checar os saldos e a movimentação da conta. E isso pode ser feito acessando o site da Caixa ou por meio do aplicativo FGTS, disponível para smartphones Android e iOS, confira no link como instalar.

    Dessa forma, pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), é possível ter acesso ao NIS. Caso não tenha acesso ao portal, é necessário providenciar o cadastro online.

    Meu INSS

    A consulta do NIS também pode ser realizada por meio do Meu INSS. Neste caso, para que os serviços do Governo Federal sejam permitidos, o usuário deve ter a senha do gov.br cadastrada.

    Conteúdo relacionado: Como se cadastrar no Meu INSS

    Aplicativo Meu CadÚnico

    Os usuários do aplicativo Meu CadÚnico e aqueles assistidos pelos programas sociais governamentais, conseguem encontrar o Número de Identificação Social assim que realizarem a busca pelo CPF.

    Conteúdo relacionado: Como se cadastrar no Cadastro Único do Governo: CadÚnico

    Serviços que podem ser obtidos com o NIS

    A classe trabalhadora associada ao NIS, pode utilizá-lo para consultar o saldo do Fundo de Garantia, abono salarial, aposentadoria ou Seguro-Desemprego.

    Os indivíduos com necessidade de subsídios e/ou ajuda social, também podem contar com programas do Governo Federal, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o Auxílio Brasil, dentre outros.

    Diferença entre NIS, PIS e NIT

    Pelo NIS, o governo consegue mensurar as pessoas que recebem ou já receberam algum benefício destinado à sociedade.

    Quando o inscrito passa a ter um vínculo empregatício, o NIS também é associado ao número do PIS. E isso faz com que outros benefícios, com o FGTS, surjam.

    A classe autônoma, trabalhadores que não possuem carteira, precisam ser inscrever no NIT (Número de Registro de Trabalho) para terem acesso permitido aos benefícios previdenciários.

    De forma geral, acompanhe a seguir a diferença desses registros:

    NIS

    O NIS (Número de Identificação Social) inclui beneficiários de determinado programa social, mas, que ainda não possuem PIS.

    PIS

    Quanto ao Programa de Integração Social (PIS), é voltado a trabalhadores que possuem (ou já possuíram) a carteira profissional de trabalho assinada.

    NIT

    NIT se refere à sigla para Número de Registro do Trabalhador, destinado às pessoas que nunca tiveram a carteira de trabalho assinada. Caso ocorra assinatura na carteira, o número do PIS será o mesmo do NIT.

    Cadastro NIS: O que é?

    As empresas utilizam o cadastro NIS para conseguir identificar quais colaboradores estão incluídos em programas sociais e trabalhistas.

    Caso seja contratado um trabalhador que apenas possua o NIT, a organização precisa realizar o cadastro do PIS desse colaborador.

    Para isso, é utilizado a Conectividade Social (CNS) para efetuar o cadastramento, realizada em duas formas:

    Cadastro NIS em lote

    As empresas precisam gerar um arquivo e, posteriormente, promover o seu envio à CNS por meio do Serviço de Arquivo Cadastro NIS.

    Depois, os dados serão analisados pela Caixa Econômica Federal. E, se nenhuma inconsistência for identificada, acontecerá o cadastro do NIS dos colaboradores.

    Cadastro NIS pela internet

    Se houver urgência em relação à obtenção do NIS de seus funcionários, os empregadores podem recorrer ao cadastro online.

    No entanto, a organização deve apresentar um certificado digital que permita o acesso ao CNS e, assim, cadastrar o NIS dos trabalhadores.

    Por que é tão importante saber o número do NIS?

    Muitos benefícios sociais requerem o número do NIS. Com a análise dessa sequência numérica, as instituições fornecedoras reduzem, consideravelmente, o uso inapropriado de recursos públicos e evitam a ocorrência de fraudes.

    Resumidamente, sem o número NIS não se torna possível ser um beneficiário dos programas sociais que o governo dispõe, ficando excluído do Auxílio Brasil, por exemplo.

    Agora que você já sabe o que é o número NIS e como consultá-lo, dentre outras informações, basta procurar pelos benefícios que esse registro pode oferecer.

    Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

    43 comentários em “Como saber o número do NIS pelo CPF”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *