Pular para o conteúdo

Como consultar número do PIS pelo CPF

O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, é um número de identificação social que todo trabalhador brasileiro registrado em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) possui.

Criado pelo governo federal em 1970, o PIS é fundamental para o acesso a benefícios e direitos trabalhistas, como o Abono Salarial do PIS/Pasep, o Seguro-Desemprego e o também o FGTS.

Saber o número do PIS é essencial para todo trabalhador, pois é através dele que é possível consultar e acessar os benefícios que citamos, além de ser utilizado na contratação para começar um novo emprego e também em acordos trabalhistas.

Hoje o time redação do Blog Hope Contábil vai te ensinar diferentes maneiras de consultar o número do PIS pelo CPF, de maneira simples e rápida. Acompanhe!

CONTEÚDO RECOMENDADO:

Como consultar número do PIS pelo CPF
Como consultar número do PIS pelo CPF

O que é PIS?

A sigla PIS significa Programa de Integração Social e nada mais é do que uma contribuição social que todas as empresas fazem em uma conta específica, com o objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e abono salarial dos seus funcionários. 

O objetivo desse fundo é garantir que os trabalhadores brasileiros consigam ter acesso a diversos benefícios e direitos trabalhistas, como FGTS, Seguro-Desemprego e próprio abono salarial do PIS/Pasep, já com datas definidas para 2023. 

As empresas, então, são obrigadas por lei a realizar depósitos como contribuição para o fundo, que está diretamente ligado aos seus colaboradores.

O objetivo principal do PIS é permitir que o trabalhador consiga participar do desenvolvimento da empresa.

Hoje em dia, o número PIS pode ser encontrado em alguns documentos físicos, tais como:

  • Carteira de trabalho
  • Extrato do FGTS
  • Cartão Cidadão
  • Agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de documento oficial com foto

Entretanto, atualmente também é possível encontrar o número PIS através de alguns canais digitais, mediante a apresentação de algum documento, como CPF, por exemplo. Confira agora como encontrar o seu PIS apenas com o número do seu CPF.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o seu número do Programa de Integração Social portando somente o seu CPF é necessário realizar um cadastro no site Meu INSS. É através dele que você terá acesso ao seu número PIS de maneira virtual. 

Como realizar cadastro no site Meu INSS

O Meu INSS é um portal digital do governo federal que reúne diversos serviços utilizados diariamente por beneficiários do INSS. Através dele é possível realizar diversas solicitações e acompanhar requerimentos sem sair de casa. 

Para realizar o primeiro acesso no site, é preciso:

  • Acessar o Meu INSS através do site ou aplicativo Meu INSS
  • Clicar em “Cadastrar Senha
  • Autenticar o seu usuário
  • Realizar login através da conta do gov.br
  • Acessar os serviços gratuitos

Consultando o PIS pelo CPF

Após realizar seu cadastro na plataforma Meu INSS, já é possível consultar o seu PIS usando apenas seu número de CPF. Confira a seguir como fazer: 

  • Acesse o portal Meu INSS
  • Preencha os dados de login e senha
  • Confirme o seu e-mail e acesse novamente o site;
  • Ao ter o acesso permitido, você verá no canto superior direito os dados do usuário, que contém: seu nome, CPF e o PIS. 

Essa é uma das formas mais seguras e fáceis de consultar o número do PIS através da internet, usando o seu CPF. É uma boa alternativa para momentos onde não é possível ter em mãos nenhum documento físico. 

Pelo CPF ser um documento de uso comum e bastante habitual, consultar o PIS através dele é uma boa alternativa para momentos como esse. Além disso, é uma forma segura e prática de se manter atualizado sobre os seus benefícios trabalhistas. 

Importância da consulta do PIS

Consultar regularmente o PIS pela plataforma Meu INSS permite que o beneficiário se mantenha sempre de olho em seus requerimentos e processos, diminuindo os riscos de deixar passar uma data importante de atendimento e perder o benefício.

Por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado, bem como seus documentos bem guardados, em local de fácil acesso.

Quando não for possível consultar pela internet, uma segunda opção deve estar sempre à mão. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

22 comentários em “Como consultar número do PIS pelo CPF”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *