Pular para o conteúdo

Plano odontológico empresarial: Entenda as vantagens

  • por

A saúde bucal é importante em diversos aspectos, desde a primeira dentição até a terceira idade. Nesse sentido, um tratamento dentário de longa duração precisa ser de qualidade, mas pode custar muito caro e não caber dentro do orçamento doméstico de uma família. 

Com isso, é comum que as empresas prezam pela saúde de seus funcionários e ofereçam diversos benefícios, incluindo o plano odontológico corporativo, com uma porcentagem sendo descontada em folha de pagamento que pode englobar até mesmo os familiares.

Afinal, quando menos se espera, podem surgir dores de dente ocasionadas por causa de cáries ou um acidente que causa a fratura ou trinca dos dentes. 

Para evitar que o funcionário tenha problemas de falta injustificada, por exemplo, ele pode usar o plano e ter um tratamento adequado para atender às responsabilidades laborais e manter sua saúde e bem-estar em dia.

Há também aqueles funcionários que precisam de uma correção no alinhamento da arcada dentária para evitar o bruxismo noturno ou mesmo a apneia do sono e o ronco durante a noite. 

Para atender todos os funcionários e colaboradores sem a necessidade de contribuir com cada tratamento, as empresas podem contatar seguradoras especializadas.

Isso porque essas empresas oferecem um plano odontológico corporativo que atende as necessidades de todos os envolvidos de forma segura e prática, auxiliando o negócio e o colaborador.

Em forma de uma parceria empresarial, é possível atender com cobertura parcial ou total, com um preço justo e que vale muito o custo-benefício para empresas e trabalhadores, além de reduzir custos para o negócio a longo prazo.

Benefícios podem reter mão de obra especializada

Muitos profissionais podem escolher onde querem empregar seus conhecimentos, procurando uma empresa que atenda as expectativas quanto ao ambiente de trabalho, o salário e os benefícios que estão atrelados ao cargo.

Para as empresas, é importante ter profissionais atentos e eficientes em seu quadro de funcionários, pois assim elas estão fortalecidas no mercado competitivo, independentemente dos serviços ou produtos que oferecem.

Os profissionais que atendem os requisitos de uma empresa podem ser beneficiados de diversas maneiras, inclusive com o plano odontológico corporativo e a possibilidade de manter a saúde bucal em dia, com todos os tratamentos pagos.

Além disso, o colaborador pode se sentir mais valorizado, sendo estimulado a se desenvolver ainda mais.

Outros benefícios de oferecer o plano de saúde bucal são:

  • Diminui abstenções e faltas;
  • Melhora a saúde do funcionário;
  • Contribui para a fidelização do corpo laboral;
  • Melhora a entrega e confiança dos colaboradores;
  • Reduz o imposto de renda.

Recuperação de dentes está incluso

As empresas pagam parte do plano odontológico dos funcionários para que eles possam se sentir seguros no ambiente de trabalho e fora dele. Afinal, a autoestima está relacionada em todos os aspectos da vida, tanto profissional quanto pessoal.

Além disso, os convênios costumam ter um orçamento mais acessível do que realizar os tratamentos no atendimento particular.

Isso significa que se um funcionário procurar quanto custa um implante dentário, para comparar, o custo-benefício do plano pode ser mais vantajoso, podendo ser realizado na cobertura ou no atendimento particular.

Isso pode impactar, inclusive, na valorização que o funcionário tem em relação à empresa.

Além disso, há um melhor acompanhamento a longo prazo. Assim, a recuperação de um tratamento como um implante dental ocorrerá de forma adequada, permitindo um sorriso seguro e recuperando a autoestima e confiança do funcionário, impactando no atendimento de qualquer cliente.

Isso porque se uma pessoa não está se sentindo bem consigo mesma, ela pode estar com a autoestima baixa, o que pode influenciar na produtividade dentro do ambiente de trabalho, diminuindo o rendimento que ela pode alcançar.

Os dentes podem afetar a autoestima de uma pessoa e, com um plano odontológico, ela pode procurar um profissional adequado para fazer uma consulta. 

Assim, o profissional vai indicar o melhor tratamento, entre tantos disponíveis, para recuperar o prazer de sorrir, influenciando diretamente no bem-estar do funcionário e na rotina e desenvolvimento empresarial.

Um tratamento eficiente e que é indicado por muitos especialistas é o emprego de lente de contato dente (principalmente para quem trabalha diretamente com imagem), que cobre toda a área exposta com lâminas finas de porcelana. 

Ele atua de diversas maneiras na correção dentária, podendo ajudar em mudanças relacionadas a:

  • Comprimento dos dentes;
  • Formato;
  • Coloração;
  • Formato.

A seguir, o paciente precisa continuar com a saúde bucal em dia, com uma higienização, assim como em qualquer outro tratamento dentário. 

No entanto, alguns hábitos devem ser evitados, como roer as unhas ou tentar abrir a tampa de uma garrafa com os dentes, assim como embalagens plásticas.

Para as pessoas que procuram uma limpeza profunda e recuperação da cor natural dos dentes, sem aplicar qualquer acessório ou sobreposição, os dentistas recomendam o clareamento consultório em sessões que variam de acordo com as condições dos dentes.

Nesse caso, o paciente precisa evitar, em um curto espaço de tempo, alguns alimentos que possuem forte coloração, como molho de tomate, açaí, chocolate, café, sucos e refrigerantes industrializados. 

Isso porque esses produtos possuem uma concentração muito grande de pigmentos, que podem afetar o tratamento, fazendo com que o resultado final não esteja de acordo com a expectativa do paciente. 

Por isso, é preciso ficar longe desses alimentos, ao menos por um curto espaço de tempo.

Tudo isso pode ser feito por meio do plano odontológico corporativo, desde que eles estejam dentro do contrato. Isso porque existem diversos planos e coberturas, que podem incluir ou não tratamentos mais complexos, como o canal, ou estéticos, como o clareamento.

Ainda assim, esse tipo de benefício é muito vantajoso para todos, pois ele ajuda na saúde bucal e geral dos funcionários, preservando a qualidade de vida, e impactando nos resultados alcançados pela empresa, devido a satisfação do corpo laboral.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *