5 dicas do que incluir nos benefícios empresariais

O principal objetivo de qualquer empresa é crescer na área em que atua, se destacar e obter o máximo de lucro possível, independentemente de ser uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Para isso, é fundamental que os funcionários estejam sempre bem empenhados para ajudar no crescimento e se sintam valorizados, o que pode ser alcançado por meio dos benefícios empresariais.

Dessa forma, falaremos de diversos assuntos neste artigo, mas especialmente sobre os benefícios empresariais que podem ser oferecidos para os seus funcionários, estimulando-os, e quais são as vantagens agregadas a essa ação.

5 dicas do que incluir nos benefícios empresariais

Por que é importante estimular os colaboradores?

Obviamente, nenhuma empresa tem o poder de se sustentar sozinha, essencialmente as de grande porte. 

Isso porque, dentre as atividades, elas são dependentes do trabalho de seus funcionários, que podem atuar em diferentes setores, dependendo da montagem e do funcionamento da empresa.

Dessa maneira, quanto mais estimulados esses funcionários estiverem, melhor o seu desempenho.

Por isso, buscar formas de estimular e alimentar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa, é fundamental para o próprio desenvolvimento da atividade e do negócio como um todo.

Como estimular os funcionários?

Antes de entrar propriamente nos benefícios que podem ser oferecidos para os funcionários, para buscar esse estímulo, é importante destacar que cada empresa tem a sua própria forma de incentivo, o que pode ser baseado na cultura e até no perfil do corpo laboral.

Entre algumas opções para o destaque, no sentido financeiro e de valorização, por exemplo, pode-se citar:

  • Possibilidade de aumento salarial;
  • Crescimento de cargos dentro da empresa;
  • Participação nos lucros da empresa;
  • Bônus por metas atingidas.

Além do aspecto financeiro, as empresas também podem explorar outras questões para incentivar os funcionários, como folgas em dias variados, happy hours, entre outras medidas.

Confira a seguir 5 benefícios que as empresas podem oferecer para os seus colaboradores, buscando o crescimento do desempenho desses profissionais e da corporação de modo geral.

Vales Alimentação e Refeição

O primeiro benefício que selecionamos, são os vales alimentação e refeição.  

Muitas empresas já disponibilizam cartões de vale-alimentação para os seus funcionários, para que eles possam realizar as suas compras semanais ou mensais em redes de supermercados credenciadas.

Esse é um benefício que pode ajudar tanto o funcionário, como sua família de modo geral, já que o cartão só é aceito em determinados lugares, como redes de supermercados, padarias e açougues, dependendo da política de cada estabelecimento e possibilita o abastecimento.

Já o vale-refeição é um benefício que ajuda os funcionários a se alimentarem durante a jornada de trabalho, visto que, é disponibilizado um cartão específico para estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares, por exemplo. 

Com isso, os funcionários podem comprar seus almoços durante o período de trabalho sem preocupação, mantendo-se nutridos.

Vale-transporte

O Vale-transporte é mais um tipo de benefício bastante importante, que ajuda os funcionários das empresas a se locomoverem até os seus empregos sem ter que gastar o dinheiro referente ao salário.

Cada vez mais as passagens de transportes públicos, como trens, ônibus e metrôs, são necessárias e também sofrem ajustes. 

Devido a isso e a distância que alguns colaboradores precisam percorrer para a atividade, as empresas conseguem aliar o benefício para otimização desse percurso, o que é muito valorizado visto que em alguns casos o valor do transporte pode equivaler a uma grande porcentagem do salário dos profissionais. 

Recebendo esse auxílio, eles podem se locomover para o trabalho sem se preocupar, mesmo que levem mais de uma condução para chegar até o local. 

Vale-combustível

Assim como o vale-transporte é importante para que os profissionais utilizem os transportes públicos de maneira tranquila e segura, para os colaboradores que vão até a empresa com veículos particulares, o vale-combustível é um benefício bastante interessante.

Do mesmo modo, alguns cargos podem demandar constante locomoção para atender as atividades da empresa. Nesse cenário o vale-combustível também se mostra fundamental.

Assim, encontrar o equilíbrio entre os dois, beneficiando todos os trabalhadores, é muito importante.

Plano odontológico

O convênio odontológico também é um benefício interessante, e que vem sendo cada vez mais importantes para as empresas e funcionários, servindo como um excelente estímulo para os colaboradores.

Infelizmente, as consultas em clínicas particulares costumam ser muito caras, e muitas vezes os trabalhadores não têm condição de pagar. Já em consultórios públicos, a demanda é muito alta, dificultando a utilização do serviço.

Com o benefício de um odonto empresarial, os profissionais não precisarão se preocupar com isso, pois terão atendimento odontológico de qualidade sempre que necessário e de forma ágil.

Comprovadamente, esse é um estímulo que traz resultados, já que diminui as ausências no trabalho e estimula os profissionais a se manterem sempre empenhados dentro da empresa, sendo entendido até como uma forma de valorização, já que os funcionários podem cuidar de sua saúde.

É importante destacar que existem diversas categorias de planos odontológicos empresariais. 

Para grandes empresas, por exemplo, existe um convênio que beneficia a todos os empresários e funcionários. Já para microempreendedores, o plano dental para MEI é o mais adequado. 

Desse modo, é importante entender a demanda do estabelecimento e as necessidades do colaborador, avaliando qual as opções de plano mais vantajosas para a equipe.

Plano de saúde

Por fim, selecionamos também o plano de saúde, que é um dos benefícios mais importantes que as empresas precisam disponibilizar para os seus funcionários. 

Assim como no setor odontológico, as consultas particulares podem ser caras e o atendimento público nem sempre consegue suprir a necessidade de toda a população.

Desse modo, disponibilizar planos de saúde para que os funcionários recebam atendimento médico de qualidade e sempre que precisarem é muito importante, já que cuidar da saúde dos colaboradores deve ser prioridade de qualquer empresa, impactando diretamente na qualidade de vida e desempenho do profissional.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários. 

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima