Pular para o conteúdo

Como conseguir empréstimo para MEI: Conheça o CREDMEI

  • por

Empreendedor Individual que precisa de empréstimo, pode contar com o CREDMEI, umas das melhores alternativas de empréstimo para MEI, confira.

Conseguir obter crédito era um grande desafio para a grande maioria dos microempreendedores individuais, isso porque até o início do ano de 2019 não existia muitas opções de produtos e serviços financeiros, facilitados, oferecidos por instituições financeiras para os microempreendedores individuais cadastrados no programa MEI.

Ou seja, encontrar soluções financeiras que pudessem ajudar quem é MEI a ampliarem seus negócios, era uma tarefa árdua e muito burocrática. Entretanto, desde o segundo trimestre de 2019 foi implementado pelo Governo Federal um programa, intitulado CREDMEI, que faz parte de uma estratégia que visa facilitar o acesso do MEI à produtos e serviços financeiros.

Essa estratégia que tem o objetivo de facilitar o acesso do MEI e que foi introduzida pelo Governo é muito vantajosa para ambas as partes, instituições financeiras e empreendedores, já que permite que os bancos possam ampliar sua carteira de clientes ao simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros para o MEI. Saiba mais sobre o programa a seguir.

Leia também:

O que é o CREDMEI

O CREDMEI é um programa gratuito do Governo Federal, acessível por meio do Portal do Empreendedor, que tem o objetivo de simplificar e facilitar o acesso do MEI a produtos e serviços financeiros oferecidos por instituições financeiras credenciadas e participantes do programa.

Ou seja, trata-se de um programa de desburocratização e facilitação da relação entre o microempreendedor individual e o sistema bancário. Isso porque, o CREDMEI permite que o MEI tenha, de maneira mais facilitada, contato com o banco, que pode ou não, de acordo com seus próprios critérios e política de crédito, conceder uma linha de crédito ao MEI.

O Programa possibilita que o MEI possa ter acesso a serviços financeiros como conta corrente de pessoa jurídica, máquinas de débito e crédito, cartão de crédito ou débito empresarial, linha de crédito, seguros, antecipação de recebíveis e/ou investimentos.

Instituições financeiras participantes do Programa

  • Agência de Fomento do Paraná S/A
  • Caixa Econômica Federal (CEF)
  • Central Cooperativa de Crédito no Estado do Espírito Santo (CECOOP)
  • HSCM (Sociedade de Crédito ao Microempreendedor a à Empresa de Pequeno Porte)

Como funciona o CREDMEI

Para poder solicitar produtos e serviços financeiros aos bancos participantes por meio do Programa CREDMEI, o MEI deve acessar o serviço e-CREDMEI no Portal do Empreendedor, elaborar uma solicitação de produtos e serviços financeiros, especifica para sua necessidade, e encaminhar eletronicamente as instituições financeiras credenciadas e selecionadas pelo MEI no serviço. 

Vale destacar, que o acesso ao serviço e-CREDMEI na página do Portal do Empreendedor é feito por meio do uso de dados de acesso da Conta de acesso única do Governo Federal (gov.br). Desta forma, será necessário que o MEI tenha ou providencie um cadastro junto a plataforma de acesso única do Governo.

A solicitação de produtos e serviços financeiros também exigirá que o MEI, além de ter o cadastro de CNPJ atualizado, adicione cópias de um documento de identidade, um comprovante de residência e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). Isso porque a instituição financeira precisa receber todos os dados e documentos do empreendedor para analisar o seu pedido. 

Se a solicitação do MEI, encaminhada eletronicamente por meio do serviço e-CREDMEI do Portal do Empreendedor, for aprovada a instituição financeira entrará em contato com o MEI, por meio de contato telefônico ou via e-mail, para passar orientações sobre a assinatura do contrato. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *