Pular para o conteúdo

Configuração de PC para escritório 2021

  • por

Escolher corretamente um bom modelo de computador para escritório ou destinado ao trabalho em home office é um dos primeiros passos para o correto funcionamento da estrutura de informática dentro de uma empresa.

Querer economizar ao máximo nessa etapa pode sair bem mais caro no futuro, com manutenções frequentes e interrupções do fluxo de trabalho, diminuindo toda a produtividade dos colaboradores do escritório.

Separamos algumas dicas para ajudar a escolher a configuração de PC para escritório em 2021, com ajuda do técnico em informática Denilson Marcos, especialista em Suporte de TI para pequenas empresas e profissionais liberais.

Configuração de um computador ideal para escritório

A melhor opção em termos de custo x benefício para escolher um computador para escritório é selecionar as peças com a ajuda de um profissional de informática e em seguida montar o equipamento, falaremos sobre os componentes principais logo abaixo.

Se a sua opção é comprar equipamentos já montados, ao final do texto citamos algumas opções de fabricantes de qualidade e confiança.

O equipamento que vamos escolher tem um objetivo bem definido, funcionar com boa velocidade e total estabilidade para as rotinas de trabalho necessárias, seja para um escritório de contabilidade, advocacia, ou semelhante.

Precisamos prestar muita atenção em cinco componentes principais:

  • Placa mãe
  • Processador
  • Memória
  • HD ou SSD
  • Fonte

Placa mãe

A placa mãe é um dos principais componentes de um bom computador, nela serão conectadas todas as demais peças, pensando em um computador para escritório, o ideal é escolher uma boa marca, que ofereça principalmente estabilidade e opções de upgrade futuras.

Boas opções: Asus; Gigabyte, Intel, MSI.

Processador

O processador é o “motor” do nosso equipamento, é um dos principais componentes responsáveis pela velocidade da máquina.

Para escritórios, o melhor custo x benefício é o Intel Core i3, seguido pelo modelo Core i5, ambos atualmente na décima geração.

Uma observação importante, na escolha no processador e placa mãe, ambos devem ser do mesmo soquete, que é basicamente o encaixe do processador na placa.

Memória

Escolher a quantidade de memória ideal é importantíssima em um computador para escritório, com isso você consegue ter mais agilidade para trabalhar com diversas planilhas abertas ao mesmo tempo, diferentes abas do navegador, Outlook aberto e outras tarefas.

O mínimo é que o equipamento tenha 4 GB de memória, 8 GB seria a quantidade ideal.

É necessário observar o tipo de memória aceito pela placa mãe, os modelos atuais (Fevereiro/2021) são do tipo DDR4.

Dispositivo de armazenamento – HD ou SSD

Aqui é onde é instalado o sistema operacional, todos os programas e onde são armazenados os arquivos.

O HD tradicional oferece bom custo x benefício, sendo o tamanho de 1 TB (1024 GB) o modelo básico para escolha.

O SSD é uma evolução do HD, é extremamente mais rápido, porém tem o custo por GB muito mais alto, um SSD de 120 GB tem hoje basicamente o mesmo custo de um HD tradicional de 1 TB.

Se o equipamento vai trabalhar basicamente com planilhas e arquivos, o SSD é a escolha correta, um bom SSD de 120 ou 240 GB da Kingston, Corsair ou Sandisk, será o suficiente e o computador terá um desempenho muito maior em relação ao HD.

Se o espaço do SSD for pequeno para a sua atividade, você tem a opção de instalar o Windows e os programas no SSD e utilizar um HD a parte para armazenar os dados.

Fonte

A fonte é a responsável por “alimentar” todos componentes escolhidos, escolher uma fonte de qualidade é sinônimo de mais estabilidade, menos manutenções e economia na conta de luz, por conta do aproveitamento de energia dos melhores modelos.

O ideal é que o modelo escolhido tenha um selo chamado 80 Plus, certificado internacional que garante que a fonte aproveita no mínimo 80% da energia consumida da tomada.

Bons fabricantes: Corsair, EVGA, Cougar, Cooler Master, Thermaltake.

Modelos a partir de 400 Watts atendem com folga todo tipo de computador para escritório.

Demais componentes

Guia completo para escolher um PC com a configuração adequada para escritório em 2020

Será necessário escolher um gabinete, pode ser um modelo básico e compactado, desde que ofereça espaço para instalação de coolers adicionais que ajudam na ventilação do equipamento.

A instalação ou não de um drive de CD/DVD é opcional, apesar de ser pouco utilizado atualmente, em um computador para escritório talvez seja importante dependendo da atividade, mas existe  a opção de comprar um único modelo USB e utilizar em qualquer equipamento quando necessário.

Sistema operacional e softwares essenciais

O Windows 10 é o sistema operacional mais atual da Microsoft, é o ideal para utilizar no computador para escritório, tem as mais recentes atualizações de segurança e oferece algumas funções já inclusas no sistema, como ler documentos PDF e gerar documentos PDF a partir de documentos do Word e Excel.

O Office 365 oferece uma assinatura para até 5 equipamentos ao custo médio de R$ 200,00 anuais, sempre na versão mais atual e com todos os programas disponíveis, inclusive o Outlook, o cliente de e-mail mais utilizado no mundo.

O Windows 10 também já inclui um nível básico de proteção, com o Windows Defender, mas o ideal é instalar um antivírus mais eficiente. Em um artigo escrito em parceria com o site Minha Conexão, você aprende como escolher um antivírus da maneira correta e encontra sugestões adequadas para o seu uso.

Cobian Backup é uma excelente opção para automatizar o backup dos dados para um HD Externo ou servidor.

Modelos de computador para escritório

Se montar um equipamento personalizado não é uma opção para o momento, escolher bons modelos de fabricantes tradicionais é uma alternativa.

Bons modelos voltados para o trabalho, que possui qualidade nas peças e bom desempenho:

  1. Dell OptiPlex
  2. Lenovo ThinkCentre
  3. HP EliteDesk

Você tem a vantagem de já receber o equipamento montado e com Windows 10 instalado, mas o custo acaba sendo bem maior, além das opções de upgrade futuras serem mais limitadas. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *