Contabilidade para profissionais liberais e autônomos: 5 dicas para uma gestão contábil eficaz

Seja por necessidade ou por opção, é crescente o número de pessoas que trabalham por conta própria. O número de profissionais liberais e autônomos tem aumentado de maneira significativa. Uma das opções usadas é abrir uma a empresa se tornar MEI, ou uma Microempresa, dependendo da atividade exercida.

Dentre as principais vantagens desse modelo de trabalho, destacam-se a liberdade para fazer os próprios horários e o maior controle sobre os ganhos.

E por falar em ganhos, é imprescindível que aqueles que trabalham de maneira independente façam uma eficiente gestão contábil.

Mesmo desenvolvendo atividades econômicas por conta própria, esses profissionais não estão isentos de cumprir algumas obrigações fiscais e tributárias.

Para saber mais sobre esse assunto, convidamos você a continuar neste artigo e conferir nas próximas linhas a importância da contabilidade para profissionais liberais e autônomos.

Além disso, vamos mostrar também 5 dicas fundamentais para que você possa fazer uma gestão contábil de qualidade e ficar em dia com o Fisco:

  1. Contrate um contador;
  2. Escolha o regime tributário adequado;
  3. Mantenha o seu carnê leão em dia;
  4. Organize todas as suas movimentações financeiras;
  5. Organize todas as suas notas fiscais.

Qual a importância da contabilidade para profissionais liberais e autônomos?

Conforme bem adiantamos na nossa introdução, quem trabalha por conta própria também está sujeito a pagar alguns tributos para a Receita Federal e ainda cumprir certas obrigações acessórias.

Tendo isso em vista, a contabilidade para profissionais autônomos e liberais é importante para garantir o correto recolhimento de impostos e o cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Dedicar-se à gestão contábil inerentes às suas atividades econômicas é fundamental para evitar pagar impostos além ou aquém do necessário, o que contribui para a saúde financeira do negócio.

Negligenciar a contabilidade pode ocasionar no não cumprimento de prazos importantes e gerar multas e outras penalidades graves para o profissional autônomo ou liberal. 

Com um eficiente serviço de gestão contábil, consegue-se garantir que o profissional se mantenha dentro da legalidade.

5 dicas de contabilidade para profissionais autônomos e liberais

1 – Contrate um contador

A primeira recomendação de contabilidade para profissionais liberais e autônomos é a contratação de um contador. Esse profissional tem a capacitação e a expertise necessária para orientar suas decisões e te ajudar a promover uma gestão contábil de qualidade.

Por mais que você acredite dar conta de fazer tudo sozinho e queira economizar, o profissional de contabilidade é quem possui o conhecimento necessário para lidar com as complexidades e burocracias tributárias e fiscais.

2 – Escolha o regime tributário adequado

Junto com o seu contador, escolha o regime tributário mais adequado para o seu modelo de negócio caso você seja um profissional autônomo ou liberal com CNPJ ativo. Dessa forma, evita-se pagar impostos além do necessário.

Veja algumas dicas sobre regimes fiscais nestes infográfico:

3 – Mantenha o seu carnê leão em dia

Esta dica de contabilidade para profissionais autônomos e liberais é válida para aqueles que atuam como pessoa física.

Por meio do carnê leão, é feito o recolhimento mensal do imposto de renda referente aos ganhos da sua atividade econômica.

O recolhimento pelo carnê leão é obrigatório caso o seu rendimento mensal seja de, pelo menos, R$ 1.998.

4 – Organize todas as suas movimentações financeiras

Uma boa contabilidade para profissionais liberais e autônomos também depende do adequado registro e organização de todas as suas movimentações financeiras. Isso significa que você deve manter o controle das entradas e saídas do caixa, mesmo trabalhando por conta própria.

Essa prática vai ter muita serventia na hora de declarar seus rendimentos para a Receita Federal.

5 – Organize todas as suas notas fiscais

Nesta quinta e última dica de contabilidade para profissionais liberais e autônomos, é extremamente importante que você mantenha organizadas todas as notas fiscais que você recebeu de seus fornecedores e as que você emitiu para os seus clientes.

Esses documentos servem para comprovar que uma transação comercial ocorreu, bem como o devido recolhimento de impostos.

Tem dúvidas de como organizar suas notas fiscais de forma eficiente? Temos algumas dicas para você:

Para uma efetiva gestão de notas fiscais, considere investir na contratação de software especializado. Esse tipo de solução permite automatizar determinadas tarefas, evitar erros de preenchimento, manter as NFs organizadas e de fácil acesso.

A gestão fiscal é apenas um dos pontos importantes no gerenciamento de uma empresa. Como você faz o planejamento? 

Veja algumas dicas neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0GdBj_lOOd0

Bom, agora que você já sabe mais sobre contabilidade para profissionais autônomos e liberais, não deixe de se dedicar a esse importante área e obtenha sucesso em suas atividades econômicas.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais através de API NFe tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima