Marketing Contábil: 4 dicas para conseguir mais clientes pela internet

Neste artigo você entenderá como funciona o marketing contábil e como conseguir atrair mais clientes para a sua empresa pela internet.

O avanço do mercado digital no ambiente de trabalho fez com que as empresas investissem em um formato mais tecnológico e em uma maior divulgação do trabalho nas redes sociais e nos blogs.

Assim, a criação de sites, por exemplo, se tornou primordial para a companhia ser reconhecida e encontrada por potenciais clientes, inclusive com a utilização das técnicas do marketing contábil.

Isso é fundamental, pois a internet possibilita diversas opções para a divulgação de sua empresa, bem como o marketing contábil. Ele será muito importante principalmente neste período de crise e distanciamento social.

Só que para que ele funcione e você consiga mais clientes para a sua empresa de contabilidade, é necessário todo um processo e um planejamento para que isso ocorra de forma profissional, a famosa: estratégia de marketing.

Para te ajudar, confira 4 dicas de como aplicar o marketing contábil de forma prática e rápida. Boa leitura!

Marketing Contábil: 4 dicas para conseguir mais clientes pela internet

O que é o Marketing contábil?

Com o avanço dos meios tecnológicos em todos os setores da economia, marcar a presença da empresa na internet e redes sociais se tornou primordial para a captação de novos clientes e reconhecimento no mercado.

Com os escritórios de contabilidade e contadores não foi diferente. Com isso, o marketing contábil surgiu para fortalecer o setor dentro da internet

Ele é um combinado de estratégias para que as empresas de contabilidade possam atrair novos clientes.

Esta ação pode ser feita de várias maneiras:

  • Utilização das redes sociais como divulgação dos trabalhos;
  • Criação de site e formulário de contato;
  • E-mail marketing para a divulgação de serviços para uma lista específica de clientes e potenciais clientes;
  • Participação em eventos do setor;
  • Criação de blog e técnicas de SEO;
  • Marketplace para a venda de serviços ou divulgação de tabela para a divulgação de preços para cada trabalho.

Como mencionamos, é importante elaborar uma estratégia de marketing com o objetivo de atingir o público-alvo e assim conquistar mais clientes. 

Por isso, o auxílio de um profissional de marketing pode ser importante para o resultado positivo desta estratégia.

Os principais objetivos para essa ação são: 

  • Ser reconhecido;
  • Construir sua reputação positiva no mercado;
  • Ter destaque perante a concorrência;
  • Conseguir novos clientes;
  • Construir um bom relacionamento com os clientes.

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios do marketing contábil, confira abaixo quatro dicas de como utilizá-lo e atraia muitos clientes para a sua empresa.

Utilize a a plataforma de marketing Systeme.io

Criada pelo empreendedor Aurélio Amacker, a Systeme IO é uma das opções para a divulgação do seu serviço contábil e a criação de um site para divulgar a sua empresa ou seus serviços.

Assim, o Systeme pode te ajudar nesta tarefa, oferecendo, de forma simples, recursos para a montagem do site com preço mais baixo do mercado.

Com esta plataforma, você pode estruturar todo o seu site, organizar todas as informações e até mostrar um portfólio organizado para o seu futuro cliente.

Com esta apresentação, você se mostra para o mercado e pode ser um forte concorrente no ambiente contábil, por exemplo.

Cuide da sua etiqueta no marketing contábil

Como a maioria das profissões, para que o contador possa se destacar no mercado ele precisa ser visto, mas ao mesmo tempo ele precisa ser justo. 

Com isso, ele necessita seguir regras básicas de etiqueta dentro do universo virtual para se tornar uma pessoa ética e responsável dentro da contabilidade.

Aqui vão algumas dicas.

  • Imagem da concorrência: você deve se apresentar para os potenciais clientes sem manchar a reputação de outro profissional de contabilidade. Isso mostra que você não precisa rebaixar o outro para alavancar sua carreira.
  • Referências: exalte seu trabalho sem mostrar que a concorrência é pior. Fale de você em vez de apontar os erros da concorrência.
  • Não deprecie a classe contábil: tudo o que vai contra a moral da classe contábil ou que possa ferir a lealdade é proibido. Saiba defender seu trabalho sem formular juízos depreciativos da classe contábil.

Saiba como se destacar no mercado

Levando em conta tudo o que já foi dito por aqui, agora o passo é criar sua imagem no mercado concorrido da Contabilidade.

Com o seu site estruturado e sua agenda definida, agora vamos destacar algumas dicas de como seu trabalho pode se destacar.

Seja reconhecido

O básico do mercado, não só contábil, é o reconhecimento. Não adianta você ter um dos melhores trabalhos, se o público-alvo não te reconhecer. Neste sentido, as redes sociais podem ser fortes aliadas.

Se mostre no mercado, apresente todos os trabalhos que realiza e peça que o seu cliente divulgue o seu trabalho. 

Quando o serviço é realizado com excelência, ele será repassado para quem se interessa. Seja simpático sempre e tenha a expertise de falar quando puder.

Uma dica é participar de pautas jornalísticas. Sempre que for solicitado, responda com o máximo de conteúdo possível. Isso irá ajudar na sua divulgação.

Construa uma imagem positiva

Neste sentido de reconhecimento e simpatia, a satisfação pelo seu trabalho pode ser que venha de imediato. Isso resulta na sua imagem positiva no mercado. O marketing ajudará você a se destacar e irá criar sua reputação.

Tenha firmeza do que irá postar em suas redes e sempre interaja com seus seguidores. A satisfação chega de forma orgânica.

Aposte em dicas na internet, em soluções de problemas ou mesmo em leis recentemente aprovadas. Casos com auxílio emergencial e direitos trabalhistas como FGTS ainda rendem bastante no marketing. Aposte nisso.

Defina o seu Plano de marketing

O plano de marketing pode ser complexo, mas com a ajuda de um profissional ele será bem executado. 

Se você tem alguma noção sobre este serviço, faça um planejamento de acordo com sua rotina e suas escolhas. Caso contrário, consulte um profissional da área para isso.

Ele irá te mostrar a melhor estratégia, os melhores horários para estar nas redes sociais, o que postar em seu site e até mesmo de como escrever aquele texto para a internet.

Um plano bem executado pode trazer resultados imediatos, mas é um trabalho para ser feito de modo contínuo e aproveitando todas as tendências do mercado. Um profissional bem visto é um profissional de sucesso.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se de que para ter sucesso é necessário ter planejamento e disciplina.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima