Pular para o conteúdo

Marketing Institucional: Impacto dos vídeos na percepção dos consumidores

  • por

Para conquistar mais clientes, é importante que seus produtos e serviços sejam atraentes, mas já parou para pensar no peso que a reputação e a imagem da sua empresa possuem para que uma conversão realmente aconteça?

Podemos dizer que os consumidores são hoje mais criteriosos, críticos e exigentes na hora de investir em algum produto. Por isso, muito mais do que qualidade e ótimo preço, é importante olhar para a forma que a empresa se comunica e se posiciona.

Como fazer isso? É com o marketing institucional, que explicamos abaixo, que isso se torna possível. 

O que é Marketing Institucional?

O marketing institucional é uma área do marketing que busca, através de ações, promover e construir a imagem de uma empresa para seus clientes, colaboradores e futuros colaboradores. 

Além de construir a imagem da empresa, o marketing institucional pode fazer com que a marca se torne Top of Mind, o que significa ser a primeira empresa que a persona lembra ao ver sobre o assunto do seu segmento. De forma simples, é ser a primeira referência para o cliente dentro do seu segmento.

Pense em um refrigerante. Agora em uma marca de achocolatado. E alguma maionese? 

Provavelmente, várias marcas vieram na sua mente só de pensar no tipo de produto oferecido.

Por que investir em Marketing Institucional?

A forma como as pessoas enxergam sua empresa é fundamental na decisão de compra, pois hoje o cliente analisa muito mais do que o preço e o produto em si. 

Muitas pessoas buscam consumir apenas de empresas que acreditam e apoiam causas que elas também defendem, como por exemplo, as marcas sustentáveis que incentivam o uso consciente dos recursos naturais. 

Através do marketing institucional, esses valores são mais explorados e isso tem um retorno muito positivo na imagem da empresa. No entanto, aqui é importante abrir um alerta.

O marketing institucional deve mostrar o que a empresa realmente é para seus clientes, de forma verdadeira e honesta. Por isso, nos conteúdos e campanhas dentro dessa estratégia, as empresas devem levar isso como princípio. Afinal, tentar enganar o cliente é o oposto de um bom marketing institucional.

Como fazer estratégia de Marketing Institucional?

Duas das principais formas de trabalhar o marketing institucional é com as estratégias de endomarketing e employer branding.

Com o endomarketing, é possível implementar melhorias na comunicação interna e na satisfação dos colaboradores em fazer parte do time. E isso, de certa forma, reflete no employer branding, que são as ações que visam melhorar a visão que as outras pessoas têm sobre como é trabalhar na empresa.

Você deve ter reparado que muitas empresas estão buscando o selo de Great Place to Work, pois isso além de ser bom para os funcionários, tem um ótimo retorno para o marketing institucional.

Mas de forma mais prática, para os clientes, é possível pensar também em ações de retenção. Um cliente fidelizado pode ser também uma forma de marketing institucional, não é?

Afinal, quem nunca comprou um produto por indicação de um amigo ou parente? Para aumentar a satisfação dessa pessoa com sua empresa é possível pensar em cupons e brindes promocionais, por exemplo kits com produtos de beleza ou até mesmo produtos que tem utilidade, como mochilas personalizadas e necessaires.

Vídeos como ferramenta de marketing

As pessoas adoram parar para ver vídeo bem editado, divertido e emocionante.

Apostar no formato, além de aumentar o engajamento e conexão com o público, é uma forma de ter maior alcance da sua marca na internet.

Criar vídeos com fotos é uma estratégia diferente para atrair e prender atenção do público, fazendo com que eles assistam o conteúdo até o final. 

Por isso, entre as ações de marketing institucional, recomendamos a criação de conteúdos que, com ferramentas de edição de vídeo online, são facilmente produzidos e editados com excelente qualidade.

Benefícios do uso de vídeos

Os vídeos institucionais são ótimos cartões de visita para a sua empresa. De forma atraente, dinâmica e emocionante, é possível transmitir a missão, valores e objetivos da empresa.

Um bom vídeo de marketing institucional é capaz de reforçar a imagem da marca, aumentar a autoridade da empresa no segmento e atrair ainda mais novos consumidores.

Conclusão

Em um contexto em que as pessoas estão constantemente transformando a maneira como agem, pensam e consomem, as empresas enfrentam um grande desafio para encontrar a estratégia de marketing que melhor conversa com esse público.

Com um trabalho sólido e consistente de marketing institucional é possível construir esse canal aberto com seus consumidores, reforçando os valores e diferenciais de sua marca.

Nessa estratégia, seu negócio tem um grande potencial de se posicionar como uma excelente empresa para se comprar, mas também para se trabalhar. Ou seja, vale muito a pena trabalhar na imagem da sua marca, não é?

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *