Pular para o conteúdo

Como consultar o número do Título de Eleitor de forma simples e rápida!

  • por

Entenda o que é, para que serve e como consultar o número do Título de Eleitor de forma rápida e simples. Confira!

Anúncios

O Título de Eleitor é um importante documento pessoal que viabiliza o exercício democrático de todos os cidadãos que compõem o tecido social brasileiro. 

Desse modo, é fundamental estar com o número do documento em mãos no momento da votação, para que sejam evitados possíveis transtornos quando for necessário utilizá-lo. 

Muitas pessoas não sabem, mas é possível consultar o número do Título de Eleitor de forma simples, rápida e cômoda. Basta apenas acessar o aplicativo e-Título ou a plataforma oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Anúncios

No conteúdo de hoje, explicamos direitinho como você pode realizar a consulta do número do seu Título de Eleitor em um passo a passo bastante simples e prático. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o assunto! 

Leia também:

Como consultar o número do Título de Eleitor de forma simples e rápida!

O que é o Título de Eleitor?

Criado em 1988, o Título de Eleitor é o documento que atesta que um cidadão está devidamente inscrito na Justiça Eleitoral. De modo geral, ele é o registro formal de que uma pessoa está apta para exercer os seus deveres eleitorais. 

Nele, são elencados os seguintes dados: 

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Número do título eleitoral;
  • Zona eleitoral;
  • Número da seção de votação, isto é, o local onde a pessoa deve efetuar o seu voto;
  • Cidade e estado. 

O Título de Eleitor é um documento obrigatório para brasileiros que possuem entre 18 e 70 anos. São isentas da obrigatoriedade pessoas que não tiveram acesso à educação formal, ou seja, cidadãos analfabetos. 

No entanto, este grupo pode ter um Título de forma facultativa. Este também é o caso das pessoas que têm entre 16 e 17 anos, bem como pessoas com idade superior a 70 anos. 

É importante ressaltar que o Título de Eleitor de uma pessoa pode ser cancelado, caso esta não cumpra com os seus deveres eleitorais

Dessa forma, o Título é passível de cancelamento mediante a ausência em três eleições seguidas sem que seja registrada uma justificativa, tampouco sejam pagas as multas aplicadas. 

Para que serve o Título de Eleitor?

Embora a principal função do Título de Eleitor seja garantir a atuação do indivíduo na política do país, ela não é a única utilidade deste documento. O Título é essencial para viabilizar a obtenção de outros documentos, como o passaporte e o CPF. 

Além disso, ele também é solicitado no ato da matrícula em universidades, concursos públicos e também no processo de admissão de um funcionário na empresa. Nesse sentido, é imprescindível portar o documento e, sempre que necessário, regularizá-lo. 

Qual a importância do Título de Eleitor?

Como você pôde observar ao longo da leitura, o Título de Eleitor é essencial para que sejam realizadas diversas atividades cotidianas, como contratações, matrículas, entre outras. 

Contudo, para além da necessidade deste documento nessas circunstâncias, ele também possui uma imensa importância para o desenvolvimento do país.

É por meio do Título de Eleitor que um cidadão pode exercer o seu dever de escolher democraticamente o representante político mais alinhado com os seus ideais

A votação é, mais do que um dever, um direito conquistado historicamente e a possibilidade de promover mudanças expressivas nos rumos de uma nação.

Desse modo, o Título de Eleitor representa uma grande responsabilidade e um direito inalienável que possuem todos os indivíduos que compõem a sociedade brasileira. 

Como consultar o número do Título de Eleitor?

É comum esquecer de anotar alguns números importantes, ou até mesmo esquecer onde a anotação foi feita, especialmente quando os números não são utilizados com tanta frequência em nosso cotidiano. 

Esta é uma situação que certamente pode ocorrer com o número do Título de Eleitor. Entretanto, ter acesso a ele é mais simples do que se imagina. Basta seguir algumas instruções e será possível consultá-lo sem complicações. 

Acompanhe, a seguir, o passo a passo que preparamos para orientar a consulta ao número do Título de Eleitor. 

1. Faça o download do aplicativo e-Título no seu celular

Inicialmente, é preciso baixar o aplicativo oficial no seu smartphone. Você deverá abrir a vitrine de aplicativos do seu sistema operacional (Play Store para usuários do Android e Apple Store para usuários do IOS) e pesquisar pelo app “e-Título”.

2. Abra o aplicativo e siga as instruções

Após instalar o aplicativo, você deverá acessá-lo e seguir as instruções apresentadas na tela inicial. Clique, inicialmente, em “Próximo” e, logo após, em “Começar no e-Título”.

3. Leia atentamente os termos de uso

Antes de navegar no aplicativo, será necessário ler com atenção os termos de uso propostos para os usuários do app. Leia atentamente para entender quais são as condições de uso do aplicativo. Concluída a leitura, clique na opção “Continuar”.

4. Preencha os dados solicitados

Ao clicar em “continuar”, você será redirecionado para uma tela que solicitará alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, CPF e nome completo dos pais. Preencha corretamente todos os campos e depois clique na opção “Entrar no e-Título”. 

Como consultar o número do Título de Eleitor de forma simples e rápida - 2

5. Confirme as suas informações pessoais 

Algumas perguntas sobre as informações pessoais do usuário serão realizadas a fim de que seja constatada a integridade do acesso feito ao aplicativo. Responda corretamente às perguntas que aparecerem na tela e depois clique em “Próximo”.

6. Crie uma senha para acessar o app sempre que necessário

A última etapa do processo é elaborar uma senha pessoal e intransferível que será utilizada sempre que for necessário acessar o aplicativo. A senha deve conter 6 dígitos e será a chave de acesso ao e-Título. Após criar sua senha, clique na opção “Confirmar”. 

Como consultar o número do Título de Eleitor de forma simples e rápida - 2

Uma vez cadastrada a senha, o usuário já pode visualizar, na tela seguinte, o número do Título de Eleitor, a zona eleitoral e a seção. Todas as informações pertinentes estarão disponíveis no aplicativo para serem acessadas quando for necessário. 

Como você pôde observar, o aplicativo é bastante intuitivo e de fácil manuseio. É perfeitamente possível ter acesso às suas informações eleitorais com apenas alguns cliques, de forma cômoda e prática. 

Basta instalar o aplicativo no celular e seguir todas as instruções supracitadas para ter acesso às informações desejadas. 

Gostou do conteúdo que preparamos hoje? Aproveite para compartilhá-lo com pessoas que desconhecem essas informações! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *