Pular para o conteúdo

Principais requisitos para emitir NF-e do Produtor Rural

  • por

A implementação da NF-e do Produtor Rural (NFP-e) já é obrigatória para alguns estados brasileiros e a partir de 2020 a abrangência e obrigatoriedade ganha amplitude para todo o território nacional.

Com a implementação desse processo também surgiu alguns requisitos para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural.

Ou seja, todos os produtores rurais atuantes no Brasil terão obrigatoriamente que substituir, a partir de 2020, a emissão da NF Avulsa Eletrônica (NFA) e a NF de produtor rural em bloco de notas, que autoriza a circulação de mercadoria ocorrida entre duas partes, pelo novo modelo NF-e do Produtor Rural (NFP-e).

Mas, para isso, estes produtores rurais vão precisar modernizar suas operações e seguir algumas exigências técnicas que foram preestabelecidas para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NF-e).

Conheça a seguir todas as exigências técnicas para que você, produtor rural, possa se adequar para estar apto a emitir NF-e do Produtor Rural.

Exigências técnicas para a emissão da NF-e do Produtor Rural

As exigências técnicas para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NF-e) são simples, pois exigem apenas que o produtor rural possua um certificado digital para pessoa física do tipo e-CPF, um credenciamento junto a Sefaz (Secretaria da Fazenda) do seu estado e um programa gerador de NF-e Produtor Rural (NFP-e).

e-CPF

O certificado digital do tipo e-CPF, pode ser A1 ou A3, é uma espécie de Identidade Digital destinado a Pessoa Física. Esse documento tem o objetivo de identificar a pessoa física no meio eletrônico e permitir que ela possa realizar serviços de maneira digital.

  • e-CPF A1: possui validade de 1 ano
  • e-CPF A3: possui validade de 3 anos

O e-CPF atua como uma versão digital do CPF e por isso possibilita validar juridicamente documentos emitidos. E assim sendo, para o produtor rural, visa assegurar a validade jurídica das notas emitidas e assinar digitalmente o documento.

Credenciamento na Sefaz

O credenciamento junto a Secretaria da Fazenda (Sefaz) tem o objetivo de autorizar que o produtor rural possa emitir NF-e de Produtor Rural (NFP-e).

O processo de credenciamento pode e deve, visto que cada estado possui um procedimento específico, ser  feito diretamente no site da Secretaria da Fazenda.

Programa emissor de NF-e do Produtor Rural 

O programa ou software emissor de NF-e Produtor Rural tem o objetivo de possibilitar que o produtor rural possa digitar as nota fiscais e transmitir para o servidor da Sefaz.

Existem muitas opções de sistemas gestores e emissores de NF-e no mercado, tanto gratuitos, como o Manifestador de NF-e que é desenvolvido pela Sefaz-SP, quanto opções pagas, que costumam oferecer ferramentas auxiliares para ajudar em caso de dúvidas, que podem causar a rejeição da NF-e pela Sefaz.

Vale reforçar a importância da escolha de um sistema que disponibilize fácil usabilidade, alta segurança e ofereça suporte técnico.

No blog da Sygma Sistemas você encontra um conteúdo ensinando como emitir NFe Produtor Rural SP, com disponibilidade de um teste gratuito com o software deles, que possui muitas funcionalidades interessantes.

Vantagens da emissão da NF-e do Produtor Rural

A principal vantagem que este novo modelo de nota fiscal, NF-e do Produtor Rural, gera para a Secretaria da Fazenda é a opção de proporcionar a unificação das obrigações relacionadas as notas fiscais, agilidade do processo e a padronização nos processos de emissão.

Além é claro das vantagens para os produtores rurais, que agora contam com aspectos da modalidade que torna o processo mais simples e independente, uma vez que a versão eletrônica adota uma abordagem de verificação e autorização totalmente digital.

Isso sem falar no benefício mútuo que minimiza possíveis erros na emissão, já que o processo presencial se tornava mais cansativo e muitas vezes podia acabar interferindo no devido preenchimento e gerando retrabalhos. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *