Pular para o conteúdo

Vagas de Emprego para Jovem Aprendiz: Guia 2023

  • por

O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa governamental que visa proporcionar aos jovens uma primeira experiência profissional. É uma porta de entrada para o mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de aprender uma profissão..

As empresas que contratam jovens aprendizes não apenas contribuem para a formação de novos profissionais, mas também desempenham um papel crucial no desenvolvimento social e econômico do país.

Além disso, ao investir na formação de jovens aprendizes, as empresas estão, na verdade, investindo em seu próprio futuro, garantindo que terão profissionais qualificados e comprometidos com seus valores e objetivos.

Hoje o time de conteúdo do Blog Hope Contábil vai apresentar mais detalhes sobre e o programa e listar vagas de emprego para Jovem Aprendiz, com empresas que fazem esse tipo de contratação em 2023. Acompanhe!

Leia também:

Vagas de Emprego para Jovem Aprendiz: Guia 2023
Vagas de Emprego para Jovem Aprendiz: Guia 2023

Como se tornar um Jovem Aprendiz

Tornar-se um Jovem Aprendiz é uma excelente maneira de iniciar sua carreira profissional. O processo geralmente envolve os seguintes passos:

Conheça os requisitos: Para se tornar um jovem aprendiz, você precisa ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o ensino médio. Além disso, é necessário estar disponível para trabalhar a carga horária exigida pelo programa.

Pesquise as empresas: Algumas empresas são mais ativas na contratação de jovens aprendizes do que outras. Logo a seguir vamos listar empresas que estão contratando e quais são as posições disponíveis.

Prepare-se para a seleção: O processo de seleção para jovens aprendizes geralmente envolve uma entrevista e, em alguns casos, um teste. Prepare-se adequadamente para essas etapas. Pratique suas habilidades de entrevista e estude para o teste, se houver.

Inscreva-se: Após encontrar uma vaga que lhe interesse, inscreva-se. Certifique-se de preencher todas as informações necessárias e de enviar todos os documentos solicitados. Se você for selecionado, a empresa entrará em contato para dar as próximas instruções.

Lembre-se, cada empresa tem seu próprio processo de contratação, portanto, é importante pesquisar e entender o processo específico de cada uma. Confira a seguir lista de empresas que oferecem vagas para Jovem Aprendiz.

Empresas com vagas de emprego para Jovem Aprendiz

Aqui estão algumas empresas que contratam jovens aprendizes, juntamente com informações relevantes e links para inscrição, quando disponíveis:

Caixa Econômica Federal

O programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica Federal promove a capacitação profissional em serviços bancários e administrativos, ao mesmo tempo em que estimula a prática da cidadania, de valores éticos e profissionais.

Os requisitos para participar do programa são:

  • Idade para ingresso no programa – entre 15 anos completos e 17 anos completos

  • Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita

  • Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos.

Os benefícios oferecidos pelo programa incluem:

  • Remuneração de R$954,00 por mês integral de aprendizagem

  • Auxílio-alimentação

  • Vale-transporte

  • Férias

  • FGTS: 2%

Para se inscrever no programa, é necessário ficar atento aos processos seletivos que acontecem regularmente no site do CIEE: https://portal.ciee.org.br/

Para mais informações, você pode também entrar em contato com o SAC CAIXA: 0800-726-0101​.

Petrobras

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz só em 2022 ofereceu mais de 700 vagas para jovens em 15 estados do Brasil, com aulas de capacitação e desenvolveram atividades de prática profissional no SENAI, além de fazerem visitas técnicas às instalações da Petrobras.

Os cursos profissionalizantes oferecidos variam de acordo com a localidade e incluem áreas como Logística, Elétrica, Tecnologia da Informação, Linha de Produção, Programação Web, Hidráulica, Tubulação predial, Mecânica, entre outras.

Os requisitos para se inscrever no programa incluem ter, no ato de admissão, entre 14 anos e 22 anos e três meses completos e comprovar matrícula e frequência à escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.

Os aprovados no processo de recrutamento e seleção cumprirão jornada de aprendizagem de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira, durante o período de 20 meses e terão direito a um salário-mínimo e outros benefícios, como 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional.

As inscrições para o programa são realizadas por meio de processos seletivos que acontecem regularmente. Para mais informações, você pode entrar em contato com o telefone 0800 728 9001.

Banco do Brasil

O Programa Aprendiz BB é uma iniciativa do Banco do Brasil que visa contribuir para a formação pessoal, social e profissional de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.

O programa está alinhado com as políticas de inclusão social e os princípios de responsabilidade social do banco.

Desde o início do programa, mais de 37 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade já passaram pelos programas de aprendizagem do Banco do Brasil, em mais de 4 mil dependências espalhadas pelo país.

Os aprendizes são contratados na modalidade indireta por meio de Entidades Sem Fins Lucrativos validadas pelo Ministério do Trabalho, pelo prazo de até dois anos (24 meses).

A seleção dos aprendizes é feita pelas entidades assistenciais sem a interferência do Banco. O vínculo empregatício também se estabelece com as entidades e não com o Banco do Brasil.

A jornada de trabalho dos aprendizes é de 4 horas diárias, em horário compatível com o escolar, com direito a 15 minutos de descanso.

Os benefícios do Programa Aprendiz BB incluem remuneração de 1 salário mínimo nacional, auxílio alimentação de R$ 200,00, vale transporte e plano de saúde.

Durante o período do contrato, os aprendizes recebem capacitação teórica e prática, sendo que quatro (4) dias úteis da semana são destinados à aprendizagem prática no Banco e um (1) dia útil à aprendizagem teórica na entidade assistencial.

Correios

O Programa Jovem Aprendiz dos Correios é uma ótima oportunidade para jovens que buscam ingressar no mercado de trabalho.

O programa oferece cursos de Assistente Administrativo ou de Logística, com uma jornada de aprendizado de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, há turmas nos turnos períodos da manhã e tarde.

Até o momento as inscrições de 2023 se encerram no começo do mês de Maio, mas é necessário ficar atento a página para abertura de novas vagas.

Para se candidatar ao programa, existem alguns pré-requisitos que devem ser atendidos. A idade para ingressar no programa é entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação.

O candidato deve estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental e, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio, deve estar matriculado e frequentando a escola.

É importante que o candidato não tenha sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz ou mantido vínculo empregatício com os Correios.

Além disso, não pode ter concluído, a qualquer tempo, curso de aprendizagem de conteúdo programático similar ou idêntico ao proposto no Programa de Aprendizagem.

O candidato deve ter disponibilidade para cumprir a jornada de aprendizagem no turno para o qual se inscreveu e deve aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética, as Normas de Conduta e os demais regulamentos dos Correios.

Outras empresas que frequentemente estão com vagas abertas para Jovem Aprendiz:

  • Bradesco
  • Itaú
  • Santander
  • Marisa
  • Banco Safra
  • Embraer
  • Porto Seguro
  • Americanas
  • Grupo Moura
  • Renner
  • Riachuelo
  • C&A

Porque as empresas contratam jovens aprendizes

As empresas contratam jovens aprendizes por uma série de razões. Primeiramente, a contratação de jovens aprendizes é uma exigência legal para empresas de médio e grande porte, de acordo com a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000).

A lei determina que empresas de determinados setores devem preencher de 5% a 15% de seus cargos com aprendizes.

Além disso, a contratação de jovens aprendizes traz benefícios significativos para as empresas. Os jovens trazem consigo novas perspectivas e ideias, o que pode ser muito valioso para a inovação e o crescimento da empresa.

Eles estão geralmente muito motivados e ansiosos para aprender, o que pode resultar em um alto nível de produtividade.

A contratação de jovens aprendizes também permite que as empresas treinem os jovens de acordo com suas próprias necessidades e padrões. Isso significa que eles podem moldar os jovens aprendizes para se tornarem futuros funcionários eficazes e leais.

Programas de aprendizagem, como os oferecidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, Correios, entre outros, são excelentes oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho.

Eles oferecem treinamento e experiência prática, além de benefícios como salário e auxílios.

Se você é um jovem buscando uma oportunidade de trabalho ou uma empresa procurando contratar jovens aprendizes, esperamos que este artigo tenha fornecido informações úteis para ajudá-lo em sua jornada.

Se você tiver alguma dúvida, utilize os comentários ao final da página!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *