Pular para o conteúdo

Como fazer assinatura digital com Gov.BR?

  • por

Entenda como Fazer assinatura digital com Gov.br através de um Guia completo em menos de 5 minutos.

O Governo Federal adotou uma nova forma de permitir que os cidadãos tenham acesso fácil e gratuito à assinatura de documentos sem precisar sair de casa.

Este método se chama assinatura digital. Graças a diferentes recursos, os cidadãos poderão ter acesso a vários serviços que os ajudam no dia a dia e um deles é o que acabamos de mencionar.

No geral, por meio desse facilitador, diretamente oferecido pelo governo, é possível garantir a assinatura de documentos digitais apenas utilizando uma conta gov.br (crie a sua). Quer saber como fazer a sua assinatura digital? Leia o artigo até o final!

Leia também:

Como fazer assinatura digital com o Gov.BR?

Afinal, o que é a assinatura digital gov.br? Para que serve?

A assinatura digital gov.br nada mais é do que uma ferramenta capaz de equivaler a uma assinatura em papel, utilizada em documentos digitais.

A sua utilização é autorizada por meio do Decreto 10.543/2020, bem como pela Lei 14.063/2020.

O recurso é disponibilizado de maneira inteiramente gratuita, ajudando milhares de pessoas a manterem uma rotina mais simples, reduzindo a quantidade de burocracias em seu cotidiano.

Ela faz com que os procedimentos on-line sejam realizados conforme valor jurídico, da mesma maneira que ocorre com os procedimentos presenciais.

Quem pode ter a assinatura digital gov.br?

É importante dizer que toda a população brasileira com uma conta nível prata ou ouro poderá ter acesso a esse recurso de assinatura digital, diretamente oferecido pelo site gov.br.

Sendo assim, qualquer pessoa previamente cadastrada e com seus dados conferidos poderá usufruir do benefício.

É válido dizer que qualquer cidadão que possua CPF pode criar uma conta no portal gov.br.

O login é feito por meio do portal gov.br e, por meio dele, você poderá acessar uma série de recursos, seja para verificar a sua carteira de trabalho digital ou, até mesmo, para conferir a disponibilidade dos seus benefícios pelo INSS.

Assim que fizer a sua conta, de maneira automática ela ganhará um vínculo com o nível bronze.

Para que você possa atingir o patamar indicado para quem deseja realizar a assinatura digital, basta solicitar a sua autenticação e esperar que o procedimento seja aprovado para avançar de nível na plataforma.

Como elevar o nível da sua conta?

Para que seja possível aumentar o nível da sua conta, é preciso abrir o aplicativo por meio do celular e realizar o login com os dados do CPF e senha.

Ao se deparar com a tela inicial, escolha a opção “Aumentar nível” e siga todas as instruções que forem disponibilizadas. Assim, você terá o seu acesso liberado ao recurso desejado.

Passo a passo para fazer a assinatura digital

Observe os passos abaixo para entender como criar uma assinatura digital.

1. Acesse o Portal de Assinatura Eletrônica

O primeiro passo deve estar relacionado com o acesso ao Portal de Assinatura Eletrônica. A partir dele, basta inserir o usuário e a sua senha gov.br.

Se ainda não possuir, é importante realizar o cadastro por meio do mesmo portal. Afinal, a assinatura eletrônica só poderá ser usada, de forma autenticada, caso haja um cadastro no gov.br ativo.

2. Conceda todas as informações de uso das suas informações

Depois da realização do login, é preciso que todas as informações que surgirem na tela sejam confirmadas, especialmente os dados do usuário mais relevantes para a sua identidade.

O portal irá disponibilizar, então, termos e condições para leitura. Depois de ler, basta clicar no botão “autorizar” e seguir com o processo.

3. Envie a documentação que precisa ser assinada digitalmente

Após realizar todo o processo dos tópicos anteriores, é necessário realizar o upload do arquivo que deseja assinar por meio da sua assinatura digital.

Isso pode ser feito com o movimento de arrastar e soltar em direção ao site ou, simplesmente, ao escolher a cópia em uma das pastas do seu dispositivo. Caso opte por essa última opção, basta selecionar “Escolher arquivo”.

Como fazer assinatura digital com o Gov.BR?

4. Escolha o local da assinatura no documento

Assim que o seu arquivo já estiver disponibilizado na plataforma, basta clicar na região onde deseja que a sua assinatura seja inserida. Para isso, é só selecionar o botão “assinar digitalmente”. Verifique se a assinatura está, realmente, no local desejado para seguir ao próximo passo.

5. Assine o documento

Vá até a aba “Provedores de Assinatura” e confirme que deseja solicitar o uso da sua assinatura digital gov.br. Logo em seguida, é só inserir o código enviado diretamente para o seu celular.

Se ainda não tiver recebido o código, é necessário habilitar a exibição das notificações do aplicativo por meio do seu dispositivo.

O documento que receberá a assinatura ficará disponível em download. Depois disso, certifique-se de clicar no ícone de uma seta apontando para baixo, permitindo o download do arquivo completo.

Em seguida, escolha qual será o local de armazenamento do documento já assinado. Basta utilizar o arquivo onde desejar.

Como fazer assinatura digital com o Gov.BR?

Assinatura com validade legal

Quando você passa a utilizar a assinatura digital, você poderá obter um documento válido legalmente.

Assim, não é necessário sair de casa para fazer a sua autenticação e, consequentemente, gastar tempo com uma coisa que pode ser realizada em poucos minutos em um dispositivo eletrônico.

Todas essas ações são realizadas de maneira inteiramente gratuita.

Eu posso fazer a impressão dos documentos com assinatura digital?

É importante dizer que os documentos assinados por meio digital não podem ser impressos.

Afinal, eles perdem por completo a sua validade quando são impressos. Sua validação fica a critério do formato digital original do documento. Por isso, lembre-se sempre de mantê-lo nessa forma para não ter problemas.

Para que não haja qualquer dificuldade ao acessar a plataforma, basta enviar documentos de, no máximo, 100MB e nos formatos DOCX, DOC, PDF ou ODT. Para que sejam utilizados, lembre-se de fazer uma conta gov.br em nível prata ou ouro. Assim, todos os benefícios podem ser aproveitados.

Ter uma assinatura digital é de extrema importância nos dias de hoje. Afinal, com a correria da rotina, quase nenhuma pessoa tem tempo para resolver burocracias voltadas para documentos em papel.

Por isso, lembre-se de fazer o seu cadastro para usufruir dos benefícios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *