Pular para o conteúdo

Pix com cartão de crédito: saiba as vantagens e como fazer!

  • por

Com uma infinidade de métodos de pagamento e cobrança de valores hoje em dia, o Pix surge como uma das melhores ferramentas para esse objetivo. No artigo abaixo, te explicamos sua origem, vantagens e como fazer pix com cartão de crédito. Confira tudo na leitura abaixo e aproveite!

Hoje em dia, existem inúmeros métodos de transferência de dinheiro e realização de pagamentos

Assim, opções como dinheiro físico e cheques, que anteriormente dominavam o setor de transações financeiras, cederam espaço para tecnologias mais modernas, em especial os cartões de crédito e as transferências digitais.

É na esteira dessas inovações que surge o Pix, um mecanismo de transferência de valores criado pelo Banco Central do Brasil em 2020, no intuito de facilitar e dinamizar as transações financeiras dos brasileiros.

No presente artigo, faremos uma breve apresentação do que é o Pix e para que ele serve, seguido das vantagens de sua utilização. Em seguida, explicamos como realizar tais transações a partir de um cartão de crédito, aplicativo de banco ou de um aplicativo financeiro.

Confira tudo isso e muito mais na leitura abaixo!

Leia também:

Pix por cartão de crédito: saiba as vantagens e como fazer

O que é e para que serve o Pix?

O Pix é uma ferramenta de pagamento digital concebido e criado pelo Banco Central do Brasil, podendo ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. É um método gratuito e instantâneo de transferência de valores, estabelecido no final de 2020 e que vem conseguindo cada dia mais adeptos. 

Para o cadastro e uso da ferramenta, o usuário deve cadastrar pelo menos uma “chave de transação”, que seria uma identificação que aquela chave pertence àquele usuário. Essas chaves podem ser:

  • Números de celular;
  • Endereço de e-mail válido;
  • CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) ou
  • Uma chave aleatória (uma sequência de números e letras, que é gerada de maneira automática)

O Pix é uma alternativa relativamente recente, mas que apresentou uma excelente adesão do público, tanto entre a população quanto o setor de serviços. Ou seja, a utilização e aprovação por um usuário foi se espalhando de maneira rápida para outras pessoas e também empresas, o que se traduziu nessa utilização difundida que temos hoje. 

Ele apareceu como uma substituição a outros modelos de pagamento e transferências de dinheiro, como os TEDs, DOCs e transferências bancárias, e até mesmo o próprio dinheiro físico. 

Quais são as vantagens do uso desse instrumento?

As grandes vantagens, aliadas a poucos obstáculos a sua utilização, são os principais motivos da grande adesão do público brasileiro essa nova ferramenta. Confira alguns desses diversos pontos positivos abaixo!

Funcionamento 24h

O Pix funciona 24 horas por dia, durante 7 dias da semana e por 365 dias no ano! Essa característica é fundamental para a não interrupção do fluxo das transações, o que confere uma alta confiabilidade na ferramenta.

Instantâneo 

As transações realizadas pelo Pix são efetivadas imediatamente, sem as horas de carência que mecanismos como TED, DOC e depósitos bancários exigem. 

Facilidade 

O Pix é uma ferramenta de fácil manuseio, especialmente por ser utilizado através dos smartphones. Basta o usuário acessar a ferramenta e seguir as instruções simples e rápidas para uso.

Segurança 

A ferramenta Pix é um mecanismo extremamente seguro de transferência de valores. As instituições financeiras e o Banco Central são os garantidores oficiais dessa segurança, com a criação de barreiras contra roubo de dados e mecanismos regulatórios para manter os dados de seus usuários secretos. 

Praticidade 

O Pix pode ser utilizado especialmente através dos dispositivos móveis (como smartphones e tablets), o que facilita muito a utilização da ferramenta. Assim, o Pix pode então ser útil para pagamentos em diversos estabelecimentos, em casa ou até mesmo na rua.

Fatores já citados, tais quais a segurança das transações, praticidade, facilidade e o funcionamento 24h são diferenciais do Pix, motivos que o fizeram ser amplamente aderido pela população brasileira. 

Um exemplo desse sucesso da ferramenta é o dado Banco Central do Brasil, o qual afirma que, somente no dia 04/03/2022, foram realizadas 58,5 milhões de operações em tempo real! Além disso, o Banco também divulgou que, em dezembro de 2021, foram realizadas 1,4 bilhão de transações!

Como fazer Pix com cartão de crédito?

Inicialmente, as transações por Pix não podiam ser realizadas através de um cartão de crédito, uma vez que era necessário possuir um saldo em uma conta para transferir um determinado valor.

Porém, desde 2021, algumas instituições financeiras têm testado a utilização do Pix através de um cartão de crédito. 

Nesse mecanismo de ação, o cliente pode realizar uma transferência Pix (caso haja limite de crédito disponível) para, então, esse valor ser descontado na fatura no final do mês.

No entanto, cabe destacar que, no momento, somente algumas instituições financeiras oferecem essa opção de transferência de valores e as taxas cobradas são altas! Abaixo, listamos algumas dessas instituições que realizam transações via Pix:

Bradesco

Tal banco oferece, desde junho de 2021, a opção de seus usuários de  cartão de crédito realizarem transações a partir da ferramenta Pix, disponibilizada em seu banco digital (Digio). Porém, chamamos atenção para algumas condições da empresa:

  • As transações estão restritas ao limite do cartão;
  • Há uma taxa de 9,9% ao mês em cima da operação;
  • O cliente pode utilizar somente até 40% de seu limite;
  • Os pagamentos devem ser entre os valores de R$ 50,00 até R$ 3.000,00 e 
  • Tais pagamentos podem ser realizados em parcelas de até 12x. 

PicPay

A fintech Picpay também passou a disponibilizar a função de transferências  de valores através do Pix. Para isso você deverá adicionar um cartão de crédito na sua conta para, então, adicionar um valor de saldo na sua conta. Porém, destaca-se que:

  • Existe a cobrança dessa adição de um saldo na carteira do app, estando esse valor submetido a uma taxa de 4,99% do valor total;
  • A opção de parcelamento está sujeita a uma taxa de 3,99% por parcela mensal;
  • É possível realizar o parcelamento desses valores em até 12 vezes. 

RecargaPay

A RecargaPay também disponibiliza transações via Pix através de um cartão de crédito. Para isso, você deve cadastrar um cartão de crédito na plataforma e, na hora do pagamento, escolher a opção “Pix”, seguida da opção de “pagamento por cartão de crédito”. A partir daí, destacamos que:

  • Para a utilização, a empresa cobra uma taxa de 2,99%;
  • É possível parcelar o valor em até 12 vezes e
  • O usuário consegue utilizar todo o seu limite à disposição no cartão de crédito.

Diante do exposto, podemos concluir que o sistema de transações de valores via Pix é extremamente simples e vantajoso, além de poder ser realizado através de um cartão de crédito. Isso confere uma vantagem ainda maior a esse método de transações financeiras, uma vez que os cartões de crédito estão amplamente inseridos nas vidas dos brasileiros.  

Porém, fique atento à existência de taxas em cima dos valores e das parcelas de suas transações! Atente-se também aos limites dessas movimentações e ao número de parcelas que você pode dividir o valor desejado

Esses pontos são fundamentais na escolha de qual instituição você utilizará para realizar esse pagamento Pix por um cartão de crédito. 

Portanto, após a leitura do artigo, você estará muito bem informado sobre a origem e como utilizar a ferramenta Pix através de um cartão de crédito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *