Pular para o conteúdo

Como saber se o seu nome está sujo: descubra se você está negativado no SPC e Serasa

  • por

Aprenda como saber se o seu nome está sujo de maneira simples e prática usando a internet!

Segundo um estudo chamado “Mapa da Inadimplência do Brasil” realizado pelo Serasa, aproximadamente 30% dos brasileiros estão inadimplentes neste ano de 2023.

A maioria das dívidas envolvem bancos e cartões de crédito, em seguida estão dívidas feitas a partir do não pagamento de contas de água, luz e gás. Isso tudo torna a vida dessas pessoas mais complicada, o que gera uma maior preocupação, por isso, saber se o seu nome está sujo é fundamental.

Já que, é fato que a inadimplência no Brasil sempre existiu, mas a crise sanitária fez essa situação se agravar abruptamente. 

Com o desemprego, a redução do auxílio emergencial, o aumento da inflação e das taxas de juros, a renda das famílias brasileiras foi comprometida e essas pessoas se viram obrigadas a priorizar certas dívidas em detrimento de outras.

Para saber se o seu nome está sujo e quais são as suas dívidas ativas, continue a leitura que iremos explicar de forma simples como realizar essa consulta online. Aproveite!

Leia também:

Como saber se o seu nome está sujo: descubra se você está negativado no SPC e Serasa

Fique sempre de olho na sua situação cadastral 

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento essencial para o cidadão brasileiro e, justamente por isso, seu monitoramento precisa ser constante. 

Ou seja, mesmo que você não tenha feito nenhuma dívida, realizar essa consulta é igualmente importante pois o número de golpes e fraudes ligados ao CPF tem aumentado bastante. Assim, sempre consulte o seu cadastro e veja se não há nada no seu nome.

Já que, golpistas podem fazer empréstimos bancários, obter cartões de crédito, entre outras ações, com os dados deste documento.

Por essas e outras, é importante identificar se existe esse tipo de problema ligado ao seu CPF realizando uma consulta da situação cadastral sempre que possível.

Como saber se o seu nome está sujo?

É possível realizar uma consulta online para saber se o seu nome está sujo através de duas bases de dados que estão entre as mais usadas para registro de inadimplentes.

A primeira é a plataforma do Serasa Experian, cujo serviço de consulta é oferecido de forma gratuita. 

A segunda opção é através da base de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) que fornece informações compostas pelas Câmaras dos Dirigentes e Lojistas (CDL) e cobra uma taxa para a realização do serviço. 

Veja a seguir, como consultar se o seu nome está com dívidas ativas através dessas duas opções:

Serasa Experian

O Serasa Experian disponibiliza duas possibilidades de consulta ao CPF: através do aplicativo e/ou do portal Serasa Consumidor. Confira abaixo um passo a passo para usar o aplicativo: 

  • Depois de instalado, ao abrir o aplicativo logo na tela inicial irá aparecer o espaço para digitar os números do seu CPF – Informe os números e clique em consultar.
  • Caso você já possua cadastro é só colocar a senha e seguir com o processo, do contrário, será necessário confirmar algumas informações como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, endereço, telefone para contato e a criação de uma senha. 
  • Depois disso, um processo de verificação visual de imagens correspondentes será necessário para que haja a confirmação de que você não é um robô, e em seguida a confirmação de um código enviado por e-mail ou SMS também será necessária.
  • Pronto! Após o final dessas etapas o seu nome aparecerá na tela juntamente com a informação se está limpo ou sujo. 

Para usar o portal: 

  • Logo na tela inicial aparecerá um botão escrito “Consultar CPF grátis”.
  • Caso você não tenha cadastro, o processo será igual ao do aplicativo, onde será necessário que você forneça informações pessoais, faça verificação e crie uma senha.
  • Após a consulta abrirá uma página com todas as informações referentes ao seu CPF e um painel chamado “Pendências”. 
  • Neste painel serão disponibilizadas informações gratuitas sobre dívidas negativadas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais e falência. Mas o portal oferece também outros serviços pagos. 

SPC Brasil 

Para consultar o seu CPF no site do SPC Brasil o processo é bem simples, mas é necessário pagar uma taxa de 16,90. Confira abaixo como consultar as suas dívidas:

  • No primeiro banner que aparece na parte superior do site aparecerá um botão escrito “Consultar CPF”;
  • Em seguida abrirá a página com o campo aberto para colocar o CPF, digite o número e clique em pesquisar.
  • Também haverá a necessidade de realizar um cadastro no site (ou você poderá escolher a opção de utilizar uma conta de alguma rede social) além de efetuar o pagamento da taxa. 

Agora que você já aprendeu duas formas de descobrir se o seu nome está sujo usando a internet, é só realizar a consulta.

 Aproveite e nos diga se este artigo foi útil e em que podemos te ajudar mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *