Como consultar número do PIS pelo CPF

Confira como consultar número do PIS pelo CPF, através da internet. Passo a passo simples do blog da Hope Contábil, acompanhe!

Ter conhecimento sobre o número do seu PIS é importante em inúmeras situações que você provavelmente irá enfrentar durante a sua vida ativa de trabalho e também em alguns benefícios concedidos pelo governo. 

E sempre bom saber como acessá-lo de maneira fácil, prática e rápida, para quando não conseguir localizá-lo em seus documentos. O PIS está presente em alguns documentos físicos, como a carteira de trabalho, entretanto é necessário conhecer outras formas de acessar o PIS. 

São vários os benefícios sociais onde é necessário saber o número do PIS para conseguir receber e muita gente acaba esquecendo ou até mesmo perdendo algum documento que o contenha. Por isso, escrevemos esse guia que ensina como consultar número do PIS pelo CPF.

Leia também:

O que é PIS?

A sigla PIS significa Programa de Integração Social e nada mais é do que uma contribuição social que todas as empresas fazem em uma conta específica, com o objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e abono salarial dos seus funcionários. 

O objetivo desse fundo é garantir que os trabalhadores brasileiros consigam ter acesso a diversos benefícios e direitos trabalhistas, como FGTS, Seguro-Desemprego e abono salarial, por exemplo. 

Como consultar número do PIS pelo CPF

As empresas, então, são obrigadas por lei a realizar depósitos como contribuição para o fundo, que está diretamente ligado aos seus colaboradores.

O objetivo principal do PIS é permitir que o trabalhador consiga participar do desenvolvimento da empresa.

Hoje em dia, o número PIS pode ser encontrado em alguns documentos físicos, tais como:

  • Carteira de trabalho
  • Extrato do FGTS
  • Cartão Cidadão
  • Agências da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de documento oficial com foto

Entretanto, atualmente também é possível encontrar o número PIS através de alguns canais digitais, mediante a apresentação de algum documento, como CPF, por exemplo. Confira agora como encontrar o seu PIS apenas com o número do seu CPF.

Como consultar o PIS pelo CPF?

Para consultar o seu número do Programa de Integração Social portando somente o seu CPF é necessário realizar um cadastro no site Meu INSS. É através dele que você terá acesso ao seu número PIS de maneira virtual. 

Como realizar cadastro no site Meu INSS

O Meu INSS é um portal digital do governo federal que reúne diversos serviços utilizados diariamente por beneficiários do INSS. Através dele é possível realizar diversas solicitações e acompanhar requerimentos sem sair de casa. 

Para realizar o primeiro acesso no site, é preciso:

  • Acessar o Meu INSS através do site ou aplicativo
  • Clicar em “Cadastrar Senha
  • Autenticar o seu usuário
  • Realizar login através do gov.br
  • Acessar os serviços gratuitos

Consultando o PIS pelo CPF

Após realizar seu cadastro na plataforma Meu INSS, já é possível consultar o seu PIS usando apenas seu número de CPF. Confira a seguir como fazer: 

  • Acesse o portal Meu INSS
  • Preencha os dados de login e senha
  • Confirme o seu e-mail e acesse novamente o site;
  • Ao ter o acesso permitido, você verá no canto superior direito os dados do usuário, que contém: seu nome, CPF e o PIS. 

Essa é uma das formas mais seguras e fáceis de consultar o número do PIS através da internet, usando o seu CPF. É uma boa alternativa para momentos onde não é possível ter em mãos nenhum documento físico. 

Pelo CPF ser um documento de uso comum e bastante habitual, consultar o PIS através dele é uma boa alternativa para momentos como esse. Além disso, é uma forma segura e prática de se manter atualizado sobre os seus benefícios trabalhistas. 

Importância da consulta do PIS

Consultar regularmente o PIS pela plataforma Meu INSS permite que o beneficiário se mantenha sempre de olho em seus requerimentos e processos, diminuindo os riscos de deixar passar uma data importante de atendimento e perder o benefício.

Por isso é importante manter o cadastro sempre atualizado, bem como seus documentos bem guardados, em local de fácil acesso.

Quando não for possível consultar pela internet, uma segunda opção deve estar sempre à mão. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

5 comentários em “Como consultar número do PIS pelo CPF”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima