Pular para o conteúdo

Como solicitar o Cartão Cidadão: Passo a passo

Confira o passo a passo do nosso guia e saiba como solicitar o Cartão Cidadão junto a Caixa Econômica Federal. Válido para primeira e segunda via, acompanhe!

Muitos cidadãos brasileiros têm direito a benefícios sociais e trabalhistas, no entanto, infelizmente somente alguns sabem que existe um facilitador, chamado de Cartão Cidadão, que foi criada pelo governo federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) para auxiliar estes trabalhadores no recebimento, de maneira mais simples.

A Caixa, também instituída banco estatal devido às suas atividades serem subordinadas à administração pública, é responsável por administrar e gerenciar as contas dos benefícios sociais e trabalhistas ligadas ao Cartão Cidadão de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, o Cartão Cidadão é vinculado a uma conta da Caixa em nome do trabalhador.

Mas, para ter acesso a essa conta é necessário que o trabalhador peça o Cartão Cidadão junto a Caixa, por meio de um processo até simples, que vamos explicar em detalhes no decorrer deste artigo.

Leia também:

O que é o Cartão Cidadão

Como explicamos inicialmente, o Cartão Cidadão é um cartão beneficiário, que pode ser físico ou digital, fornecido pela Caixa, que tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços de benefícios sociais e trabalhistas.

Ou seja, o Cartão Cidadão foi desenvolvido para ser utilizado somente por cidadãos que dispõem de algum benefício a receber, de maneira menos burocrática, diretamente em postos e canais de atendimento autorizados pela Caixa, disponíveis em todo o território nacional, para que tenham acesso facilitado aos seus recebimentos.

Como solicitar o Cartão Cidadão: Passo a passo
Como solicitar o Cartão Cidadão: Guia 2022

Para que serve o Cartão Cidadão

A criação do Cartão Cidadão tem o objetivo de facilitar que os cidadãos brasileiros que possuem FGTS provisionado, rendimentos do PIS, abono salarial ou que ainda esteja recebendo parcelas do seguro desemprego possam fazer o saque do benefício, ao qual têm direito, sem burocracia diretamente em um dos canais de atendimento autorizados pela Caixa.

Além disso, o serviço pode ser utilizado para consultar saldo ou extrato do FGTS, direito ao abono salarial e ao seguro desemprego. Informações que também podem ser consultadas diretamente no site da Caixa.

Como solicitar o Cartão Cidadão: Guia 2022

Para fazer o pedido do Cartão Cidadão, quem possui algum benefício social ou trabalhista para receber, deve estar com um documento de identificação válido com foto, CPF, comprovante de residência e o número do PIS, em mãos.

O Cartão Cidadão pode ser solicitado por meio do telefone 0800 726 0207 ou diretamente uma agência da Caixa. É necessário destacar que o Cartão Cidadão é disponibilizado pela Caixa de forma totalmente gratuita, assim sendo, não gera custo algum.

No entanto, ao solicitar diretamente em uma agência bancária da Caixa, o cidadão recebe o número do Cartão Cidadão, para acesso imediato sem cartão, e criar uma senha assim que o pedido é realizado.

Mas caso o pedido seja realizado por telefone, ainda sim é necessário cadastrar a Senha Cidadão em um dos pontos de atendimento físico da Caixa, ou seja, você não consegue fazer tudo sem sair de casa.

O cadastramento da Senha Cidadão habilita o Cartão Cidadão a receber o pagamento de benefícios sociais administrados pela Caixa, entretanto, o processo via Casa Loteria exige contato com o canal Caixa Cidadão no telefone 0800 726 0207 e posterior comparecimento com um documento de identificação válido para autenticação da senha.

Segunda via do Cartão Cidadão

A solicitação de segunda via pode ser feita em caso de perda, roubo ou furto do cartão. Necessitando de um processo que pode ser feito de maneira semelhante a solicitação inicial do Cartão Cidadão.

Deste modo, em caso de necessidade de pedido de uma segunda via do Cartão Cidadão, o mesmo pode ser solicitado, também sem custo algum para o cidadão, por meio do telefone 0800 726 0207 ou em uma agência da Caixa.

As instruções são as mesmas, levar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o número do PIS (confira no link como consultar).

É possível pedir a segunda via do Cartão Cidadão pela internet?

A Caixa infelizmente não disponibiliza a solicitação de emissão de primeira ou segunda via do Cartão Cidadão pela internet em suas plataformas digitais.

Isso significa que a solicitação do cartão beneficiário pode ser feito apenas por meio do telefone de contato do canal Caixa Cidadão ou em uma agência física da Caixa.

Em caso de dúvidas o cidadão poderá saná-las por meio de contato com a Caixa, via aplicativo, ou nos demais canais de atendimento.

Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

2 comentários em “Como solicitar o Cartão Cidadão: Passo a passo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *