Saiba como dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet com o nosso passo a passo simples e completo. Confira as etapas!
Com o aumento do número de desempregados no Brasil nos últimos meses, a procura pelo Seguro-Desemprego invariavelmente ficou maior. A crise de empregos no país ainda piorou por conta da chegada da crise na saúde pública mundial e continua afetando milhares de trabalhadores.
Além das pessoas ficarem sem trabalho, sair na rua e realizar tarefas habituais do dia a dia não é mais tão fácil. Por isso, muita gente tem preferido fazer todo o processo de entrada no seguro-desemprego através da internet.
Apesar disso, essa é uma informação pouco divulgada e não é todo mundo que conhece os passos fazer a solicitação online. Atualmente, é possível fazer o todo requerimento e consultar o status através do Portal Emprega Brasil, acompanhe o passo a passo do nosso guia e saiba como fazer.
Leia também:
- Como consultar saldo do FGTS online
- Como fazer um currículo completo
- Empresas que contratam no programa Jovem Aprendiz
Alterações no processo de solicitação do Seguro-Desemprego
Recentemente, dar entrada no Seguro-Desemprego ficou mais fácil, isso porque passou a ser possível fazer o requerimento através do Portal Emprega Brasil. O objetivo é assegurar que o cidadão brasileiro tenha acesso a esse direito trabalhista, sem sair de casa.
Assim, já é possível ter acesso ao seguro-desemprego sem agendamento e, claro, sem precisar comparecer fisicamente a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

Antes da atualização do sistema, até era possível dar entrada no Seguro-Desemprego online. Entretanto, ainda assim o requerente era obrigado a comparecer a um posto de atendimento para conferência da documentação.
Agora, com a mudança implementada, todas as etapas serão completamente online e não será mais necessário comparecer a uma agência do SINE. Somente em situações de pendências ou divergências cadastrais será necessário o comparecimento.
Como dar entrada no Seguro-Desemprego pela internet
Para dar entrada na solicitação do seu seguro-desemprego através da internet é necessário se cadastrar no site cidadão.br, para isso você deve:
- Acessar o Portal Emprega Brasil;
- Se cadastrar no site;
- Em seguida, você será redirecionado automaticamente para o site cidadão.br e deverá se cadastrar;
- Será necessário informar dados pessoais que serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Se as informações dadas estiverem todas corretas, o próximo passo é responder 5 perguntas sobre seu histórico laboral. Nessa etapa você deve ter sua carteira de trabalho em mãos e ficar muito atento para acertar, no mínimo, quatro das cinco questões. Caso você não consiga atingir o mínimo de acertos, deverá aguardar 24h para fazer uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para sanar suas dúvidas,
- Em seguida, você receberá uma senha provisória para realizar o primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.
Ao fim do cadastro no site cidadão.br, você já pode retornar ao Portar Emprega Brasil para dar início a solicitação do Seguro-Desemprego:
- Retornar ao Portal Emprega Brasil e aguardar o acesso ser liberado e, quando for, ir até a opção do Seguro-Desemprego e realizar sua solicitação;
- Em seguida, deverá preencher um novo cadastro com informações pessoais, profissionais e acadêmicas,
- Por fim, basta confirmar o interesse em solicitar o Seguro-Desemprego e aguardar a confirmação da sua autorização para receber o benefício.
Cuidados necessários
Apesar de estar totalmente online, o requerimento para o Seguro-Desemprego ainda é um benefício importante para aqueles que precisam e deve ser protegido de possíveis fraudes.
Por isso, é necessário que você tenha em mãos a carteira de trabalho (CTPS) e alguns outros documentos em mãos na hora de realizar a solicitação do Seguro-Desemprego pelo site.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), todos os processos que são requisitados – pelo site ou na agência – passam por uma análise de risco. São ativados mecanismos de inteligência que são capazes de realizar uma avaliação.
Por sua vez, essa avaliação decide se o benefício pode ser concedido ou não. Em caso negativo, o requerente deverá comparecer a um posto do SINE para complementar alguma informação que não esteja clara ou esteja incorreta.
A medida que os dados do sistema se tornarem mais consistentes e que os mecanismos de inteligência se aperfeiçoarem cada vez mais, o número de cidadãos que conseguirá realizar todo o processo online aumentará.
Alterações na forma de pagamento
Em junho de 2019 o Seguro-Desemprego sofreu mais uma mudança e o benefício passou a ser pago exclusivamente via depósito em conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal.
Após a implementação dessa medida, deixaram de valer os pagamentos via saques em lotéricas ou terminais da CEF. De acordo com o próprio Ministério do Trabalho e Emprego essa mudança diminui o risco de fraude.
Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.
Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.
Nossa me ajudou bastante esta informação 😊
Estou precisando dar entrada no meu seguro desemprego
Ótimo post, me ajudou muito.
Muito bom, para ser perfeito só faltou colocar os link’s no texto. As informações estão corretas e bem organizadas. Parabéns.
Oi Oscar, os links estão no texto, mas as cores não estão muito nítidas. Já solicitamos internamente o ajuste, obrigado pelo comentário!
Ótimo
Obrigado. Muito esclarecedor . Parabéns.
Fui demitido e a empresa não liberou o termo de recisão, consigo dar entrada mesmo assim?
Obrigado
Muito bom
Olha eu não consegui acessar para dar entrada pelo aplicativo tem muitas divergências
Adorei esta bem explicado
Muito bom.
Estou tentando a quase um mês pra dar entrada no meu seguro desemprego e não consigo pq o aplicativo não ta me ajudando em nada