Pular para o conteúdo

Como tirar segunda via da carteira de trabalho

Passo a passo atualizado 2022 e saiba como tirar segunda via da carteira de trabalho, de forma gratuita através da internet. Confira!

Infelizmente, às vezes, nos vemos forçados a buscar pela segunda via de um documento por conta da perda ou roubo do mesmo. O cenário ideal, por exemplo, seria não perder a carteira de trabalho, não é mesmo? Mas, essas coisas acontecem. Por isso mesmo hoje é em dia é recomendado que você utilize a Carteira de Trabalho Digital.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento muito importante em momentos pontuais, perder a carteira de trabalho pode dar uma grande dor de cabeça, tamanha a sua importância devido aos registros profissionais.

Em casos assim você deve estar preparado para saber como agir e a maneira mais rápida de recuperar seu documento de volta. Confira esse artigo que preparamos para você com passo a passo de como tirar segunda via da carteira de trabalho. Acompanhe!

Leia também:

Importância da carteira de trabalho 

A Carteira de Trabalho é um dos principais documentos da vida adulta e profissional do cidadão brasileiro. Ela acompanha toda a trajetória profissional e guarda o histórico de todos os locais onde você já trabalhou. 

Além disso, também é possível encontrar nesse único documento:

  • Data de admissão e demissão

  • Tempo de vínculo empregatício

  • Salário

  • Pagamento do seguro desemprego

  • Pagamento do PIS

  • Férias

Através do registro de todas essas atividades, o trabalhador brasileiro consegue ter acesso aos direitos trabalhistas, como seguro desemprego, aposentadoria e FGTS.

Como tirar segunda via da carteira de trabalho: Guia 2022

Como tirar segunda via da carteira de trabalho

Existem diversas situações que podem levar uma pessoa a solicitar a segunda via da Carteira de Trabalho. Em caso de roubo, entretanto, é imprescindível fazer um boletim de ocorrência para evitar fraudes com os seus dados.

Para fazer a solicitação da segunda via da carteira de trabalho é necessário realizar o agendamento através do site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fique atento, pois em alguns municípios o agendamento online pode não estar disponível. 

Em casos como esse é necessário procurar a unidade do Ministério do Trabalho mais próxima ou ligar para a Central Alô Trabalho no número 158 para mais informações sobre como proceder nesses casos. 

Atenção: Antes de seguir o passo a passo, esteja ciente que hoje você não precisa mais da carteira de trabalho física para ser contrato e o próprio site do Ministério do Trabalho exibe esse aviso, mas os procedimentos aqui citados continuam válidos.

Caso deseje, já temos no site um guia que ensina como fazer a carteira de trabalho digital, confira.

Passo a passo para o agendamento no site

Para realizar o agendamento no site basta seguir as seguintes instruções:

  • Acessar a página de agendamento no site do Ministério do Trabalho

  • Preencher os campos obrigatórios solicitados

  • Na lacuna “Tipo de atendimento” preencher com a opção “Emissão da carteira de trabalho brasileiro

  • Selecionar a data e horário desejados para o atendimento

  • Finalizar com o preenchimento das informações pessoais

Documentos necessários

Para fazer a solicitação e durante o atendimento previamente marcado, é necessário ter em mãos alguns documentos que comprovem as informações solicitadas pelo Ministério do Trabalho, que são:

  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás…)

  • Documento de identificação original (Carteira Nacional de Habilitação ou Cédula de Identidade)

  • Comprovação de estado civil (certidão de nascimento, certidão de casamento, outras certidões para divorciados ou viúvos)

  • Documento comprobatório da Carteira de Trabalho anterior (algum registro de vínculo empregatício, extrato do PIS ou FGTS)

  • Carteira de trabalho (em caso de má conservação ou fim das folhas de registro)

  • Boletim de Ocorrência original (em caso de roubo, furto, perda ou extravio do documento original)

É uma boa lista de documentos para levar ao Ministério do Trabalho, por isso, é sempre importante conferir antes de sair de casa se estão todos corretos e em bom estado para serem apresentados no horário marcado. 

Outra dica importante é sempre lembrar de levar os documentos originais, visto que muitas pessoas acreditam que uma cópia autenticada pode servir ou até mesmo uma cópia comum. 

Esse erro é mais comum do que se imagina e pode atrasar o processo ainda mais, visto que você só perdeu tempo indo até uma agência do Ministério do Trabalho portando os documentos errados. 

Sendo assim, confira antes de sair todos os documentos e, em caso de dúvida, ligue para a Central Alô Trabalho no número 158 para se certificar de que o que você está levando é válido para solicitar a segunda via da carteira de trabalho.

Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

7 comentários em “Como tirar segunda via da carteira de trabalho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *