Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Não é novidade para ninguém que, aos poucos, os documentos físicos estão sendo substituídos pelos digitais. Inúmeros são os motivos para os governos adotarem esse tipo de medida, que passam desde da segurança até maior praticidade para o cidadão.

Atualmente, no Brasil, já é possível andar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também com o seu Título de Eleitor em formato digital, só para citar alguns exemplos.

Assim, não haveria de ser diferente com a tradicional Carteira de Trabalho. Isso evita perdas e roubos de documentos, necessidade de segunda via do documento, além de minimizar a falsificação.

A versão digital possui a mesma validade que o documento físico e é muito simples de ser obtida, por isso criamos esse guia passo a passo de como fazer a Carteira de Trabalho Digital. Acompanhe!

Leia também:

Mudanças com a Carteira de Trabalho Digital

Assim como outros documentos oficiais, a Carteira de Trabalho Digital é autorizada pelo Governo Federal através do Ministério do Trabalho e Economia (MTE) e visa reduzir a burocracia e custos de novas contratações, assegurando maior facilidade para empregadores e funcionários.

Isso significa que, a partir de agora, quando você for contratado, o seu novo empregador poderá realizar o seu registro de maneira totalmente digital através do Portal eSocial, apenas com o número do seu CPF.

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

Através da plataforma eSocial, as microempresas e empresas não precisarão realizar anotações na versão física da carteira do colaborador. A partir de agora é só lançar as informações no portal e elas serão automaticamente migradas para a Carteira de Trabalho Digital.

Apesar de a novidade ser muito bem-vinda, não se apresse em perder ou jogar a sua carteira física fora! A orientação do MTE é guardar o documento para eventual comprovação de tempo de serviço.

10 passos de como fazer a Carteira de Trabalho Digital: Guia 2022

O primeiro passo para dar início a sua nova Carteira de Trabalho Digital é realizar um cadastro. Acompanhe!

1 – Acessar o site Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Economia e selecionar a opção “Quero me cadastrar

2 – Na página do primeiro acesso será necessário preencher algumas informações (CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado)

3 – Em seguida será necessário validar alguns dados por questões de segurança e para impedir que outra pessoa se passe por você

4 – No quarto passo é necessário escolher uma das duas formas de validar a sua conta: através de SMS ou e-mail

5 – Insira o código de validação recebido via SMS ou e-mail e crie uma senha de acesso

6 – A seguir você deverá ser informado de que seu cadastro foi confirmado, assim você já pode fazer login na sua conta

7 – Após realizar login, você será automaticamente direcionado para a “Área do Cidadão” e poderá ter acesso aos serviços digitais já existentes

8 – Para ativar a sua Carteira de Trabalho Digital será necessário retornar ao portal Emprega Brasil e realizar login novamente, através do botão “Entrar” no canto superior direito da página

9 – Autorizar o uso de dados pelo Emprega Brasil

10 – Retornar novamente ao portal Emprega Brasil e finalmente você terá acesso à sua Carteira de Trabalho Digital

Na página que consta a versão digital da sua carteira, onde será possível ter acesso a todos os dados atualizados sobre um novo emprego ou antigos contratos. É importante se manter sempre atento a esse documento e verificar se tudo está corretamente preenchido. 

Apesar de o preenchimento ser totalmente automatizado, é sempre bom ficar de olho para qualquer eventual erro que possa ocorrer. Uma pequena alteração hoje pode dar uma grande dor de cabeça lá na frente. 

Entretanto, é inegável que a praticidade e a segurança oferecidas pela nova versão do documento são muito superiores a versão física. Por isso, faça valer o seu direito e ative já a sua Carteira de Trabalho Digital.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

6 comentários em “Como fazer a Carteira de Trabalho Digital”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima