Como tirar o Título de Eleitor online: Guia 2022

Descrição: Confira o nosso guia e saiba como tirar o Título de Eleitor Online em 2022 e ficar apto a votar nas eleições do final do ano. Confira!

O Título de Eleitor sem dúvida alguma é um dos documentos mais importantes que temos. Afinal, é ele que garante a nossa cidadania e o direito de escolher os representantes da nossa cidade, estado e país. 

Assim como outros serviços governamentais, tirá-lo pode ser uma tarefa um pouco burocrática, principalmente para quem não tem tanta facilidade com procedimentos feitos através da internet. 

Sabendo disso, criamos neste artigo um guia super completo com tudo que você precisa saber para tirar o Título de Eleitor Online, de maneira totalmente gratuita. Acompanhe!

Leia também:

O que mudou no Título de Eleitor

O Título de Eleitor é protegido pelo artigo 14 da Constituição Federal. Nesse sentido, ele é obrigatório há muitos anos, porém, já passou por diversas transformações ao longo das últimas décadas. 

Da última eleição para a próxima, por exemplo, temos mudanças bastante significativas. A principal delas é a obrigatoriedade de produção do Título de Eleitor Online, processo esse que antes era feito totalmente presencial, em unidades do TSE. 

Como tirar o Título de Eleitor online: Guia 2022
Como tirar o Título de Eleitor Online: Guia 2022

Outro ponto bastante importante é a popularização do aplicativo e-Título. Esse se trata da versão online do Título de Eleitor físico, que até então era emitido nas unidades presenciais. Ou seja, quem faz o documento hoje não tem acesso ao popular “cartão”, carregando apenas a via digital em seu celular.

No entanto, é importante dizer que quem fez o Título de Eleitor no formato antigo também pode ter acesso a versão digital. 

Basta fazer o download do app do e-Título, fazer o cadastro e preencher os dados solicitados. Dessa forma, pode-se aderir a esse formato online que, para a maioria das pessoas, é muito mais prático, rápido e eficiente. 

Passo a passo de como tirar o Título de Eleitor online

Como comentamos acima, atualmente não há nenhuma forma de tirar o Título de Eleitor presencialmente, por conta das novas regras adotadas durante o período da crise de saúde.

Nesse sentido, é preciso aprender a realizar esse procedimento online, para garantir os seus direitos como cidadão e o porte deste documento tão importante.

De maneira geral, o processo é bem simples, basta preencher os dados corretamente e prestar bastante atenção em todos os processos. Afinal, um erro básico pode fazer com que seu Título perca a validade e não possa ser utilizado. 

Sendo assim, acompanhe o passo a passo para tirar o Título de Eleitor online: 

  1. Em primeiro lugar, acesse a página oficial do Título Net. Quando ela abrir, já selecione o seu estado de residência e clique no botão de “Próximo”.

  2. Preste atenção em todas as instruções que serão fornecidas pelo site. Itens obrigatórios erão exigidos, que são uma foto sua segurando um documento, um documento oficial brasileiro (RG, CNH, etc), um comprovante de residência atualizado (preferencialmente dos últimos meses) e o certificado de quitação do serviço militar, para os homens.

  3. Ao terminar você iniciará o preenchimento dos dados. O primeiro passo é indicar “Não tenho” na aba Título de Eleitor. 

  4. Você deverá preencher seu nome completo, e-mail, número do seu RG e sua cidade de nascimento. Antes de seguir para a próxima página, marque a caixa “Sou humano” e complete o desafio proposto. 

  5. Ao terminar é hora de continuar preenchendo os dados. Complete agora o seu CPF, grau de instrução escolar e todas as outras informações que forem solicitadas no site. Avance e role a tela para baixo. 

  6. Aqui você terá o espaço para fazer o envio dos seus arquivos, como a foto com o documento e o comprovante de residência. Para o upload é essencial que eles estejam no formato JPG ou em PDF. Caso contrário, o site não aceitará o envio.

  7. Você deverá preencher o campo com suas informações de residência e escolher o local desejado para votação (que deverá ser dentro dos limites do seu município).

  8. Por último, confira todas as informações (releia os dados para verificar se estão corretos) e clique para confirmar o pedido do seu Título de Eleitor online. 

Quando finalizar, o próprio site disponibilizará o número do protocolo da sua solicitação, juntamente com a data em que ele foi emitido. 

Essa página não serve como comprovação de Título Eleitoral, tendo como único objetivo permitir acompanhar a emissão do seu documento.

Como acompanhar a emissão digital do Título de Eleitor  

Depois de fazer todo o processo de solicitação de Título, basta esperar que ele seja emitido. O documento não é fornecido na hora porque depende da aprovação do TSE, sendo assim, pode demorar algum tempo até que seja liberado e possa ser acessado no aplicativo do e-Título

Nesse sentido, se você deseja acompanhar como está o processo de emissão do seu Título de Eleitor, basta realizar simples passos a seguir.

Na página do TSE, escolha por “Protocolo” ou “Dados pessoais”. De acordo com a opção escolhida, preencha os dados solicitados e clique em “Próximo”.

A próxima página já mostrará como está a situação do seu Título. As opções indicadas são:

  • Aguardando a análise da Justiça Eleitoral

  • Requerimento Processado

  • Requerimento Excluído

  • Requerimento Indeferido

De acordo com a resposta do site você já pode conferir o seu Título de Eleitor ou regularizar a situação e fazer uma nova solicitação, para não ficar sem esse documento tão importante. 

O que é o Título de Eleitor

Aqui no Brasil o voto é facultativo dos 16 aos 17 anos, no entanto, a partir dos 18 anos de idade ele se torna obrigatório. Nesse sentido, para conseguir exercer esse direito é necessário tirar o Título de Eleitor através do alistamento eleitoral. 

Esse título, de maneira geral, é o documento que permite que o cidadão realize votações a âmbito municipal, estadual e federal. 

Portanto, ele precisa ser apresentado em todas as eleições e também em momentos específicos, sendo uma exigência de diversas empresas.

Sabendo disso, é muito importante aprender a tirar esse título. Caso contrário, você perde seu direito de votar e ainda pode ser obrigado a lidar com alguns problemas, como justificar ausência de voto na justiça. 

Importância do Título de Eleitor

Como citamos anteriormente, o Título de Eleitor é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro. Afinal, é ele que garante a participação nas eleições, o processo democrático mais significativo do país. 

Porém, a importância de emitir esse documento e mantê-lo atualizado vai muito além, tendo em vista que ele tem apresentação obrigatória em diversas situações. Nesse sentido, caso o cidadão não o tenha, pode perder grandes oportunidades em sua vida pessoal e profissional. 

Alguns dos momentos em que o Título de Eleitor é exigido são:

  • Na hora da contratação em um novo emprego

  • Para ingressar em uma universidade pública, seja ela estadual ou federal

  • Para assumir uma vaga em um concurso público

  • Para assumir uma vaga pública em contratos temporários

  • Para atualização de cadastro em instituições bancárias

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre como tirar o Título de Eleitor online? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais conteúdos cheios de dicas para te ajudar com todos os processos que precisa realizar!

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima