Como regularizar Título de Eleitor cancelado: O que fazer?

Descrição: Entenda os motivos e saiba como regularizar Título de Eleitor cancelado de maneira gratuita, através da internet. Confira o que você deve fazer!

O Título de Eleitor sem dúvidas é um dos documentos mais importantes para qualquer cidadão. Afinal, é por meio dele que garantimos nosso direito ao voto, um dos atos de cidadania mais significativos do país. Por esse motivo, é essencial mantê-lo sempre em dia, atualizado e legal.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o Título de Eleitor não é um documento incancelável. É preciso acompanhar e realizar todos os processos burocráticos envolvidos nele, caso contrário, o mesmo pode ser suspenso e até mesmo cancelado definitivamente. 

Sabendo disso, aqui neste artigo trouxemos um guia completo com todas as informações que você precisa sobre cancelamento do Título de Eleitor e o que fazer para regulariza-lo. Acompanhe!

Leia também:

Motivos para ter o Título de Eleitor cancelado

Como citamos anteriormente, o cancelamento do Título de Eleitor é passível e, mais do que isso, bastante comum. Isso porque o motivo de suspensão mais comum é a ausência nas votações eleitorais

Afinal, o Código Eleitoral – Lei nº 4.737 prevê o voto obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos. Sendo assim, o não comparecimento nas urnas no dia da eleição pode resultar em diversas complicações. 

Como regularizar o Título de Eleitor cancelado: Guia 2022
Como regularizar o Título de Eleitor cancelado: Guia 2022

No entanto, quando não é possível comparecer nas eleições também há a opção de justificar o voto. Nesse formato o cidadão paga uma pequena multa pelo não comparecimento e explica os motivos que não permitiram a votação, como estar em outra cidade ou realizando um compromisso de trabalho. 

Porém, essa justificativa precisa ser realizada o quanto antes. Caso contrário, o Supremo Tribunal entende que o cidadão não cumpriu com seu dever e realiza o cancelamento do título, sem nenhum tipo de aviso prévio.

Como consultar o Título de Eleitor

Sabendo o que causa o cancelamento do Título de Eleitor, você pode estar em dúvida sobre o estado do seu documento. Caso esse seja o caso, não é preciso se preocupar, pois existem algumas formas bem práticas de descobrir se ele está atualizado, suspenso ou cancelado. 

A primeira delas é diretamente pelo site do TSE. Nesse formato, basta colocar os seus dados e consultar. A resposta aparece de forma bem objetiva, indicando se é preciso realizar a atualização ou não.

Essa atualização também pode ser feita presencialmente, em um cartório eleitoral. Nesse caso é necessário levar seus documentos pessoais, como o RG e também um comprovante de residência para atualização de endereço. Caso contrário, não é possível renovar o título.

O último formato é através da Central de Atendimento ao Eleitor, do TRE de São Paulo. Nesse caso, basta fazer uma ligação e resolver toda a situação diretamente pelo telefone. O custo do telefonema é de uma ligação para o estado de São Paulo, no telefone 148.

É importante ressaltar que o TSE não se comunica por e-mail e nem por WhatsApp. Sendo assim, caso receba mensagem de alguém informando que é necessário regularizar seu Título de Eleitor, fique atento, pois provavelmente trata-se de um golpe. 

Como regularizar Título de Eleitor cancelado: Guia 2022

Como comentamos anteriormente, estar com o Título de Eleitor desatualizado, suspenso ou cancelado pode gerar diversos problemas para o cidadão e até mesmo alguns impedimentos em sua vida pessoal e profissional.

Portanto, caso esse seja o seu caso, é de extrema importância regularizar a situação o quanto antes. De forma geral, existem dois caminhos que podem ser utilizados para atualizar um Título de Eleitor, presencialmente ou através da internet.

Antes de tudo é necessário fazer a quitação das multas que foram geradas pela não participação nas votações. Cada multa tem o valor simbólico de R$3,51, sendo assim, não é preciso se preocupar com taxas altas.

Fazendo isso, já pode-se regularizar o Título de Eleitor. Acompanhe como funciona o processo presencialmente e também pela internet.

Regularizar Título de Eleitor presencialmente

Para regularizar o título de eleitor presencialmente é preciso comparecer a um cartório eleitoral da sua cidade, onde todo o processo será realizado. 

Lá será necessário apresentar um documento original com foto (preferencialmente o RG) e um comprovante de residência o mais recente possível. 

Depois, basta solicitar a regularização para o colaborador do local e realizar a conferência dos dados. Ao terminar, seu Título de Eleitor já estará regular e sua cidadania também estará em dia. 

Regularizar Título de Eleitor através da internet

Caso você não tenha tempo ou disponibilidade para regularizar presencialmente, também pode realizar o processo online, de forma bem rápida e prática. 

O primeiro passo é acessar o sistema de cadastro no site do TSE. Depois, é necessário preencher o seu estado (ou o estado em que seu Título de Eleitor foi emitido) e clicar em “Próximo“.

Depois de selecionar o estado, leia todas as informações com bastante atenção. Elas são muito importantes para a regularização documento, portanto, devem ser conferidas antes de seguir para o próximo passo. Quando entender tudo, clique em “Próximo”.

Na próxima aba você deverá preencher todas as informações solicitadas, como seu nome, data de nascimento e informações de filiação. Além disso, terá uma aba na qual você deve informar sobre seu Título de Eleitor, se sabe o número ou não. 

Ao terminar, basta seguir com os procedimentos indicados na tela. Um ponto muito importante é atualizar o seu endereço, caso tenha sido alterado. Do contrário, você pode receber notificações escritas no local incorreto, atrapalhando a atualização e regularização do seu título. 

Como verificar se a regularização funcionou 

Como o Título de Eleitor é necessário em diversos processos, muitas pessoas acabam descobrindo que ele está irregular apenas no momento em que precisam dele. Sendo assim, acabam realizando o procedimento de atualização em cima da hora, com bastante urgência. 

Se esse é o seu caso, pode ficar tranquilo, pois há uma maneira bem prática e rápida de conferir se deu tudo certo. 

Para fazer isso, basta consultar no site do TSE, do mesmo modo que explicamos anteriormente. Desse modo, você obtém uma resposta exata sobre como está a situação do seu Título de Eleitor e se já pode seguir com os procedimentos nos quais precisa dele.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima