Pular para o conteúdo

Perdi meu CPF: Como saber o número?

Perdi meu CPF: E agora, como saber o número? Confira as diferentes maneiras de saber o número do seu CPF, em caso de perda ou roubo do documento. Saiba mais!

Existem alguns documentos que são imprescindíveis para a vida de um cidadão brasileiro. O CPF é um deles e nos acompanha quase que diariamente nas mais diversas situações, como na entrada de um prédio ou para o cadastro de uma simples nota fiscal.

Esse documento, assim como o número de identidade, é essencial para realizarmos diversas ações do dia a dia e é responsável por provar à justiça que pertencemos a sociedade e que estamos em dia com os nossos deveres e contribuições de cidadão.

Apesar de sua tamanha importância, existem circunstâncias na vida que podem nos levar a perder o CPF ou simplesmente esquecer os 11 dígitos. Se esse é o seu caso, saiba desde  já que é possível ter acesso ao número do documento mesmo sem tê-lo em mãos.

Leia também:

Como solicitar o CPF?

Atualmente, a inscrição no Cadastro de Pessoa Física pode ser feita tanto pelo site da Receita Federal quanto pelas agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Nas instituições físicas, será necessário pagar uma taxa que chega a, no máximo em R$ 7,00. Já através do site da Receita Federal a solicitação não gera nenhum custo.

A partir dos 12 anos todos os cidadãos brasileiros já devem ser portadores do seu número de CPF, entretanto, a solicitação pode ser feita antes sem nenhum impedimento. 

Confira os documentos que devem ser apresentados para a solicitação em cada faixa etária:

  • Menores de 16 anos: certidão de nascimento ou carteira de identidade

  • Maiores de 16 anos: carteira de identidade

  • Entre 18 e 69 anos: apresentação do título de eleitor.

Perdi meu CPF: Como saber o número?

Caso você tenha sido roubado, perdido ou esquecido seu número de CPF não será uma tarefa tão simples assim reavê-lo. Isso porque você terá que comprovar de diversas formas que é o dono do seu próprio CPF, para evitar falsificações ou fraudes.

Em casos como esses, o mais indicado é comparecer o mais rápido possível a uma unidade da Receita Federal. Lá você deverá informar que perdeu seu CPF e deverá apresentar também um documento de identificação. 

Outra maneira de tentar recuperar o número é localizando-o em algum outro documento, cheque, contrato ou mesmo pelo cadastro bancário. Por fim, você também pode verificar se não tem uma cópia do CPF guardada física ou digitalmente.

Já em casos de perda ou roubo, será necessário registrar um boletim de ocorrência antes de comparecer a uma unidade da Receita Federal. Esse tipo de ação é necessária caso alguém tente fazer mau uso do seu CPF. 

Para comparecer à Receita Federal é necessário marcar um horário previamente. Isso pode ser feito através de um e-mail que varia de acordo com o seu Estado e que pode ser consultado aqui

O que é CPF e qual sua importância?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento indispensável na vida de todo cidadão brasileiro.

Ele é simplesmente responsável por garantir que cada um é uma pessoa física na sociedade e que contribui para seu progresso. 

O CPF é um documento emitido pela Receita Federal e tem como objetivo principal identificar todos os contribuintes do Imposto de Renda. Cada pessoa possui 11 dígitos únicos, que serão seus até o fim da vida e nunca serão modificados.

Os números são únicos e não mudam para cada contribuinte, mesmo em casos de roubo ou perda. Os dois últimos são considerados de verificação, já o terceiro informa a unidade federativa na qual você se registrou pela primeira vez. 

Além de cumprir seu objetivo principal, o CPF também é requisitado em diversas outras situações rotineiras que todo cidadão enfrenta, tais como:

  • Abrir conta em banco

  • Acessar a sua conta bancária

  • Prestar concurso público

  • Se matricular em uma universidade

  • Solicitar um crediário em um estabelecimento

  • Solicitar um cartão de crédito

  • Entrar em um prédio ou edifício comercial

Apesar de ser comumente confundido com um documento de identificação, o CPF não pode ser utilizado para esse fim. Isso porque, diferente do RG e da CNH, o CPF não apresenta imagem que identifica o cidadão. 

Ainda que seja um documento muito importante, muitos brasileiros não tem conhecimento sobre seu número de CPF: seja por não conseguir decorar, seja pela perda do documento ou ainda, seja pela falta de costume de carregá-lo consigo. 

Perdi meu CPF: Como saber o número? Atualizado 2023
Perdi meu CPF: Como saber o número? Atualizado 2023

Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

40 comentários em “Perdi meu CPF: Como saber o número?”

  1. Maria José Ricardo Silva

    Meu CPF rasurou os 11 dígitos e não lembro o número, tentei pedir segunda via pelo site da Receita Federal, porém pedem o número do CPF que não lembro, como faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *