Como tirar a segunda via do CPF pela internet

Confira o passo a passo de como tirar a segunda via do CPF pela internet, mesmo quando você não sabe o número. Acompanhe!

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais solicitados no dia a dia do cidadão brasileiro. Muitas vezes ele acaba sendo mais usado que até o próprio número de identidade, em situações como cadastro bancário ou acesso a um prédio.

Muitas pessoas são roubadas, perdem a carteira ou simplesmente perdem o CPF e então é necessário tirar uma segunda via, pois é praticamente impossível ficar muito tempo sem possuir esse documento em mãos.

A emissão da segunda via do CPF é bem simples, podendo ser feito diretamente pela internet e de maneira totalmente gratuita. Confira esse artigo que preparamos para você que ensina como tirar a segunda via do CPF.

Leia também:

Para que serve o CPF?

O Cadastro de Pessoa Física, ou CPF, é um documento composto por 11 números que acompanham os cidadãos brasileiros por toda a sua vida civil. O documento é importante para a identificação e para o registro no sistema da Receita Federal. 

Um dos principais objetivos do CPF é a identificação daqueles que são contribuintes do Imposto de Renda, além do gerenciamento de outras questões financeiras da vida do brasileiro. 

Como tirar a segunda via do CPF pela internet: Guia 2021

É através desse documento que é possível descobrir se uma pessoa se encontra com o nome sujo ou não, por exemplo. Assim, cada número de CPF específico armazena informações sobre cada cidadão. 

Através do documento, lojas, bancos e empresas são capazes de conferir a situação financeira de seus clientes, com o objetivo de fechar negócios ou realizar vendas voltadas para aquele cliente. 

Além de possibilitar empréstimos e possuir outras funções na vida financeira de cada pessoa, o CPF e o documento de identidade formam os documentos mais básicos na vida de cada cidadão. 

Assim, estar com o CPF regularizado é importante por questões tanto financeiras quanto civis. Confira agora como solicitar a sua segunda via.

Como solicitar 2ª via do CPF

O site da Receita Federal oferece de maneira simplificada o processamento da segunda via do Cadastro de Pessoa Física, sem maiores complicações. 

Receita federal

Aqueles que se encontram sem o CPF porque perderam ou foram roubados, o site da Receita Federal possui uma página específica, descrita no passo a passo abaixo, para a solicitação da segunda via do Cadastro de Pessoa Física, facilitando e muito a vida de quem está nessa situação. 

O serviço foi pensado para ser rápido e prático, e após realizada a solicitação, o cidadão já pode imprimir na hora o documento válido sem passar por maiores dores de cabeça.

Fazendo a solicitação da 2º via do CPF pela internet

Há alguns anos o governo parou de fabricar e emitir o cartão físico do CPF durante a primeira via do documento. Atualmente, o que vigora é o comprovante impresso que serve como uma das formas de identificação do cadastro. 

Também é bastante comum que as pessoas apresentem o CPF junto à cédula de identidade ou junto à carteira de habilitação. Entretanto, o papel que pode ser impresso em casa ou em outro lugar também é um representante válido do documento.

Assim, aqueles que precisam, por algum motivo, emitir uma segunda via do CPF pela internet não são obrigados a retirar o documento em alguma agência física dos correios ou em alguma agência bancária do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. 

Para solicitar a segunda via do documento, então, é bastante simples: 

  • Acessar o site da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/

  • Buscar a área específica para solicitação de segunda via do CPF

  • Selecionar a opção de acordo com a sua situação: quem declarou imposto de renda ou quem não declarou imposto de renda

  • Preencher o formulário corretamente com seus dados

  • Acesso ao comprovante da segunda via do CPF

Segunda via do CPF sem saber o número

Para aqueles que não sabem, não se lembram o número do CPF ou não têm acesso ao mesmo, o processo é um pouco diferente:

Dessa forma é possível perceber que é extremamente simples e rápido solicitar e ter acesso à segunda via do CPF. Através do site da Receita Federal e sem pagar nada, você tem tudo o que precisa para regularizar a sua situação. 

Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

16 comentários em “Como tirar a segunda via do CPF pela internet”

  1. Boa tarde! Preciso da segunda via do cpf mas não consigo imprimir pela internet pois não tenho título de eleitor pois perdir. O que faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima