Pular para o conteúdo

Saiba como marcar consultas pelo Conecte SUS

  • por

Ir ao médico é sempre um fator importante para garantir a manutenção da saúde e, principalmente, para cuidar de problemas que já estão estabelecidos e não deixá-los se agravar, complicando a saúde. É por isso que marcar consultas pelo Conecte SUS é uma ferramenta tão relevante para os brasileiros, já que promove uma marcação on-line dos principais exames!

Atualmente, utilizar a internet para finalizar assuntos burocráticos é uma verdadeira facilidade no dia a dia das pessoas, pois elas, geralmente, não possuem tempo para se deslocar e realizar essas atividades presencialmente.

Sendo assim, confira, neste artigo, como lidar com esse conteúdo virtual e aprenda tudo sobre esse serviço. Aproveite e tenha uma boa leitura!

Leia também:

Saiba como marcar consultas pelo Conecte SUS

O que é o Conect SUS? 

Caso você ainda não saiba ao certo o que é o Conecte SUS, entenda que ele é um aplicativo muito útil para todos os cidadãos que acessam o sistema público de saúde. Já que, neste app, você pode ter acesso às suas consultas marcadas, carteira de vacina e pode marcar suas futuras consultas totalmente online. 

O principal objetivo desta aplicação é unificar os dados de saúde, permitindo o compartilhamento de informações entre os mais variados níveis de atenção à saúde, seja ela primária, especializada ou hospitalar. Isso garante uma otimização do acompanhamento do histórico médico dos pacientes e facilita o trabalho dos profissionais da saúde.

Para saber como marcar suas consultas online, e se ver livre das filas para fazer seus agendamentos, te convidamos a acompanhar o passo a passo que trouxemos. Vamos juntos conferir? 

Passo a passo de como marcar consultas pelo Conecte SUS

O acesso ao aplicativo é feito por meio da sua conta Gov.Br. Por isso, verifique se seu acesso está ativo antes de baixar o aplicativo. Caso não esteja, acesse o site do governo (Gov.Br) para regularizar sua situação. Mas caso já esteja tudo certo, siga o passo a passo a seguir: 

1- Baixe o Conecte SUS (Android / iOS) 

Em sua loja de Apps, seja Android ou IOS, escreva Conecte SUS na lupa de pesquisa. Em seguida, após aparecer o logo do aplicativo, selecione a opção instalar. Espere que o aplicativo finalize a instalação no dispositivo para que possa clicar no botão “Abrir”, disponibilizado na própria loja virtual.

2- Acesse o aplicativo

Com o aplicativo já instalado no seu smartphone, para acessá-lo, basta inserir o seu CPF e a senha utilizada no seu cadastro no site GOV.Rr. Por último, clique na opção entrar. Caso ainda não possua a conta, será necessário fazê-la do zero, informando os dados solicitados pela plataforma.

3 – Selecione a seção “ações rápidas”

Saiba como marcar consulta pelo Conecte SUS

Após fazer o login no aplicativo, na página inicial, vá até a seção “Ações rápidas”, em seguida toque em “Ver todos”, e por último, clique em “agendar”. Lá é possível ter acesso a eles, consultar a fila de espera, e até mesmo marcar uma consulta selecionando as datas disponíveis. 

A interface é intuitiva justamente para auxiliar as pessoas que têm certa dificuldade de utilizar a internet para marcar as suas consultas, visando ampliar o acesso e garantir que todos possam usufruir do sistema de saúde pública de qualidade.

Criando uma conta no gov.br

Para que seja possível ter acesso ao Conecte SUS, será preciso ter uma conta, previamente, no portal do governo. Por isso, é necessário:

  1. Acessar este endereço;
  2. Clicar em “Criar sua conta” e, logo em seguida, optar por uma das opções de login, seja por CPF ou outro método;
  3. Preencher todos os dados conforme as instruções disponibilizadas;
  4. Criar uma senha que seja fácil de lembrar para um acesso posterior.

Todos os dados anteriormente mencionados para criar a sua conta serão utilizados dentro do app do SUS, além de qualquer outro serviço que esteja diretamente vinculado com o governo. Sendo assim, é válido ter em mente essas informações.

O que pode ser agendado pelo aplicativo?

Utilizando o aplicativo, o usuário poderá realizar um agendamento de consultas, exames e, também, o acompanhamento da sua colocação dentro da fila do Sistema Nacional de Transplantes, para quem precisa realizar algum tipo de cirurgia de urgência.

Além disso, a aplicação também poderá ser utilizada para acompanhar campanhas de vacinação, informar-se sobre a Cartilha de Vacinação Nacional e conseguir o certificado de vacinação referente à COVID-19.

Unidade de saúde não cadastrada: o que fazer?

Caso a unidade de saúde desejada não esteja devidamente cadastrada no sistema, será preciso colocar todos os dados na Rede Nacional de Dados em Saúde, que fica localizada na unidade de saúde básica na região onde você se encontra.

O agendamento poderá ser solicitado para que a transferência do cadastro seja feita para o sistema nacional, disponibilizando a Unidade Básica de Saúde para que tenha as suas consultas marcadas onde deseja.

Conecte SUS para consultas gratuitas

Se chegou até aqui, deu para perceber o quão fácil é acessar o Conecte SUS e fazer os seus agendamentos. Agora, é só seguir o passo que disponibilizamos e não enfrentar mais filas para marcar suas consultas. 

Quer se manter informado? Então, continue acompanhando o nosso blog

Gostou de saber como marcar consulta pelo Conecte Sus? Pois esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a entender como fazer uso do aplicativo e de suas funcionalidades de um jeito simples e prático! 

Além disso, caso queira continuar se mantendo bem informado sobre diversas dicas e curiosidades dos mais variados temas, fique atento ao nosso blog, pois aqui sempre estamos disponibilizando conteúdos que irão agregar conhecimento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *