Pular para o conteúdo

Como se cadastrar e acessar exames do SUS pela internet e no Conecte SUS

  • por

Confira rapidamente resultados do exame SUS, Certificado de vacina e outros serviços importantes pelo smartphone ou computador. Aprenda como agora!

A nova plataforma do SUS facilita o acesso às informações de saúde dos pacientes que utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde.

Através do Conecte SUS, você consegue pegar resultados de exames de especialidades médicas e exame de COVID-19 realizados em qualquer laboratório do Brasil que esteja credenciado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Além disso, você pode agendar consulta, verificar os últimos atendimentos e acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O Conecte SUS Cidadão é um sistema nacional completo que integra todas as informações dos pacientes. É a maneira mais fácil de visualizar os resultados de todos os exames médicos do SUS.

Confira aqui como você pode se cadastrar agora mesmo e fazer o download do CONECTE SUS no smartphone de forma simples.

Leia também:

Como se cadastrar e acessar exames do SUS pela internet e no Conecte SUS

O que é o Conecte SUS?

É uma plataforma do Governo Federal que conta com um site e um aplicativo para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acessem informações como: histórico de vacinas, exames e quaisquer outras informações do atendimento médico. 

Todos os exames realizados nas unidades de saúde do território nacional podem ser acessados nessa plataforma.

Pelo sistema, o usuário acessa as redes de saúde na sua localização, como: Hospitais, Serviços de Urgência, Farmácia Popular, Centro de Especialidades, Centros de Atendimento Psicossocial, entre outros.

Em relação aos outros dados disponíveis no sistema, as informações que podem ser visualizadas são dos registros feitos a partir de 2018.

Quais exames estão disponíveis no Conecte SUS?

O Conecte SUS Cidadão disponibiliza todos os exames que foram inseridos no banco de dados oficial do sistema de saúde do governo federal.

Seja computador ou smartphone, você consegue pegar todos os resultados de exames do SUS pela internet.

Segundo o Ministério da Saúde, “os laboratórios públicos e privados são responsáveis pelo envio dos dados para a base de dados”.

Se o seu exame não estiver na plataforma, você deve entrar em contato com o laboratório para verificar se os resultados foram inseridos no sistema.

Até mesmo os exames de COVID-19 podem ser acessados no aplicativo ou através do computador.

Em breve, todos os exames realizados para o atendimento no SUS estarão disponíveis para consulta do paciente e dos profissionais de saúde.

Veja agora como você pega os resultados de exames SUS pela internet.  

Passo a Passo como ver os exames SUS pela internet

Leia aqui como você pode ver resultados de exames do Conecte SUS pela internet:

Acesso Conecte SUS pelo smartphone

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS (iPhone).

1 – Acesse a Play Store e procure por ‘SUS’. Depois, clique em instalar no aplicativo Conecte SUS, do Governo do Brasil.

2 – Abra o app do SUS e você será direcionado para uma tela de apresentação, basta clicar em ‘Próximo’ e, depois, em ‘Começar’.

3 – Nessa tela inicial você já encontra os principais serviços do SUS, mas vá até a parte inferior da página e clique em ‘Entrar com Gov.br’ para acessar os exames SUS.

4 – Será preciso fazer um login com seu CPF e senha que estão cadastradas no sistema online do Governo Federal (o mesmo login que você utiliza para acessar a Carteira de Trabalho Digital)

Caso não tenha um login, você pode criar um novo ou acessar com sua conta bancária.

Como se cadastrar e acessar os exames do SUS pela internet e no Conecte SUS - 1

5 – Para acessar o aplicativo, será necessário aceitar os Termos de Uso

6 – Após aceitar os Termos de Uso da plataforma, você deve clicar no campo ‘Exames’, disponível na tela inicial em ‘Ações rápidas’.

7 – Aqui estarão disponíveis todos os exames cadastrados no Sistema Único de Saúde.

Como se cadastrar e acessar os exames do SUS pela internet e no Conecte SUS - 2

Os exames de COVID-19 já podem ser acessados facilmente pelo aplicativo Conecte SUS, assim como exames de outras especialidades cadastrados pelos laboratórios.

O informe do app ressalta que em caso de informações divergentes no documento, o paciente deve entrar em contato com o laboratório responsável ou com a Unidade de Saúde que realizou o atendimento do exame.

Acesso Conecte SUS pelo computador

Além do acesso pelo seu smartphone, você também pode acessar o CONECTE SUS no site https://conectesus-paciente.saude.gov.br/

1 – Após acessar o site acima, vá até a parte inferior da página e clique em ‘Entrar com Gov.br’.

2 – Faça o login com o CPF e clique em ‘Continuar’ para inserir a senha.

3 – Será preciso informar a senha cadastrada no sistema online Gov.br (o mesmo sistema que acessa a Carteira de Trabalho Digital e outros serviços governamentais)

4 – Na página principal, clique em ‘exames’ para acessar os resultados do SUS.

5 – Na página ‘Exames’, você encontrará todos os seus exames disponíveis no SUS.

Como se cadastrar e acessar os exames do SUS pela internet e no Conecte SUS - 3

O login no sistema Gov.br também pode ser realizado via leitura de QR Code, Certificado digital e com a conta dos Bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob e Santander.

Agora que você já sabe como encontrar os exames SUS pela internet, acesse a plataforma através do computador ou baixe o aplicativo gratuitamente para Android ou iOS.

O que mais está disponível no app do SUS?

No aplicativo do SUS você consegue realizar ações como validação do QR Code. Além disso, no campo ‘Contatos’, você consegue adicionar um contato de emergência que poderá ser acionado por um profissional de saúde.

Confira quais são os outros serviços que podem ser acessados na plataforma do SUS:

– Cartilha de vacinas

– Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

– Número do Cartão Nacional de Saúde

– Histórico de Saúde

– Atendimento e internações

– Medicamentos

– Agendamento de atendimento

– Doações de sangue

– Rede de Saúde

– Transplante (acompanhamento e posição na fila)

– Peso saudável

– Registro de Alergias

– Principais notícias

– Fale com o ConecteSUS

– Dúvida Frequentes

– Termos de Utilização

Como você pode ver acima, o Conecte SUS Cidadão auxilia os pacientes e compartilha via web e no smartphone as informações de saúde mais importantes para todos, de uma forma fácil e muito acessível.

Através do sistema, você consulta seu certificado de vacinação, os exames e ainda pode solicitar que os laboratórios cadastrem os novos dados. 

A plataforma ConecteSUS foi desenvolvida para facilitar a comunicação com os pacientes do serviço público de saúde, portanto, faça o download agora mesmo e consulte seus atendimento médicos, exames e vacinas disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *