Pular para o conteúdo

Como se cadastrar no Meu INSS: Passo a passo

Acompanhe o nosso guia passo a passo e saiba como se cadastrar no Meu INSS em 2023 e ter acesso a diversos serviços pela internet. Confira!

Já faz alguns anos que o Governo Federal vem investindo no desenvolvimento de plataformas digitais, com o objetivo de facilitar o acesso da população para os mais diversos serviços essenciais.

Através do site oficial ou do aplicativo Meu INSS, é possível acessar os mais diversos benefícios, consultar extrato do INSS, pedir salário maternidade, simular aposentadoria, fazer agendamentos e muito mais. Atualmente são mais de 90 serviços disponíveis.

Para se cadastrar, você só precisa de uma conta gov.BR, que também pode ser feita através do site oficial ou aplicativo gov.BR. Também é possível efetuar o cadastro através do Internet Banking de bancos conveniados.

Para te ajudar no processo, a nossa equipe de redação preparou um passo a passo de como se cadastrar no Meu INSS, das diferentes maneiras disponíveis.

Leia com atenção e siga cada etapa. Se você ficar com alguma dúvida, deixe um comentário ao final da página, que vamos tentar ajudar a resolver pequenos problemas ou dúvidas que possam surgir.

Outros artigos que podem te interessar:

Como se cadastrar no Meu INSS: Primeiro acesso

Por ser um serviço que faz parte da plataforma do Governo Federal (gov.br), que é capaz de oferecer um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos que estão na internet, o acesso ao Meu INSS se dá através do cadastro único, basta criar uma conta no gov.br.

Isso quer dizer que com apenas um usuário e senha, é possível acessar todos os serviços oferecidos pelo Governo que estão na internet. Para quem ainda não é cadastrado no aplicativo ou site Meu INSS, confira a seguir o passo a passo:

Criado para oferecer maior praticidade a vida do beneficiário, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente e foi desenvolvido tanto para Android quanto para iOS, mas o Meu INSS também pode ser acessado pelo site como citamos.

Problemas para acessar o Meu INSS?

Caso você esteja enfrentando dificuldades ou problemas no seu acesso à plataforma, não se preocupe. É possível buscar orientação sobre a melhor forma de proceder em cada caso através da central 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h. 

Se você estiver com problemas fora do horário de atendimento da central, também é indicado consultar o FAQ (dúvidas frequentes) do aplicativo Meu INSS. Lá é possível obter informações sobre: 

Não encontrou o que procura? Utilize a busca a seguir:

Serviços do Meu INSS

O grande benefício do aplicativo desenvolvido pelo governo para substituir o Dataprev está na possibilidade da solicitação de vários serviços sem que o cidadão tenha que se deslocar até uma agência.  

Confira a seguir alguns serviços que podem ser solicitados diretamente através do Meu INSS:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade
  • Auxílio maternidade
  • Pensão por morte
  • Seguro desemprego
  • Auxílio-doença
  • Certidão por tempo de contribuição
  • Benefícios assistenciais
  • Alteração de local ou forma de pagamento
  • Cadastro ou renovação de procuração ou representante legal
  • Recurso e revisão
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido

Esses são apenas alguns dos mais de 90 serviços oferecidos pela plataforma que podem ser solicitados do conforto de casa. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS surgiu como uma plataforma com o intuito de reunir em um só lugar os diversos serviços que os aposentados e pensionistas do INSS possam precisar diariamente. 

O novo portal chegou para substituir o antigo Dataprev, que só oferecia algumas facilidades através da internet. Com o intuito de agilizar a vida do beneficiário, o Governo Federal elaborou o Meu INSS, que oferece praticamente todos os serviços online. 

Não é mais necessário comparecer a uma agência para resolver qualquer pendência ou solicitar algum serviço. O novo aplicativo funciona em conjunto com o telefone 135 e através desses canais os beneficiários conseguem acessar os recursos disponíveis.

Recursos esses que incluem:

  • Consultas à informações
  • Agendamento de atendimentos presenciais, como perícia médica
  • Consulta a extrato de pagamento e de empréstimo consignado
  • Acesso ao histórico de trabalho
  • Acesso a simulações online sobre a aposentadoria.
Como se cadastrar no Meu INSS: Guia 2023
Como se cadastrar no Meu INSS: Guia 2023

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

12 comentários em “Como se cadastrar no Meu INSS: Passo a passo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *