Como se cadastrar no Meu INSS: Passo a passo

Há alguns anos o Governo Federal vem investindo no desenvolvimento de plataformas digitais com o objetivo de facilitar o acesso da população para diversos serviços essenciais. Esse é o caso do portal Meu INSS, que trata sobre a aposentadoria dos idosos.

A ferramenta foi desenvolvida para proporcionar aos brasileiros o acesso aos mais de 90 serviços oferecidos pela Previdência Social. Tudo isso através de uma conexão com a internet, por um aplicativo de celular ou computador.

Como grande facilitador, permite que os usuários solicitem e acompanhem o andamento de vários serviços através da internet. 

Para começar a usufruir dos benefícios é necessário se cadastrar e seguir alguns passos. Por isso vamos ensinar o passo a passo de como se cadastrar no Meu INSS em 2022. Acompanhe!

Leia também:

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS surgiu como uma plataforma com o intuito de reunir em um só lugar os diversos serviços que os aposentados e pensionistas do INSS possam precisar diariamente. 

O novo portal chegou para substituir o antigo Dataprev, que só oferecia algumas facilidades através da internet. Com o intuito de agilizar a vida do beneficiário, o Governo Federal elaborou o Meu INSS, que oferece praticamente todos os serviços online. 

Como se cadastrar no Meu INSS: Passo a passo 2022
Passo a passo para se cadastrar no Meu INSS em 2022

Não é mais necessário comparecer a uma agência para resolver qualquer pendência ou solicitar algum serviço. O novo aplicativo funciona em conjunto com o telefone 135 e através desses canais os beneficiários conseguem acessar os recursos disponíveis.

Recursos esses que incluem:

  • Consultas à informações
  • Agendamento de atendimentos presenciais, como perícia médica
  • Consulta a extrato de pagamento e de empréstimo consignado
  • Acesso ao histórico de trabalho
  • Acesso a simulações online sobre a aposentadoria.

A plataforma Meu INSS surgiu para facilitar a vida dos beneficiários e para ter acesso a ela é necessário realizar um primeiro cadastro, veja a seguir como fazê-lo.

Como se cadastrar no Meu INSS: Primeiro acesso

Por ser um serviço que faz parte da plataforma do Governo Federal (gov.br), que é capaz de oferecer um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos que estão na internet, o acesso ao Meu INSS se dá através do cadastro único, basta criar uma conta no gov.br.

Isso quer dizer que com apenas um usuário e senha, é possível acessar todos os serviços oferecidos pelo Governo que estão na internet. Para quem ainda não é cadastrado no aplicativo ou site Meu INSS, confira a seguir o passo a passo:

Criado para oferecer maior praticidade a vida do beneficiário, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente e foi desenvolvido tanto para Android quanto para iOS, mas o Meu INSS também pode ser acessado pelo site como citamos.

Problemas para acessar o Meu INSS?

Caso você esteja enfrentando dificuldades ou problemas no seu acesso à plataforma, não se preocupe. É possível buscar orientação sobre a melhor forma de proceder em cada caso através da central 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h. 

Se você estiver com problemas fora do horário de atendimento da central, também é indicado consultar o FAQ (dúvidas frequentes) do aplicativo Meu INSS. Lá é possível obter informações sobre: 

Serviços do Meu INSS

O grande benefício do aplicativo desenvolvido pelo governo para substituir o Dataprev está na possibilidade da solicitação de vários serviços sem que o cidadão tenha que se deslocar até uma agência.  

Confira a seguir alguns serviços que podem ser solicitados diretamente através do Meu INSS:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade
  • Auxílio maternidade
  • Pensão por morte
  • Seguro desemprego
  • Auxílio-doença
  • Certidão por tempo de contribuição
  • Benefícios assistenciais
  • Alteração de local ou forma de pagamento
  • Cadastro ou renovação de procuração ou representante legal
  • Recurso e revisão
  • Solicitação de pagamento de benefício não recebido

Esses são apenas alguns dos mais de 90 serviços oferecidos pela plataforma que podem ser solicitados do conforto de casa. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

11 comentários em “Como se cadastrar no Meu INSS: Passo a passo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima