Pular para o conteúdo

Aplicativo Meu INSS: Como baixar e instalar no celular

  • por

O aplicativo Meu INSS é essencial para quem está a caminho de se aposentar. É nele que você poderá dar andamento a processos relacionados à sua aposentadoria, por exemplo.

Por outro lado, é importante ressaltar que essa não é a única utilidade do app, disponível para Android e iOS, que hoje conta com mais de 90 serviços disponíveis para o cidadão.

Um exemplo que costuma acontecer com frequência é a necessidade de recebimento de auxílio-doença. Através do aplicativo Meu INSS é simples fazer o agendamento totalmente online, muito mais simples e rápido.

Para quem trabalhar como autônomo, é no Meu INSS que você consegue verificar se está em dia com os pagamentos, se for o caso regularizar a sua situação e ter acesso a diversos benefícios, assim como quem trabalha de carteira assinada.

Quase tudo relacionado à sua seguridade social pode ser resolvido por meio do app. Vamos te ensinar passo a passo, como baixar e instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular. Acompanhe!

Leia também:

Como me cadastrar no Meu INSS?

Agora, você vai ter que fazer o cadastro no Meu INSS para ter acesso à sua situação de seguridade social.

Para esse passo a passo, vamos usar a versão de Android, mas é importante salientar que o aplicativo é igual em ambos os sistemas. Então pode executar os mesmos passos no seu iPhone que conseguirá usar o Meu INSS sem problemas!

Primeiro, abra o app depois de fazer o download e veja os slides sobre o que você pode consultar nele. Depois disso, clique no botão Faça sua senha aqui mesmo!

Se você já tiver login no site do governo, o gov.br, você pode usar o seu cadastro para acessar o Meu INSS, sem a necessidade de fazer uma senha.

Caso contrário, você deverá tocar em Cadastrar senha ou Inscrever no INSS, se você ainda não for inscrito. A última opção te leva para um site externo e não será coberta por esse tutorial. 

Já para a segunda, basta tocar em Cadastrar senha e, na tela seguinte, inserir o seu CPF e clicar em Começar.

Depois, basta seguir os passos que o próprio app irá mostrar na tela. Para criar a senha, você deverá incluir pelo menos uma letra maiúscula, uma minúscula, um numeral e um caractere especial, como o “!” ou o “@”.

Nossa dica: gere uma senha aleatória de pelo menos 10 caracteres que siga a essas regras.

Como baixar o aplicativo Meu INSS

Aprender como baixar o app Meu INSS é simples e rápido. Tanto que nem precisamos chamar isso de um “passo a passo”, já que só existem duas etapas.

A primeira delas é clicar no link para baixar o app no seu Android ou iPhone. Confira abaixo:

Depois de acessar o link, é só tocar no botão Instalar para começar a baixá-lo.

O que você pode fazer sem senha no app?

Você pode usar o app Meu INSS mesmo que não tenha uma senha no momento. O acesso, no entanto, é um pouco mais limitado.

Nesse tipo de acesso, você poderá:

  • Emitir Guia de Pagamento: caso seja autônomo, você pode continuar suas contribuições com a Previdência Social emitindo e pagando essas guias mensalmente.
  • Comunicar Acidentes de Trabalho: ao fazer isso, você pode comunicar ao INSS que você sofreu um acidente de trabalho ou foi acometido por uma doença ocupacional. Ou seja, doença adquirida enquanto trabalhava. Ao clicar nesse botão, você será encaminhado às instruções para preencher o formulário de acidente de trabalho.
  • Acessar o calendário de pagamento: nessa opção, você gera um calendário em formato de arquivo PDF mostrando a agenda de pagamento de benefícios pagos pela Previdência Social.
  • Encontre uma agência: nessa opção, basta inserir o CEP ou endereço da sua residência ou local de trabalho para ver no mapa onde está a agência do INSS mais próxima.

O que você pode fazer no aplicativo Meu INSS

Ao baixar e fazer login com sucesso no aplicativo Meu INSS, o seu leque de opções aumenta bastante. Na tela inicial e logo de primeira, por exemplo, você já consegue simular quando será a sua aposentadoria.

Por conta das informações sensíveis contidas neste aplicativo, dessa vez não mostraremos capturas de tela dele.

No simulador de aposentadoria, que mostra se você está apto a se aposentar por idade ou tempo de contribuição. Além disso, você também poderá ver o quanto falta em cada uma dessas regras.

Também é possível consultar os benefícios que você já recebe na opção Meus Benefícios. Dessa forma, você consegue verificar se está recebendo tudo o que tem direito ou se há alguma pendência.

Com o Meu INSS, você também pode registrar requerimentos. Agendar a retirada de extratos em uma agência, apresentar defesa para regularizar um benefício ou atualizar seu cadastro, por exemplo, podem ser feitos diretamente desse aplicativo, entre várias outras opções.

O Meu INSS também te permite conferir suas informações cadastrais direto do app. Não apenas isso, mas você também pode baixar um arquivo em PDF delas para poder consultar mesmo que esteja sem internet.

Também é possível inserir novas informações para o seu cadastro ou atualizar alguns dados, o que é bastante útil caso tenha mudado de endereço, por exemplo.

Outra possibilidade é a de ver o extrato de suas contribuições, o que recomendamos fortemente que faça. Com elas, você pode provar que contribuiu ao INSS caso o instituto se negue a ceder algum benefício que tenha direito.

Essas são algumas das muitas possibilidades e informações que você passa a ter um acesso mais fácil ao aprender como baixar e instalar o aplicativo Meu INSS.

Ou seja, mesmo que a aposentadoria não seja algo que acontecerá em um futuro próximo, ter acesso às suas informações poderá te resguardar de problemas que não sabemos se vão acontecer, como o já mencionado acidente no trabalho. 

Sendo assim, independente da sua idade ou tempo de contribuição, não deixe de baixar e explorar o aplicativo Meu INSS!

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *