Pular para o conteúdo

Como consultar benefício do INSS pelo CPF

Saiba como consultar benefício do INSS pelo CPF através da internet ou via telefone, com o nosso guia passo a passo. Confira!

Pensionistas, aposentados e outros beneficiários que recebem o auxílio da Previdência Social são necessariamente identificados através de um código único de segurado. De maneira geral, esse código é utilizado como forma principal de consulta no INSS.

O número único, pessoal e intransferível – de cada segurado é enviado junto com a carta de concessão e permite que o beneficiário consiga acessar e consultar como anda o seu benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e qual o seu saldo.

Apesar do código recebido ser a principal forma de acessar os benefícios do INSS, não é a única. Também é possível consultar a partir de outro documento, o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Vamos conferir como fazer isso no artigo. Acompanhe!

Leia também:

Como consultar benefício do INSS pelo CPF: Guia 2023
Como consultar benefício do INSS pelo CPF: Guia 2023

Consultar benefício do INSS pelo CPF através do Meu INSS

Para consultar os benefícios do INSS através do CPF sem sair de casa, existem algumas opções. A primeira delas é através do acesso ao Meu INSS, um portal da Previdência Social que oferece diversos serviços gratuitos e consultas online. 

Através do mesmo, aposentados, pensionistas e até mesmo não segurados podem fazer cadastro e conferir as suas informações previdenciárias, consultar benefícios, realizar agendamentos entre outros dos mais de 90 serviços disponíveis. 

Para realizar a consulta através do portal é muito simples:

  • Realizar o seu login na plataforma Meu INSS

  • Em seguida, basta selecionar a opção “Meus Benefícios” na tela inicial

  • Em caso de mais de um benefício vinculado ao mesmo CPF as informações sobre todos estarão disponibilizadas na página seguinte

Todas as informações sobre os benefícios que você possui estão listadas no portal. Através dele é possível realizar o acompanhamento e, se necessário, o agendamento de visitas a uma sede da previdência social. 

Além disso, é possível acessar o Meu INSS pelo celular ou tablet. Confira um passo a passo de como baixar e instalar o app do Meu INSS.

Consulta do benefício através da central 135

Uma outra opção para realizar a consulta do seu benefício do INSS é através da Central Telefônica do INSS, no número 135. Fazer uso da central telefônica é uma boa opção se você tem certa urgência e não possui acesso à internet.

Ao ligar para o 135 será solicitado que você informe o número do seu CPF e também será preciso que você confirme certas informações cadastrais. Todo esse processo tem por objetivo evitar fraudes além de proteger seus dados pessoais e financeiros. 

Assim como o acesso à plataforma Meu INSS, as ligações para a central telefônica 135 não apresentam qualquer custo, caso sejam realizadas a partir de um telefone fixo ou público. Já ligações provenientes de celulares apresentam custo de uma ligação local.

O atendimento da central 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h da manhã às 22h da noite. Tudo para que você possa acessar esses dados no horário que melhor lhe convém.

Consulta benefício do INSS no site da previdência social

A terceira opção para aqueles que querem consultar seus benefícios do INSS é através do próprio site da Previdência Social. Para conseguir ter acesso a esses dados você deve:

  • Clicar na opção “INSS” indicada no topo da página

  • Selecionar a opção “Consulta de situação de benefício

  • Clicar em “Acompanhar pedido

  • Em seguida você será redirecionado para a página do Meu INSS e deverá realizar a consulta por essa plataforma. 

Essas são as três formas mais rápidas e seguras de ter acesso a todos os seus benefícios em andamento ou não do INSS. Em todas elas o acesso é realizado sem sair de casa e, em tempos atuais, essa alternativa é essencial. 

Além disso, o Governo Federal vem trabalhando para modernizar o sistema do INSS e transferir todos os serviços que antes eram prestados pelo Dataprev para a plataforma Meu INSS. 

São mais de 90 serviços que já estão disponíveis para solicitação e consulta pelo site ou aplicativo. Em casos de dúvidas ou sugestões para melhorar esse artigo, deixe um comentário no final da página.

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

2 comentários em “Como consultar benefício do INSS pelo CPF”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *