Pular para o conteúdo

Como desbloquear conta Gov.br: Guia completo e atualizado

Descubra como desbloquear conta Gov.br e voltar a ter acesso as diversas funcionalidades da plataforma.

Criar a sua conta gov.br é fundamental para garantir acesso a uma centena de funcionalidades. Desde a assinatura digital, até o acesso a serviços online como o novo RG, carteira de trabalho, Meu INSS entre outros.

Quando essa conta é bloqueada todas as funcionalidades de forma automática ficam inutilizáveis. Mas, fique tranquilo. O bloqueio da conta pode acontecer com qualquer cidadão e por variados motivos.

O mais importante disso tudo é que existe solução e estamos aqui, justamente, para te mostrar o que fazer e como fazer. Para isso, leia até o final e acompanhe o nosso guia.

Leia também:

Como desbloquear conta Gov.br: Guia completo e atualizado

O que é a conta Gov.br?

A conta Gov.br é um portal de acesso a diversos tipos de serviços, benefícios e programas governamentais que podem ser acessados de maneira totalmente online.

Dentre as soluções e acessos que a plataforma oferece, estão:

Como você pode ver, o gov.br é um grande facilitador que une diversas ferramentas em um único acesso.

Vale destacar que para poder utilizar alguns destes serviços é preciso aumentar o nível da conta para prata ou ouro. Contudo, é um processo simples e pode ser feito em menos de 5 minutos.

Como acessar a conta Gov.br?

Para aqueles que ainda não criaram a sua conta no gov.br, o registro segue um passo a passo bem simples – para entender como criar a sua, veja o nosso guia completo.

Feito o registro, basta acessar o portal oficial do gov.br, clicar em “entrar com gov.br”, colocar o seu CPF, apertar em continuar e, após, coloque a senha que você definiu no cadastro.

Como desbloquear conta Gov.br pelo celular

Para desbloquear a conta gov.br pelo seu celular, primeiramente, é necessário que você já tenha instalado o aplicativo oficial (disponível para android e iOS)

  • Ao entrar no aplicativo informe o seu CPF e clique em “continuar”
  • Agora, procure por “esqueci minha senha
  • Feito isso, o sistema irá encontrar a melhor forma para fazer a recuperação da conta. Muitas da vezes será solicitado o reconhecimento facial e caso haja suspeitas de fraude podem ser solicitadas informações adicionais.

Como desbloquear conta Gov.br pelo navegador

O desbloqueio da conta Gov.br pelo navegador segue praticamente os mesmos passos do celular, portanto, antes de tudo, acesse o portal oficial.

  • Informe o seu CPF e clique em “continuar”
  • Já na próxima tela clique em “esqueci minha senha
  • Aqui, o portal irá lhe informar que é necessário utilizar o seu celular para seguir com a recuperação da conta – Essa opção sendo viável clique em “gerar QR Code
  • Com o celular em mãos, abra o aplicativo e leia o QR Code de recuperação.
  • Após, basta seguir as instruções e criar a sua nova senha de acesso. Dessa vez, guarde-a em um local seguro e de fácil acesso para evitar dores de cabeça no futuro.
  • Para aqueles que não possuem um smartphone, clique em “não tenho celular” e siga as instruções para fazer o desbloqueio da conta.

Por qual motivo minha conta Gov foi bloqueada

Os motivos para o bloqueio da conta Gov.br variam entre informações inconsistentes, longos períodos de inatividade e tentativas de acesso inválidas. Isto é, após 4 tentativas fracassadas a conta é bloqueada automaticamente.

Para fazer o desbloqueio em qualquer uma das situações o passo a passo será o mesmo, se diferenciando apenas na quantidade de informações adicionais que serão solicitadas durante o processo de recuperação.

Quanto tempo leva para a conta Gov.br ser desbloqueada?

Seguindo os passos de recuperação corretamente, não há com o que se preocupar. O acesso é liberado na mesma hora.

Entretanto, em situações específicas onde há inconsistências entre a base de dados e o que é informado, a Receita Federal pode solicitar a validação das informações de forma presencial. Para isso, a própria plataforma irá apresentar as instruções do que deve ser feito.

Por fim, este foi o nosso guia de como desbloquear a conta gov.br, espero que tenha te ajudado e caso ainda tenha dúvidas deixe nos comentários abaixo. Obrigado por acompanhar, até mais!

1 comentário em “Como desbloquear conta Gov.br: Guia completo e atualizado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *