Pular para o conteúdo

Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App

  • por

Saber como simular aposentadoria no Meu INSS é um passo importante para garantir uma vida financeira estável e tranquila. Afinal, verificar qual será o valor disponibilizado pelo benefício e qual o momento certo para se aposentar pode fazer uma verdadeira diferença na hora de tomar essa decisão.

Ao longo deste artigo, ficará mais simples entender o passo a passo para simular aposentadoria, entendendo as principais funcionalidades disponíveis nas plataformas e conferindo as vantagens de ter os serviços digitais na palma das mãos.

Quer aprender passo a passo como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App? Então, leia esse artigo até o final! Aproveite nossas dicas!

Leia também:

Aplicativo Meu INSS: Como baixar e instalar no celular

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é um site, e também um aplicativo, que foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 

Esse instituto é o principal responsável por administrar os benefícios previdenciários no Brasil. Assim, a sua criação teve como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos a todos os serviços oferecidos por esse órgão.

Por isso, todas as pessoas que desejam saber um pouco mais sobre seus direitos e aposentadoria não precisarão sair de casa para receber as informações. Basta ter acesso a algum dispositivo móvel ou computador para consultar prazos, saldos e, também, benefícios disponíveis.

Como fazer simulação de aposentadoria no Meu INSS

Muitos brasileiros ainda têm dúvidas sobre como e quando podem se aposentar. Por isso, por meio do site e aplicativo Meu INSS, é possível realizar a simulação da aposentadoria, expurgando qualquer dúvida.

Confira, nos tópicos abaixo, como realizar essa consulta de forma simples e didática.

Site

Para que seja possível saber como simular aposentadoria pelo site Meu INSS, será preciso seguir os passos abaixo:

  • Entre no site Meu INSS, adicione seu CPF e senha. Caso ainda não possua, será necessário fazer o cadastro;
Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App - 1
  • Em seguida, espere que o site abra o simulador informando os seus dados de idade, tempo de contribuição e sexo;
Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App - 2
  • Clique na opção “detalhar”;
  • Por fim, verifique a simulação da aposentadoria.
Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App - 3

Aplicativo

Para conseguir descobrir como simular aposentadoria pelo Meu INSS, no app, será necessário seguir os passos abaixo:

  • Faça o download do aplicativo Meu INSS pelo celular. Para a versão Android, clique aqui. Para a versão iOS, clique aqui.
  • Se for necessário, após baixar o aplicativo, clique na opção “Entrar com go.br” e adicione sua senha e CPF. Caso ainda não possua, será necessário fazer um cadastro;
Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App - 4
  • Verifique se todas as informações pessoais disponibilizadas estão corretas;
  • O aplicativo trará o simulador, com todos os dados referentes à idade, sexo e tempo de contribuição;
Como simular aposentadoria no Meu INSS: site e App - 5
  • Caso alguma informação precise ser alterada, será preciso clicar no ícone de lápis presente ao lado do dado que precisa modificar.

Afinal, como funciona a simulação?

Seja por site ou por aplicativo, a ferramenta tem como objetivo mostrar se o contribuinte já possui direito à aposentadoria

Para isso, são considerados diversos fatores registrados por lei, como a idade e o tempo de contribuição previamente registrados pelo governo.

Ao clicar na seta lateral de cada uma das modalidades de aposentadoria, o usuário poderá compreender melhor os detalhes de cada regra estabelecida para esse benefício. Se ainda não houver direito à aposentadoria, o site mostrará quanto tempo ainda falta para que cada uma das regras seja atingida.

É válido lembrar que o aplicativo não traz informações precisas sobre quanto tempo ainda falta para que a aposentadoria seja solicitada. 

Caso deseje, é possível baixar um PDF com a simulação para guardar o registro e se preparar para quando houver a possibilidade de solicitar o benefício.

Vantagens do site e app Meu INSS

Existem muitas vantagens em utilizar o site ou app Meu INSS. Confira, abaixo, quais são as principais.

Acesso 24 horas

Uma das maiores vantagens de utilizar o aplicativo ou site Meu INSS está em um acesso 24 horas por dia. Isso quer dizer que as dúvidas e os processos podem ser consultados a qualquer hora do dia. Diferente das agências, que possuem um horário fixo, a opção virtual nunca estará indisponível.

Agilidade de atendimento

Outro ponto que precisa ser mencionado a respeito da utilização do site ou aplicativo é a agilidade no atendimento. Muitas vezes, ao ir até uma agência, é possível se deparar com filas enormes e uma grande perda de tempo. Graças ao Meu INSS, ficará mais simples ter todas as informações na palma da mão.

Comodidade

Graças ao Meu INSS, os segurados poderão ter vários serviços previdenciários sem a necessidade de sair de casa para ir até uma das agências do INSS. Dessa maneira, é possível dizer que tempo e esforço foram economizados, principalmente para quem mora longe ou possui qualquer dificuldade de locomoção.

Informações detalhadas

Várias informações detalhadas estão disponíveis na plataforma. Sendo assim, os beneficiários poderão ter acesso a extratos de pagamento, vínculos empregatícios, históricos de contribuições e muitos outros dados. Tudo isso pode ser acessado sem a necessidade de sair de casa.

Facilidade para solicitar benefícios

Vários benefícios poderão ser solicitados de maneira fácil, sem a necessidade de um deslocamento em direção à agência. Isso fará com que papeladas, preenchimento de formulários e papéis a serem enviados por correio parem de existir, pois tudo é resolvido on-line.

Simuladores

Por fim, ainda há a vantagem dos simuladores e orientações, que servem como parâmetro para saber o que solicitar e quando solicitar. Assim como foi possível ver anteriormente, é muito fácil descobrir como simular aposentadoria no Meu INSS, sendo necessário apenas com celular ou computador.

O que é possível fazer por meio do Meu INSS?

Pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS, é possível ter acesso a:

  • Consulta de informações previdenciárias: todo e qualquer extrato de pagamentos, históricos de contribuições, informações relativas a vínculos empregatícios e informações importantes sobre a vida laboral de um segurado podem ser consultados por meio do aplicativo ou site;
  • Solicitação de benefícios: muitos benefícios poderão ser solicitados por meio do aplicativo ou site, como é o caso da aposentadoria por idade urbana, pensão por morte ou salário-maternidade;
  • Agendamento de atendimento: para quem precisa ser atendido de forma presencial, é possível fazer o agendamento pelo meu INSS, pois muitos dos serviços ainda exigem que o solicitante esteja no local, especialmente em requerimentos de maior complexidade;
  • Emissão de documentos: emissão de documentos também poderão ser realizadas por meio do site ou aplicativo, como o extrato do empréstimo consignado, o extrato do imposto de renda e, também, a carta de concessão de benefício;
  • Atualização de dados cadastrais: graças ao meio digital, todos os segurados poderão atualizar seus dados cadastrais totalmente on-line, não havendo a necessidade de ir pessoalmente a qualquer agência do INSS.

O Meu INSS ainda oferece alguns outros serviços, disponibilizando orientações voltadas para os direitos previdenciários, simuladores de aposentadoria e qualquer outra informação que seja de interesse do segurado. 

O principal objetivo da plataforma é trazer simplicidade para o acesso aos serviços do INSS, facilitando o atendimento para os brasileiros.

Caso esteja planejando a sua aposentadoria e deseja entender melhor sobre o processo de simulação, siga o passo a passo deixado neste artigo! Assim, ficará mais simples realizar todas as consultas por site ou aplicativo sem precisar ir até uma agência física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *