Pular para o conteúdo

Como Fazer a Prova de Vida pela Internet no Seu Celular

  • por

Descubra como fazer a Prova de Vida pela internet, de forma totalmente online. Sim, sem precisar sair de casa e pelo seu celular.

Esse procedimento, que é obrigatório desde 2012, sempre foi realizado pelo cidadão pessoalmente nas agências bancárias em datas específicas estipuladas pelo órgão responsável. 

Porém, a partir de março de 2020 o procedimento foi facilitado e, hoje, pode ser feito de maneira totalmente online usando apenas a câmera do celular.

Quer entender melhor como funciona este processo e como fazer a prova de vida online? Veja o nosso Guia Completo. Faça uma ótima leitura.

Leia também:

Como fazer prova de vida pela internet com o celular

Condições para Fazer a Prova de Vida pela Internet

Confira o que é preciso para fazer sua prova de vida usando o seu aparelho de celular em 2024:

Com os aplicativos devidamente instalados e o seu cadastro realizado, agora é hora de fazer o login nos aplicativos e começar a sua prova de vida. Confira abaixo o passo a passo!

Como Fazer Prova de Vida pelo celular em Sete Passos

Saiba agora como fazer a prova de vida através do seu smartphone. Segue abaixo o nosso passo a passo:

Como Fazer a Prova de Vida pela Internet no Seu Celular
  • Ao cumprir com todos os requisitos mencionados anteriormente, será necessário acessar o app Meu INSS e verificar se há uma notificação informando sobre a necessidade de instalação ou acesso no app Gov.br;
  • Em seguida, acesse o aplicativo Gov.br e vá na aba “autorizações”. Selecione a autorização necessária e, depois, aperte em “autorizar”;
  • Logo depois, basta confirmar que deseja fazer a autorização clicando na opção “Realizar validação”;
  • Permita que o aplicativo tenha acesso à câmera do seu aparelho;
  • Faça capturas da imagem do seu rosto a partir dos comandos que surgirem na tela, mantendo a face nas delimitações do círculo;
  • Observe, por meio da barra azul, quanto falta para que a prova de vida seja finalizada;
  • Assim que todas as etapas forem finalizadas, você deverá saber que a validação facial foi concluída;

Importância da prova de vida

A prova de vida serve para que o cidadão consiga provar quem é ao INSS e, assim como o próprio nome diz, se está vivo e em condições de receber o seu benefício.

Para que fraudes fossem evitadas a partir de 2012 ela se tornou obrigatória a cada doze meses para todos os seus beneficiários.

Esse processo tem como objetivo assegurar ao cidadão o seu direito ao benefício e sem que esse seja fraudado ou pago indevidamente.

A prova de vida é além de ser importante para a segurança do beneficiário também para seu órgão responsável (INSS) porque facilita o processo do pagamento do benefício sem que ocorram erros de identidade, entre outros. 

Por isso é fundamental que o cidadão se atente aos prazos e realize na data certa, pois caso isso não seja feito o seu benefício é bloqueado e ele deixa de receber até que atualize a sua situação.

Gostou do conteúdo? Considere compartilhar nas suas redes sociais. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ao final da página, que procuraremos te auxiliar.

É importante destacar, que esse guia é um informativo que ensina como fazer prova de vida pela internet, usando o seu celular, mas não temos nenhum vínculo com o INSS. Portanto, não envie dados pessoais para o nosso site e caso precise falar com INSS, entre em contato através do número 135.

Prova de Vida Online 2024

Atualmente, não há necessidade de os beneficiários realizarem a prova de vida periodicamente, graças à adoção de um novo sistema do INSS

Agora, o próprio Instituto conduz o processo de forma totalmente online e realiza a comprovação através do cruzamento de dados dos beneficiários e suas relações com outros órgãos públicos, a fim de identificar ações que possam ser consideradas como prova de vida.

No entanto, é importante que os beneficiários estejam cientes de que, se optarem por deixar que o INSS realize essa verificação automaticamente e ele não consiga encontrar dados suficientes que atuem como prova de vida, eles serão contatados. 

Ignorar este contato e não apresentar prova de vida no período de 60 dias após o aviso, pode levar ao bloqueio do pagamento do benefício.

Portanto, para aqueles que querem se resguardar, a opção de prova de vida online se mantém ativa. Basta acessar o aplicativo Meu INSS e seguir os passo do nosso guia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *