Pular para o conteúdo

SouGov.BR: como realizar o cadastro e baixar o app?

  • por

A plataforma SouGov.BR foi lançada em 2021 pelo Governo Federal, e surgiu com intuito de dar acesso simplificado e prático aos colaboradores que trabalham no serviço público federal. Dessa forma, há diversas funcionalidades para facilitar o dia a dia de quem usa a plataforma, mas entre os serviços, os que mais se destacam são: 

  • Solicitação de auxílio-transporte; 
  • Envio de atestado médico; 
  • Autorização de empréstimo consignado. 

Todos esses recursos visam facilitar não só os servidores federais em atividade, como também os aposentados e pensionistas. 

Logo a seguir, separamos um artigo com um passo a passo intuitivo, simples e prático, para que você aprenda a acessar os serviços disponíveis o quanto antes. Vamos juntos? Tenha uma excelente leitura e aprenda tudo sobre esse programa do Governo Federal. 

Leia também:

SouGov.BR: como realizar o cadastro e baixar o app?

O que é Sou Gov?

De forma resumida, o SouGov é uma plataforma que possibilita o acesso aos serviços funcionais dos servidores ativos, inativos e pensionistas do governo federal. Ela é relativamente nova, mas, de toda a forma, se mostra muito útil para quem quer resolver as suas pendências sem precisar sair de casa.

Seu surgimento veio para unir em apenas um lugar os principais serviços que antes estavam dispersos em diferentes sistemas, como, por exemplo, o Sigepe Mobile, Sigepe Web, e-mail, SEI, entre outros.

Desde o seu lançamento, até o momento o SouGov possui dois formatos de acesso, sendo eles: no aplicativo e na web. E nos tópicos a seguir, mostraremos como realizar o acesso nas duas formas disponíveis. Continue a leitura para saber mais! 

Passo a passo de como instalar o aplicativo

Para fazer a instalação, acesse a loja de aplicativos do seu aparelho celular. É possível fazer a instalação tanto por IOS, quanto por Android, pois o procedimento é o mesmo para ambos. Acesse a loja de aplicativos, e na barra de pesquisa digite: SOU GOV. BR. e em seguida é só clicar em “instalar”. 

Passo a passo de como cadastrar o aplicativo

Já para o acesso ao SOU GOV. BR, é necessário que você tenha ou crie uma conta no GOV.BR. — principal sistema de acesso do governo.  Ao abrir o aplicativo, clique em “Entrar com gov.br”, logo após, insira o seu CPF e clique no botão “Avançar”. 

Por último, digite a sua senha e clique no botão “Entrar”. Caso peçam, selecione as imagens indicadas no desafio.

É importante lembrar que, se houver o selo de confiabilidade “Prata ou Ouro”, o usuário será automaticamente direcionado para que faça a autorização de acesso no aplicativo SouGov.br. Caso esse selo ainda não exista e esteja no nível “Bronze”, haverá um direcionamento para que obtenha os selos de confiabilidade.

Dessa forma, se o usuário ainda estiver no nível “Bronze”, é preciso que realize a autenticação de seus dados por meio da verificação de documentos. Siga o passo a passo que estiver expresso na tela do aplicativo ou página da web para completar o procedimento com sucesso.

Acesso ao sistema pelo computador

Para o acesso pelo computador o processo é mais simples. Basta acessar o site: www.SouGov.br, ir na parte intitulada “entrar com o Gov”, e em seguida colocar seu CPF e senha do GOV.br. 

Como posso recuperar a minha senha?

Levando em consideração que o acesso do SouGov é realizado por meio da conta do gov.br, se for necessário realizar a sua recuperação, é necessário modificar a senha por meio do portal do gov.br.

Para isso, o passo a passo é bem simples:

  • Acesse o portal gov.br;
  • Disponibilize o seu CPF e selecione “Continuar”;
  • Clique na opção “Esqueci minha senha”.

Algumas opções de recuperação de senha serão disponibilizadas na tela para que a sua conta seja mantida no nível prata ou ouro, garantindo maior segurança. Caso a biometria já esteja cadastrada no TSE ou a sua CNH estiver registrada, basta realizar o reconhecimento facial para recuperar os dados.

Quem pode usar o SouGov?

Agora que você já aprendeu a fazer o acesso, algo importante é saber se o aplicativo ou site suprirão as suas demandas. Para isso, veja logo abaixo para quem o SouGov.br é indicado:

  • Acesso liberado para servidores ativos;
  • Aposentados e pensionistas do poder executivo federal e do governo do distrito federal também podem ter acesso; 
  • Ideal para empregados públicos de empresas dependentes;
  • Indicado para contratos temporários; 
  • Anistiados políticos que recebem seus vencimentos, proventos, indenizações ou pensões pelo Siape.

Os principais recursos do SouGov.br 

O SouGov.br possui uma grande variedade de recursos para atender à população da melhor maneira possível, sem a necessidade de sair de casa. Por isso, confira quais são os principais deles para entender como usufruir dos seus direitos: 

  • Legislação de pessoal: acesso à legislação federal e a todos os regulamentos que regem a carreira pública federal;
  • Processo administrativo disciplinar: informações sobre o procedimento administrativo disciplinar e sobre todos os direitos e deveres dos servidores públicos federais;
  • Programa de gestão: informações sobre o programa de gestão da carreira pública federal, incluindo os objetivos, as diretrizes e as ações previstas.
  • Notícias: notícias relacionados à carreira pública federal, como concursos, oportunidades e mudanças na legislação;
  • Autenticação de documentos: autenticação de documentos públicos federais, como contracheques, declarações de imposto de renda e carteiras funcionais;
  • Contracheque: consulta ao contracheque do servidor público federal;
  • Documento do Sigepe: consulta ao documento do Sigepe, que é o documento de identidade funcional do servidor público federal;
  • Rendimento de pensão alimentícia: consulta ao rendimento de pensão alimentícia recebido pelo servidor público federal;
  • Gestão de serviços de servidores inativos e pensionistas: acesso a serviços para servidores inativos e pensionistas, como consulta a contracheques e emissão de carteiras funcionais;
  • LA-BORA! gov: acesso à plataforma LA-BORA! gov, que oferece cursos online e ferramentas de desenvolvimento profissional para servidores públicos federais.

Quer se manter informado? Então, continue acompanhando o nosso blog 

Gostou de saber como acessar o aplicativo e o site SouGov.br? Esperamos que sim! Pois as dicas que trouxemos teve como intuito facilitar, assim como o do aplicativo, o seu acesso à plataforma, para usufruir de todos os recursos em um só lugar. 

Além disso, caso queira continuar se mantendo bem informado sobre diversas dicas e curiosidades dos mais variados temas, fique atento ao nosso blog, pois aqui sempre estamos disponibilizando conteúdos que irão agregar conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *