Pular para o conteúdo

Como pagar o INSS atrasado? Descubra agora!

  • por

Descubra o que é, para que serve e como pagar o INSS atrasado através de um guia completo e detalhado. Faça uma ótima leitura!

O que é o INSS?

O INSS foi criado em 1990, possuindo, portanto, mais de 30 anos de serviços prestados aos brasileiros. O INSS é o órgão governamental que está encarregado de analisar e conceder milhões de pensões, aposentadorias, benefícios e pensões para milhões de cidadãos brasileiros 

Para isso, esses cidadãos devem contribuir todos os meses com uma quantia financeira para, no futuro, terem o direito de solicitar esses benefícios de alguma maneira. 

Para aqueles que têm carteira assinada, as empresas são encarregadas de repassar esse valor de contribuição ao INSS.

Desse modo, é importante destacar que os descontos são feitos pensando no futuro desses cidadãos, que, juntos, formam o sistema de previdência do país.

A tabela de descontos, feitos diretamente nos salários dos trabalhadores, é corrigida sempre, principalmente com o objetivo de corrigir as oscilações da inflação. 

No entanto, caso um trabalhador seja autônomo, ele pode realizar o pagamento do INSS “sozinho”. Desse modo, ele poderá receber esses benefícios mais tarde, caso solicite.

No entanto, como fazer para pagar as parcelas do INSS atrasadas? É exatamente isso que abordaremos a seguir

Leia também:

Selecionar Como pagar o INSS atrasado? Descubra agora!
Como pagar o INSS atrasado? Descubra agora!

Quais as opções para quem está com o INSS em atraso?

Caso algum profissional autônomo atrase suas parcelas do INSS, ele pode realizar esse pagamento, porém, com um acréscimo de taxas extras e multas. 

Para isso, vamos te mostrar como realizar esse processo pela internet.

  1. Acesse o site do INSS e escolha um dos módulos que eles disponibilizam. 
  1. Insira a sua categoria de contribuinte. Em seguida, insira o número do NIT/PIS/PASEP. Logo após, insira o texto da caixinha de números e clique em “Confirmar“.
  1. Preencha os espaços referentes aos meses os quais você gostaria de realizar o pagamento.
Como pagar o INSS atrasado? Descubra agora! - 1
  1. Agora, será gerado um boleto para a realização do pagamento dessas parcelas em atraso, basta clicar em “Gerar GPS“. Quanto aos juros e multas, essas são calculadas e adicionadas automaticamente.
  1. Realize o pagamento da GPS (Guia da Previdência Social) até o dia 15 do mês seguinte ao mês correspondente ao pagamento.
  1. Pronto! Você está em dia com as suas parcelas do INSS.

Ao seguir todos os passos acima, você conseguirá ficar em dia com as parcelas do INSS, podendo, então, regularizar sua situação junto ao órgão. 

Assim, será possível, no futuro, solicitar os benefícios oferecidos pela instituição sem maiores problemas burocráticos/financeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *