Pular para o conteúdo

O que é Extrato CNIS: Como consultar e Atualizar dados

  • por

Descubra o que é Extrato CNIS, como faz para consultar, corrigir e atualizar dados. Guia Completo.

Se você está planejando sua aposentadoria para os próximos anos ou meses, saiba que um dos principais documentos utilizados pelo INSS para consultar o seu tempo de contribuição é o CNIS.

Portanto, caso ele não esteja atualizado, com observação PEXT, períodos não computados entre outros, a sua aposentadoria, infelizmente, não irá sair do papel.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça e começar a planejar as suas viagens, este guia irá te ensinar tudo o que você precisa saber desde o que é o CNIS até a atualização de dados e informações. Faça uma ótima leitura. 

Leia também:

O que é Extrato CNIS: Como consultar e Atualizar dados

O que é CNIS e para que serve

O CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) é um documento que contém todos os vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias dos cidadãos.

Ao concentrar todas essas informações em um único lugar, o CNIS, possui um papel imprescindível na comprovação das contribuições ao INSS e na solicitação da aposentadoria.

Além destes dados, no extrato é possível visualizar também eventuais recebimentos como auxílio-gás, auxílio-doença, auxílio maternidade etc, atuando então, como um mapa de registros da relação entre os órgãos e o cidadão.

Como consultar extrato CNIS pelo celular (Meu INSS)

Para acessar o seu extrato CNIS é simples e rápido, veja:

Como Consultar extrato CNIS pelo Banco do Brasil

  • Abra o aplicativo do Banco do Brasil (android e iOS) ou entre pelo navegador
  • Clique no menu para visualizar todas as opções
  • Agora, toque em “Conta corrente”
  • Solicite o extrato
  • Procure por “Extratos Adversos” e clique em Previdência Social
  • Baixe o documento e verifique se está tudo certo

Como Consultar extrato CNIS pela Caixa Econômica

  • Entre no site da Caixa Federal e faça login em sua conta
  • No menu de serviço ache a opção “FGTS e serviços ao cidadão”
  • Após, clique em “extrato previdenciário”
  • Faça o download do PDF e pronto

Como consultar o extrato CNIS pelo CPF?

Consultar o extrato CNIS pelo CPF pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site oficial do Instituto.

Para isso, será necessário ter uma conta Gov.br vinculada ao CPF do contribuinte, após bastar acessar o app Meu INSS, fazer login com a sua conta, procurar pela opção “extrato de contribuição” e solicitar o download do PDF.

Como atualizar e corrigir Extrato CNIS

Antes de tudo, é fundamental que você verifique de forma minuciosa as informações contidas no extrato e caso note a ausência de algum vínculo trabalhista ou contribuições não computadas siga o passo a passo:

  1. Reúna todos os documentos que comprovem o vínculo ou a efetivação da contribuição
  2. Baixe o aplicativo Meu INSS e faça login com sua conta gov.br
  3. Entre em contato com o INSS pelo telefone 135
  4. Feito a solicitação de atualização dos dados, o atendente irá fazer uma liberação para o envio de documentos pela plataforma Meu INSS
  5. Após enviar, o instituto irá validar os dados e atualizar o extrato

Atualmente, não é possível fazer todo processo somente pelo aplicativo.

O que significa PEXT

A sigla PEXT significa Pendência de Vínculo Extemporâneo não Tratado, ou seja, quando ocorrem inconsistências de dados como vínculos empregatícios impróprios ou pendências judiciais.

Na prática, os vínculos que apresentam a observação de PEXT, não serão computados pelo INSS como tempo de contribuição até que seja resolvido.

Sendo assim, caso o cidadão solicite a aposentadoria, e para a aprovação ela dependa do período considerado como extemporâneo, é provável que o pedido seja indeferido.

Para solucionar, o cidadão pode entrar em contato com o INSS pelo número 135 e apresentar mais documentos que comprovem o vínculo ou contribuição.

Por outro lado, quando está relacionado a eventuais problemas judiciais é necessário aguardar a resolução do caso e após fazer o processo de atualização e correção que apresentamos acima.

Observação: Em alguns casos pode ser necessário se dirigir até uma agência física.

Gostou do nosso artigo e quer ficar sempre por dentro das novidades? Salve o nosso blog na sua barra de favoritos e receba conteúdo todos os dias.

Se ficou com dúvida em alguma questão específica e precisa de ajuda, deixe nos comentários abaixo que vamos te ajudar. No mais, obrigado por nos acompanhar e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *