Conta digital para menor de 18 anos: Saiba em qual banco abrir conta

Descrição: Busca escolher um banco para abrir uma conta digital para menor de 18 anos? Confira o guia com os melhores bancos digitais para menores.

A ausência de burocracia dos bancos digitais faz destas as instituições financeiras preferidas do público jovem. Mas, será que menores de idade também podem ter acesso a esse tipo de serviço? 

Se você é menor de 18 anos ou é um adulto responsável legalmente por um, descubra a seguir as possibilidades de contas digitais para menores de idade e entenda melhor sobre o rápido crescimento dessas famosas fintechs no Brasil.

Aproveite e saiba tudo sobre esse assunto. Acompanhe!

Leia também:

O crescimento dos bancos digitais no Brasil 

O Global Digital Banking, que mapeou 28 países e ouviu mais de 47 mil pessoas em uma pesquisa publicada em 2021, concluiu que o Brasil está em terceiro lugar no ranking dos países que possuem uma maior população correntista de bancos digitais

Entre 2018 a 2020, houve um crescimento de 73% de brasileiros virando clientes desse modelo de instituição financeira. 

E não é de se admirar que 44% desses clientes usem exclusivamente essas contas digitais, abrindo mão totalmente dos bancos com endereços físicos. 

A crise sanitária, que durou mais do que gostaríamos ou imaginávamos, acelerou o crescimento de uma série de serviços de acesso totalmente online. 

O distanciamento social tornou conveniente e necessário que muitas pessoas aderissem aos serviços oferecidos por bancos digitais.

Além do mais, a ausência de várias tarifas faz dessas contas digitais uma ótima opção para quem quer economizar, e isso certamente impulsiona a preferência dos brasileiros por este modelo de banco, ainda mais no momento de alta inflação em que vivemos. 

Some todos esses motivos ao fato de que apesar de toda modernidade envolvida nesses processos digitais, os aplicativos desses bancos são sempre muito simples de usar. 

Com comandos claros e painéis intuitivos, até os mais avessos à tecnologia podem aprender facilmente as operações principais.

E para finalizar os argumentos positivos, a concorrência entre esses bancos resulta em uma variedade enorme de serviços financeiros, para todos os gostos e bolsos, com maiores facilidades também.

Crianças e adolescentes podem ter conta em banco digital? 

Todos os motivos citados no tópico acima sobre o crescimento dos bancos digitais no Brasil também fazem sentido para os jovens brasileiros, já que 54% deles (jovens de 18 a 35 anos) também preferem os bancos digitais. 

Mas, e os menores de idade? Adolescentes e crianças também podem ter conta em banco digital? Sim, podem!

Existem adolescentes que já tomam conta sozinhos da sua vida financeira e essas fintechs são perfeitas para eles. 

Muitas vezes essas contas também são usadas por pais que querem proporcionar uma educação financeira aos seus filhos, até mesmo para os mais novos.

Por isso, muitos desses bancos se utilizam de recursos lúdicos (como personagens famosos do universo infantil) para ensinar o real valor do dinheiro a esses pequenos correntistas.

É bom ressaltar que o Banco Central do Brasil exige a autorização de um dos responsáveis pelo menor de idade para a criação de uma conta bancária, mesmo que digital. 

Assim, na hora do cadastro de qualquer banco digital, além dos documentos do jovem que será o titular da conta, é preciso dos documentos do responsável que irá autorizar. 

Outro ponto é que a Lei Brasileira só permite que instituições financeiras façam cartão de crédito em nome de maiores de 18 anos e/ou maiores emancipados, do contrário só é permitido que ofereçam cartão de débito. 

Melhores bancos para abrir conta digital para menor de 18 anos

A seguir, confira a nossa lista com os melhores bancos digitais para quem é quase um jovem adulto, para adolescentes e até para crianças, aproveite!

Pic Pay 

O Pic Pay é uma das mais famosas carteiras digitais disponíveis atualmente no Brasil. Seu aplicativo além de trazer soluções para o pagamento de contas, também realiza transferências, faz recargas de celular e TV, e oferece vários outros serviços de uma conta digital completa.

E a boa notícia é que menores de idade podem ser clientes Pic Pay e administrar sua vida financeira de maneira responsável com a ajuda desse aplicativo, sem pagar tarifas de abertura ou manutenção e de forma totalmente digital.

Com o Pic Pay menores de idade podem fazer investimentos e todo dinheiro depositado em sua conta começa a render automaticamente também. No entanto, para fazer o cadastro é necessário que este jovem já tenha 16 anos completos. 

Site oficial: https://picpay.com/site/. Download do aplicativo: Android e iOS.

Banco Inter 

O Banco Inter oferece a Conta Kids, com certeza uma das melhores opções de conta digital para menor de 18 anos e sem idade mínima. Essa conta pode ser aberta até mesmo em nome de uma criança de 1 ano, só é preciso que ela tenha o RG. 

A Conta Kids é gratuita e oferece cartão de débito, opções de investimento diferenciado para esse público e ferramentas de educação financeira para os pais. 

O aplicativo não dispõe de mecanismos que limitam e controlam os gastos automaticamente e não é possível vincular a uma outra conta de um responsável. 

Site oficial: https://www.bancointer.com.br/pra-voce/conta-digital/conta-kids/. Download do aplicativo: Android e iOS.

Conta Kids: Conta digital para menor de 18 anos do Banco Inter
Conta Kids: Conta digital para menor de 18 anos do Banco Inter

Next

O banco Next é um banco digital que foi criado pelo Bradesco, mas atualmente opera de forma autônoma a essa instituição financeira. 

É um banco muito moderno e está entre os mais usados pelos brasileiros. Dito isso, menores de idade, de 0 a 17 anos, também contam com uma conta digital personalizada do banco Next, a NextJoy

Além dos benefícios comuns das contas digitais, essa conta NextJoy oferece um aplicativo exclusivo e serviços direcionados para menores e seus pais, como mesada programada, transferências de pai para filho, ferramentas lúdicas que proporcionam missões e recompensas com foco em educação financeira. 

O aplicativo ainda pode ser personalizado com recursos da Disney e seus personagens. E com figuras do universo Star Wars e Marvel.

Site oficial: https://next.me/nextjoy/. Download do aplicativo: Android e iOS.

Dicas ao abrir uma conta digital para menor de 18 anos

Lidar bem com os desafios da vida adulta inclui saber lidar com o dinheiro que ganhamos e que gastamos.

Portanto, proporcionar a experiência de um banco digital pode ser uma ajuda essencial na educação financeira dos futuros adultos que temos a responsabilidade de ensinar.

Apesar de haver a possibilidade de abertura de contas digitais para menores na maioria dos bancos, alguns ainda não permitem que isso aconteça. 

O Nubank, por exemplo, é um deles. Ele até oferece uma modalidade de conta de investimento para jovens, mas ela precisa ser gerenciada por uma conta em outro banco. 

Por isso, antes de fornecer seus dados em um aplicativo bancário, pesquise sobre ele nos canais oficiais, isso evita golpes e ajuda você a escolher uma conta digital que valha a pena. 

Gostou do conteúdo? Esse o nosso guia com as melhores opções de bancos, para abrir conta digital para menores de 18 anos em 2022.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário ao final da página.

Conta digital para menor de 18 anos: Melhores bancos digitais para 2022
Conta digital para menor de 18 anos: Saiba em qual banco abrir conta

Confira mais conteúdos informativos no Blog da Hope Contábil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima