Pular para o conteúdo

Cursos Gratuitos do Governo Federal: Guia Completo

  • por

Estude sem precisar colocar a mão no bolso! Conheça os melhores cursos gratuitos do Governo Federal.

Anúncios

O mercado de trabalho continua evoluindo a cada dia, novas tecnologias surgem, outras desaparecem e os profissionais que não se atualizam tendem a perder sua utilidade dentro do cenário corporativo.

Pensando nisso, o Governo Federal segue implementando novas medidas e plataformas que auxiliam o ensino e capacitação de todos os cidadãos brasileiros como a Escola Virtual Gov, Aprenda Mais e AVAMEC.

Essas plataformas oferecem centenas de cursos com um método de inscrição simples e certificado de conclusão para deixar o seu currículo ainda mais atraente. Quer entender como se inscrever e aproveitar todas essas oportunidades? Fique com nosso guia completo. Faça um bom proveito!

Anúncios

Leia também:

Cursos Gratuitos do Governo Federal

Escola Virtual Gov

Criada em 2017 pelo Governo Federal e mantida pelo ENAP, a Escola Virtual Gov é uma plataforma de ensino gratuita que tem como objetivo principal oferecer capacitação de qualidade para cidadãos e servidores públicos.

O acesso é feito de maneira rápida e simples, sem maiores pré-requisitos ou burocracias. Os cursos são divididos em categorias para facilitar a vida do estudante e tornar a plataforma mais intuitiva:

Além destas categorias há também diversas outras trilhas de conhecimentos destinadas para profissionais que atuam nos setores de Direito e Legislação, Inovação, Infraestrutura, Análise de Dados, Direitos Humanos, Políticas Sociais, Meio Ambiente e muitos outros.

Se você se interessou por algum curso específico e quer saber como se cadastrar, siga estes passos:

  1. Primeiramente, acesse o portal oficial da Escola Virtual Gov
  2. Já na plataforma, procure por “Cadastrar-se” no canto superior direito da página
  3. Informe o seu e-mail e se dirija até ele para prosseguir com o cadastro
  4. No seu e-mail, abra a mensagem enviada pela instituição “Escola Virtual Gov” e clique no link
  5. Em seguida preencha o formulário com todos os dados necessários e toque em “cadastrar”
  6. Ao final, aparecerá uma mensagem de conclusão, basta clicar no botão “continuar”
  7. Agora, faça as atualizações de dados que forem solicitadas pela plataforma e pronto
  8. Parabéns! Você já pode acessar o catálogo de cursos e começar os seus estudos

Plataforma Aprenda Mais

A Plataforma Aprenda Mais, uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com o MEC, oferece mais de 250 cursos livres gratuitos de maneira totalmente online e com a flexibilidade de poder fazer onde e quando quiser.

Separados em 12 áreas do conhecimento, os cursos da plataforma são desenvolvidos por especialistas com conteúdos interativos, em vídeo, materiais complementares e ao final a possibilidade de retirar seu certificado de conclusão.

Dentre as principais áreas estão:

  • Gestão e Negócios: Focado em proporcionar conhecimentos para gestores e empreendedores, a plataforma Aprenda Mais, tem em sua biblioteca mais de 80 cursos dedicados à categoria. Essas trilhas abrangem áreas como Administração Estratégica, Comércio Eletrônico (e-commerce), Contabilidade Empresarial entre outros.
  • Produção cultural e design: com cursos como A Arte de Falar em Público, Artes Visuais, Desenho Arquitetônico e Edição de Vídeos, a trilha de produção cultural e design oferece ótimas oportunidades para aqueles que desejam atuar no setor de publicidade e fazer da sua criatividade, sua fonte de renda.
  • Informação e Comunicação: na trilha de de informação e comunicação são oferecidos cursos de automação, análise e proteção de dados, arquitetura de computadores, moodle e muito mais.

Outras Categorias! Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Desenvolvimento Educacional e Social, Idiomas, Línguas e Literatura, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Segurança e Turismo.

Achou o curso que deseja fazer? Então chegou a hora de cadastrar, para isso siga o passo a passo abaixo!

  1. Antes de tudo, acesse o site oficial da Plataforma Aprenda Mais
  2. Já na página inicial da plataforma, clique em “acessar” no canto superior direito
  3. Agora, procure por “criar uma conta” na seção “é sua primeira vez aqui?”
  4. De início a plataforma irá solicitar a sua idade e país, informe e toque em “continuar”
  5. Preencha todo formulário de inscrição seguindo as instruções na tela e ao final clique em “criar minha conta”
  6. Para concluir e confirmar o seu cadastro será necessário clicar no link enviado para o seu e-mail e pronto
  7. Parabéns, agora visite novamente a categoria, escolha o curso e comece os seus estudos!

AVAMEC

Desenvolvida com foco em auxiliar e capacitar educadores do ensino público e privado, a AVAMEC, hoje, conta com mais de 30 instituições parceiras e centenas de cursos em sua plataforma.

Para acessá-los, basta criar a sua conta, escolher o curso que deseja fazer, se inscrever e pronto, sem pré-requisitos específicos ou tempo para aprovação. Dentre as opções disponíveis na plataforma se destacam:

Para se cadastrar na plataforma e acessar os cursos disponíveis:

  1. Acesse o site oficial do AVAMEC
  2. Em seguida, no canto superior direito clique em “entrar’
  3. Faça login com sua conta gov.br ou crie uma nova conta clicando em “cadastre-se”
  4. Preencha todo o formulário com as informações necessárias e adicione uma foto
  5. Agora, acesse a biblioteca de cursos
  6. Escolha o curso que deseja fazer e clique sobre ele
  7. Na página do curso em questão procure por “inscreva-se” e pronto!

Atenção! Os cursos não ficam abertos para inscrição em período integral. Ao longo do tempo é possível que ocorram mudanças, portanto, indicamos que consulte a plataforma e verifique se ainda há possibilidade de inscrição no curso que deseja fazer.

Pronatec

O Pronatec, criado em 2011, oferece diversos cursos técnicos e de capacitação para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, seja para conquista do primeiro emprego ou para especialização e crescimento profissional.

O programa se divide em duas categorias:

  • Bolsa Formação Estudante: Com centenas de cursos técnicos gratuitos com duração média de 800 a 1200 horas, a bolsa formação estudante proporciona aos jovens a oportunidade de se introduzirem no mercado de trabalho.
  • Bolsa Formação Trabalhador: Já a Bolsa Formação Trabalhador conta com diversos cursos de formação inicial, continuada e de qualificação profissional com duração média de 160 a 400 horas.

Para participar e se inscrever nos cursos, o programa exige o cumprimento de alguns pré-requisitos e um processo de candidatura um pouco mais complexo. Acesse e entenda!

Cursos gratuitos do Governo Federal

Os cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal por meio das plataformas AVAMEC, Aprenda Mais e Escola Virtual Gov representam uma oportunidade única para os cidadãos brasileiros aprimorarem seus conhecimentos ou explorarem novas áreas de atuação, de forma totalmente acessível e conveniente.

Já para aqueles que preferem a interação presencial, o programa Pronatec oferece uma ampla gama de opções, abrangendo formações técnicas e de capacitação em diversas áreas.

Por fim, essa é uma oportunidade que não se pode deixar escapar. Portanto, acesse as plataformas, veja as opções disponíveis e dê início a sua nova jornada.

Em caso de dúvidas, lembre-se, deixe na caixa de comentários abaixo que vamos te ajudar. Para mais conteúdos como este, visite nosso blog. Agradecemos por nos acompanhar até aqui e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *