Programa Tempo de Aprender AVAMEC: Guia 2023
Pular para o conteúdo

Programa Tempo de Aprender AVAMEC: Guia 2023

  • por

Atualmente, o Programa Tempo de Aprender AVAMEC tem se mostrado essencial para todos os educadores, especialmente no atual estado em que a educação brasileira se encontra. Ele tem como principal objetivo promover o aprimoramento de habilidades dos profissionais da educação, realizando cursos de capacitação e palestras nas mais diversas áreas.

Anúncios

Neste artigo, você pode entender um pouco melhor sobre como o programa funciona, quais são os seus requisitos, período para conclusão e, também, detalhes sobre como fazer o cadastro. Aproveite o conteúdo e se inscreva agora mesmo!

Leia também:

Programa Tempo de Aprender AVAMEC: Guia 2023

O que é o Programa Tempo de Aprender AVAMEC?

O Programa Tempo de Aprender AVAMEC nada mais é do que uma iniciativa criada pelo Ministério da Educação (MEC). É por meio dele que há uma busca pelo aprimoramento da qualidade da educação básica do país, tentando oferecer conhecimento de maneira igualitária e acessível para todos os interessados.

O programa é completo e traz uma plataforma online com vários cursos e materiais de apoio que são voltados tanto para professores quanto para gestores da educação. 

Anúncios

O principal objetivo desse projeto é trazer uma formação continuada dos profissionais da área de educação, conseguindo abarcar a educação infantil e o ensino fundamental.

Como o programa funciona?

O programa toma como base uma plataforma online que se chama “AVAMEC”, mais especificamente “Ambiente Virtual de Aprendizagem para Materiais Educacionais e Cursos”. É por meio dela que os profissionais da educação podem acessar os cursos, os conteúdos e os recursos educacionais disponibilizados.

A plataforma traz toda uma preocupação em oferecer uma experiência mais intuitiva e interativa, fazendo com que os educadores possam aprender em seu próprio ritmo, preocupando-se apenas com a disponibilidade de tempo. Assim, todos saem ganhando e se aprofundam ainda mais na própria área.

Anúncios

São vários cursos e materiais depositados na plataforma, os quais abordam muitos temas indispensáveis para a prática pedagógica, o que inclui metodologias de ensino, inclusão escolar, avaliação educacional, alfabetização e outros recursos. 

Além de tudo isso, o programa promove a troca de experiência entre educadores nas comunidades virtuais.

Como ter acesso ao programa?

Para ter acesso a essa grande quantidade de conteúdos, é necessário acessar o site oficial do Programa Tempo de Aprender. 

A projeção da plataforma é pensada detalhe por detalhe para que seja intuitiva e facilite a navegação de todos os profissionais que estão interessados em se aprofundar em alguma área.

Os cursos desenvolvidos são feitos por especialistas e trazem temas de grande relevância para o momento atual da educação. Então, são discutidas estratégias de ensino, letramento, avaliação educacional, inclusão escolar, educação digital e muitas outras pautas que auxiliam os educadores em sala de aula e fora dela.

É gratuito?

É importante dizer que o Programa Tempo de Aprender AVAMEC é inteiramente gratuito para os profissionais da área da educação. Todo o acesso aos cursos, bem como os materiais e recursos disponibilizados por meio da plataforma, não possuem qualquer cobrança para a utilização.

Por meio dessa iniciativa, é possível proporcionar aos profissionais da área da educação uma nova capacitação e aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-os ainda melhores em sala de aula. Todos esses benefícios podem ser alcançados sem depender de recursos financeiros ou localização.

Qual é a duração estimada do programa?

É importante falar sobre o tempo de duração do programa. Esse período pode variar de acordo com o interesse e a disponibilidade dos educadores, tendo em vista que a própria plataforma permite que os profissionais da educação acessem todos os materiais a qualquer momento.

Isso quer dizer que, ao escolher fazer um dos cursos do AVAMEC, há uma flexibilidade. No entanto, é importante ficar de olho no regulamento e nos pré-requisitos de cada um dos cursos para saber se há a possibilidade de atender a todos eles sem qualquer prejuízo para o aprendizado.

É válido dizer, também, que alguns cursos podem ser mais extensos do que outros. Alguns podem ser concluídos, até mesmo, em poucas semanas. 

A duração total do programa pode ser consultada diretamente no site, pois dependerá exclusivamente das escolhas feitas por cada participante educador.

Como realizar o cadastro no Programa Tempo de Aprender?

O processo de cadastro na plataforma é bem mais simples do que parece. Ele poderá ser realizado de forma inteiramente online. Para que seja possível dar continuidade a essa solicitação, veja o passo a passo:

  • Na página seguinte, aperte em “Cadastrar-se”;
  • Realize todo o cadastro com suas informações pessoais, o que inclui documentos, meios de contato e uma senha de acesso;
  • Ao finalizar tudo, confira se há algum erro com as suas informações e clique em “Cadastrar”;
  • Depois, inscreva-se no portal e faça o login com um e-mail e a senha previamente cadastrados;
  • Depois de entrar na plataforma virtual, basta selecionar “Práticas de alfabetização”.

Depois de seguir o passo a passo para realizar o cadastro, um e-mail será enviado com a confirmação. Todas as instruções adicionais poderão ser visualizadas para acessar corretamente a plataforma.

Quais os principais benefícios de utilizar o programa?

Um dos principais objetivos de ter a plataforma como aliada da educação é a flexibilidade oferecida para os educadores

Todos os profissionais da área da educação podem ter acesso aos cursos e aos materiais a qualquer momento e de qualquer lugar, estudando conforme a sua disponibilidade durante a semana.

É importante dizer, também, que não há qualquer restrição de horário para acessar os conteúdos e os cursos com materiais. Também não há prazos rígidos para que os cursos sejam concluídos ou para que as atividades sejam realizadas, permitindo um avanço no ritmo do profissional, sem sufocar o seu tempo livre.

Também é necessário informar que o curso oferece certificação para todos os seus participantes que conseguiram concluir todo o conteúdo com sucesso. Ao finalizar o curso, os educadores poderão usufruir de um certificado que pode ser utilizado para mostrar a sua participação e aperfeiçoamento.

De uma maneira geral, o Programa Tempo de Aprender AVAMEC nada mais é do que uma iniciativa do Ministério da Educação com o intuito de promover a formação continuada de todos os professores e gestores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *