Pular para o conteúdo

Como consultar FGTS pelo CPF: Guia completo 2023

  • por

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista essencial para todos os empregados brasileiros. Criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa, o FGTS é formado por depósitos mensais feitos pelo empregador.

Muitos trabalhadores, no entanto, não sabem como consultar o saldo do FGTS, uma ação importante para garantir a regularidade dos depósitos.

Além disso, o saldo do FGTS pode ser usado em situações específicas, como na compra da casa própria, que é o sonho de muitos brasileiros.

Hoje o time da conteúdo do Blog Hope Contábil vai te mostrar em detalhes como consultar FGTS pelo CPF através do aplicativo FGTS ou por telefone. Acompanhe!

Como consultar FGTS pelo CPF: Guia completo 2023
Como consultar FGTS pelo CPF: Guia completo 2023

Leia também:

Como consultar FGTS pelo CPF com aplicativo FGTS

Aqui está um guia detalhado sobre como consultar o saldo do FGTS usando o CPF, através do aplicativo FGTS.

Acompanhe o passo a passo:

  1. Baixe o aplicativo FGTS: Ele está disponível na Google Play Store para usuários de Android e na App Store para usuários de iOS.

  2. Após a instalação, clique no ícone para abrir e escolha a opção “Entrar no aplicativo“.

  3. Insira o seu CPF no campo indicado. Se for o seu primeiro acesso, você precisará se cadastrar.

  4. Clique em “Cadastre-se” e preencha os campos solicitados, incluindo seu CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Você também precisará criar uma senha de acesso.

  5. Você receberá um e-mail de confirmação. Clique no link de confirmação para validar o seu cadastro.

  6. Acesse o aplicativo com o seu CPF e a senha que criou.

  7. Na tela inicial do aplicativo, clique na opção “Meu FGTS“. Você poderá ver o saldo do seu FGTS.

Outras formas de consultar saldo do FGTS pelo CPF

Além do aplicativo FGTS, outra maneira fácil de consultar o saldo do FGTS utilizando o seu CPF é através do telefone, por ligação ou SMS.

  1. Ligue para o número 0800 726 0207. Este é o número de atendimento ao cliente da Caixa Econômica Federal.

  2. Siga as instruções fornecidas pelo sistema de atendimento automático. Você precisará informar o seu CPF ou número do NIS (Número de Identificação Social).

  3. Selecione a opção para consultar o saldo do FGTS.

  4. Aguarde enquanto o sistema verifica e informa o saldo do seu FGTS.

Você pode também cadastrar para receber por SMS informações sobre o seu saldo, essa função é ativada através do aplicativo FGTS, mostrado na etapa anterior.

Correntistas da Caixa podem fazer a consultar através do Internet Banking Caixa e último caso, a consulta também está disponível nas agências da Caixa, basta ter o número do CPF ou NIS em mãos.

Mais informações sobre o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, mais conhecido pela sigla FGTS, é um direito dos trabalhadores brasileiros.

Ele foi criado na década de 1960 com o objetivo de formar uma reserva de dinheiro para o empregado, caso ele seja demitido sem justa causa.

O FGTS é constituído por depósitos mensais realizados pelo empregador em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal em nome do empregado.

Esses depósitos correspondem a 8% do salário do trabalhador e não são descontados do salário, ou seja, são uma despesa adicional para o empregador.

O saldo do FGTS pode ser sacado pelo trabalhador em algumas situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, entre outras.

Além disso, o saldo do FGTS é atualizado monetariamente e tem juros de 3% ao ano, o que faz dele uma forma de poupança para o trabalhador.

Portanto, o FGTS é uma importante proteção para o trabalhador e consultar regularmente o saldo do FGTS é de extrema importância.

Infelizmente, existem casos em que o empregador não faz os depósitos, violando os direitos do trabalhador. Ao consultar o FGTS, o trabalhador pode identificar essa irregularidade e buscar seus direitos.

Com as dicas e instruções fornecidas no nosso guia, esperamos que você possa consultar o seu FGTS com facilidade. Em caso de dúvidas, deixe um comentário ao final da página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *