Pular para o conteúdo

Como se livrar das dívidas: 4 passos para sair da inadimplência

  • por

Descubra como se livrar das dívidas e se livre da pilha de boletos que está tirando sua paz com 4 passos!

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada no mês de abril deste ano (2022), concluiu que 77,7% das famílias brasileiras estão endividadas, o maior índice de endividamento desde janeiro de 2010.

Com o cenário econômico atual do país, que tem como destaque uma inflação altamente elevada, a maior taxa de juros do mundo e a diminuição da renda dos brasileiros decorrente da não correção do salário mínimo e do desemprego, o resultado dessa pesquisa era até bastante previsível. 

E engana-se quem acha que somente as camadas mais pobres da população estão com as contas atrasadas – 74,7 % das famílias entrevistadas que ganham acima de 10 salários mínimos estão endividadas também.

Obviamente, as famílias de baixa renda são mais afetadas com o acúmulo de dívidas, pois isso acaba interferindo no consumo de itens essenciais para sua sobrevivência. 

Já pessoas de classe média ou classe média alta têm que abrir mão de alguns luxos e, às vezes, do seu conforto, porém ainda conseguem manter sua qualidade de vida. 

Caso você também esteja “devendo na praça” e queira saber como se livrar das suas pendências financeiras, confira a seguir algumas ações práticas e condutas que você pode tomar a fim de quitar as suas dívidas e evitar que novas sejam feitas. Aproveite e boa leitura!

Leia também:

Como se livrar das dívidas: 4 passos para sair da inadimplência

Como se livrar das dívidas em 4 passos simples

As dívidas estão tirando o seu sono e você quer a tranquilidade financeira de quem todos os boletos em dia? Pois saiba que é possível resolver esse problema até mesmo diante da crise que estamos vivendo!

Não importa os motivos pelos quais você acabou adquirindo suas dívidas, se são muitas ou poucas, se são antigas ou se são recentes, o que importa é que você quer corrigir esse erro na sua vida financeira e por isso você chegou até aqui.

A boa notícia é que em apenas 4 passos você conseguirá resolver esse problema. Descubra a seguir quais são esses passos e comece a aplicá-los agora mesmo!

Passo 1 – Anote suas receitas e despesas

O primeiro passo para se livrar das dívidas é ter pleno conhecimento sobre como seu orçamento funciona. Para isso, é preciso que você comece anotando todas as suas receitas e as suas despesas, ou seja, quanto você ganha e quanto você gasta por mês. 

Você pode fazer isso usando uma planilha do computador, um aplicativo do celular ou uma caderneta. O essencial é que as anotações sejam detalhadas e não falte nenhuma informação.

É muito importante que isso seja feito já para que você comece a sua organização financeira e consiga entender quais gastos você pode abrir mão e também para que nenhuma conta seja esquecida e gere novos atrasos que podem complicar ainda mais a sua situação.  

Passo 2 – Evite gastos desnecessários e novas dívidas

Se você realmente quer se livrar das dívidas e ficar mais tranquilo no final dos próximos meses, hoje você precisará fazer alguns sacrifícios. 

Sabe a anotação que você fez contendo seus ganhos e seus gastos? Então, agora você vai analisar e classificar quais deles são indispensáveis e quais deles são supérfluos – ou pelo menos podem esperar até que você resolva suas pendências financeiras. 

Alimentação, aluguel, contas de água e luz, por exemplo, são indispensáveis e você não pode abrir mão. Já a academia, a TV por assinatura e a pizza todo final de semana podem esperar um pouco. 

Não é que você precise abrir de todo seu lazer e das coisas que são supérfluas mas te fazem bem, é difícil trabalhar todos os dias e não ter algo que seja só prazeroso para se fazer. 

Mas tente abdicar de algumas coisas tendo em mente que será por pouco tempo, e que logo que você estiver mais tranquilo financeiramente, será possível curtir novamente todas essas coisas sem peso na consciência, o que é ainda melhor. 

E mesmo que você ainda tenha crédito, seja no cartão ou aquele fiado no bar, evite fazer novas dívidas sem necessidade. 

Lembre-se que você está tentando se livrar das contas atrasadas, o que significa que você não precisa adquirir novas contas porque é “só para daqui a 30 dias”. 

Passo 3 – Renegocie suas dívidas

Comece listando todas as suas dívidas e descrevendo qual o valor do pagamento mensal de cada uma, da taxa de juros e do valor total. 

Depois determine um valor que você pode pagar por mês ou à vista para renegociar cada uma dessas dívidas, e tenha certeza de que será possível assumir esse compromisso.

Tente começar pelas dívidas cujos juros são maiores mas não despreze nenhuma conta, nem mesmo aquela que você só assinou uma notinha. Vá até os seus credores, sejam eles bancos, grandes lojas ou o mercadinho do bairro, tenha uma conversa sincera e faça sua proposta. 

Você também pode se informar sobre datas de feirões de renegociação caso tenha na sua cidade (como por exemplo o Feirão Limpa Nome do Serasa) e se preparar para eles. Existem muitas facilidades e descontos ofertados nesse tipo de feirão.

Passo 4 – Procure uma renda extra

Caso você tenha um tempo sobrando e seja possível, procure por novas formas de ganhar dinheiro, pelo menos até ter todas as suas dívidas regularizadas.

Você pode aumentar seu número de horas extras ou procurar alguma oportunidade de ganhar dinheiro na internet trabalhando com marketing de afiliados. 

Você também pode ser revendedor de alguma marca (como revistas de cosméticos), sem ter que investir na compra direta dos produtos.

Pode pensar em alguma coisa em que você faz bem e oferecer esse serviço, seja ensinar a tocar violão ou vender aquele bolo que você sabe fazer.

Você também pode vender produtos dos quais não precisa mais, e estejam em boas condições de uso, em sites como OLX ou Enjoei. Assim, itens como:

  • Roupas, 
  • Eletrônicos; 
  • Itens de decoração; 
  • Livros;
  • Utensílios domésticos;
  • Entre outros itens podem ser vendidos para levantar uma grana mais rápido.

O importante é pensar em algo que você não precise investir muito ou que demore para ter retorno, pois o objetivo aqui não é fazer uma nova dívida. 

Passos finais para se livrar das dívidas

Com jeitinho, planejamento e muita dedicação, até mesmo ganhando pouco é possível se livrar das dívidas. Sabemos que não é fácil e que você precisará estar disposto (a) a abdicar de algumas atividades, mas pense nisso como um momento da sua vida que logo passará!

E não tenha vergonha, todos nós passamos por fases difíceis financeiramente falando. Por isso, se precisar, busque ajuda da família e amigos, é mais fácil sair do vermelho quando se tem o auxílio de outras pessoas.

Mas evite recorrer a novos empréstimos com juros a perder de vista, principalmente aqueles feitos por agiotas. No caso de agiota, além de ser crime, é certeza que essa será uma péssima solução, podendo colocar você até mesmo em perigo.

No mais, sem um amontoado de dívidas é mais fácil aproveitar sua vida no presente e se planejar melhor para o futuro, por isso, se esforce e acredite em si mesmo que você conseguirá sair do endividamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *