Pular para o conteúdo

Comprovante de renda: o que é e como fazer para comprovar sua renda?

  • por

O comprovante de renda é fundamental no intuito de se conseguir crédito com diversas instituições financeiras no país. Existem diversos documentos que servem como comprovação de sua renda, podendo estes variar conforme você tenha carteira assinada ou não. Confira, na leitura abaixo, o que são esses comprovantes e como comprovar a sua renda. Aproveite! 

Os comprovantes de renda são documentos fundamentais para aqueles que desejam adquirir algum crédito junto a bancos e outras instituições financeiras. Portanto, é muito importante entender o que são e para que servem,  no intuito de sempre ter um em mãos.

Caso você possua uma vida financeira organizada,  entender o conceito por trás desses comprovantes de renda, e juntar tais documentos será uma tarefa fácil. 

Porém, trabalhadores autônomos podem apresentar alguma dificuldade no momento de comprovar sua renda, quando decidirem utilizar algum serviço que necessitem desses documentos.

Portanto, após a leitura desse artigo, você entenderá claramente o que são esses  comprovante de renda, para que utilizá-los e como fazer para comprovar sua renda no intuito de utilizar algum serviço de crédito. Fique conosco e descubra tudo na leitura que elaboramos a seguir!

Leia também:

Comprovante de renda: o que é e como fazer para comprovar sua renda?

O que são os comprovantes de renda?

Em linhas gerais, esses comprovantes de renda nada mais são do que documentos que servem para informar sobre a renda mensal de um cidadão. Ou seja, eles existem no intuito de provar a terceiros sobre os recebimentos mensais dessa pessoa.

Os rendimentos podem ser fixos ou variáveis, dependendo da fonte dessa renda, mas também podem aparecer através do valor bruto (aquele sem os descontos de valores como o FGTS, imposto de renda e/ou previdência) ou do valor líquido (aquele com esses descontos já efetuados).

Portanto, esses comprovantes nada mais são do que as provas daquele valor que você alega receber todos os meses.  Eles servem, então, como a garantia de que aquilo que você diz receber mensalmente é verdade.

Ter essa renda comprovada, é sinônimo de que outras instituições e organismos garantem aquela sua renda e, com isso, você conseguirá atestar esses rendimentos no momento em que solicitar crédito e outros serviços financeiros para seu uso pessoal.

Agora, como consigo comprovar essa renda e quais são esses serviços financeiros que necessitam dessas comprovações?  É exatamente isso o que nós vamos falar na seção a seguir.

Para que devo comprovar minha renda?

Os comprovantes de renda são as provas que as instituições financeiras, como bancos e instituições de crédito,  exigem no intuito de realizar algumas transações com os seus clientes. 

Esses documentos servem para mostrar que o cliente tem capacidade de assumir seus compromissos firmados com a empresa, não trazendo problemas como dificuldade de pagamento ou até mesmo inadimplência.

Um cidadão provavelmente será exigido a comprovar sua renda no momento em que esse for:

  • Realizar um empréstimo junto ao banco,
  • Tentar um financiamento de imóvel ou de estudo,
  • Solicitar a aquisição de  um cartão de crédito e/ou aumentar seu limite,
  • Abrir um consórcio etc

Viu como é importante possuir seus comprovantes de renda em mãos a todo momento?  

Ele te dá a liberdade de você solicitar créditos para realizar transações muito importantes na sua vida, assegurando a responsabilidade que você terá em cumprir esses compromissos firmados

Agora que você sabe o que são esses comprovantes e para que eles servem,  fica a pergunta:  como consigo comprovar o valor da minha renda?  É o que você descobrirá a seguir! 

Como comprovar minha renda? 

Adentrando em como comprovar a renda, existem diversos mecanismos de demonstração que podem ser utilizados por um trabalhador. 

Porém, deve-se destacar uma diferença fundamental nessa comprovação para dois tipos de trabalhadores: o trabalhador de carteira assinada  e o autônomo.

Trabalhador com a carteira de trabalho assinada 

Esse primeiro possui algumas opções a mais de documentos que servem para comprovar sua renda mensal. Por exemplo, pode-se utilizar a carteira de trabalho assinada e o holerite (contracheque).

É na carteira de trabalho que está registrado formalmente o valor do salário recebido pelo trabalhador, além de provar há quanto tempo você está trabalhando naquela empresa. 

Um trabalhador que está há bastante tempo em uma empresa demonstra estabilidade e confiança, pontos muito positivos para a instituição financeira. 

No holerite (contracheque), por sua vez,  consta o salário bruto e líquido recebido pelo trabalhador contratado. Vale destacar que, muitas instituições financeiras exigem os contracheques dos últimos 3 meses antes da realização de um crédito

Isso seria no intuito de demonstrar a estabilidade financeira desse cidadão, o que serve para trazer mais confiança para as empresas no momento de realizar algum tipo de transação financeira com esse cliente.

Além dessas duas opções, os trabalhadores formais podem ainda utilizar outros dois métodos de comprovação de renda, que são os extratos bancários e declarações de Imposto de Renda

Essas duas ferramentas podem,  também,  ser utilizadas pelos trabalhadores autônomos. Por isso, vamos explicá-las abaixo. 

Sou autônomo: como consigo comprovar minha renda?

Com milhões de brasileiros trabalhando na informalidade atualmente, muitos podem se perguntar como fazer para comprovar sua renda,  uma vez que essa é variável ao longo dos meses. 

Como citado anteriormente, as duas opções mais utilizadas são a apresentação de extratos bancários e a declaração do Imposto de Renda (IRPF).

A primeira  é muito utilizada por trabalhadores autônomos, liberais, e aqueles que fazem trabalhos no esquema de freelancer

Nessa, as instituições provavelmente exigirão o extrato bancário de alguns meses anteriores, no intuito de comprovar consistência dessa renda mensal de seu cliente.

Porém, cabe destacar que não são todas as instituições que aceitam esse documento como comprovação de renda. Portanto, confira se o uso de extratos bancários são aceitos pelas aquelas empresas as quais você pretende realizar algum tipo de transação.

No que tange a declaração do Imposto de Renda, essa registra todos  os créditos e débitos de um cidadão no decorrer do ano anterior. Por ser organizada e legitimada pela Receita Federal,  esse método de comprovação de renda é muito utilizado pelos autônomos.

Portanto, mantenha sua declaração em dia com a receita e realize-a de maneira antecipada, não se esquecendo de guardar todos os comprovantes de  rendimento e débito ao longo dos meses.

Qual a importância do comprovante de renda?

Diante do exposto, fica clara a importância de possuir comprovantes de renda atualizados e a ampla variedade de serviços que exigem tais documentos. 

Eles são extremamente importantes para a realização de transações financeiras de porte, o que traz segurança para as instituições financeiras confiarem em seu cliente.

Assim, mantendo suas contas e sua declaração do Imposto de Renda em dia,  possuindo uma carteira de trabalho assinada e/ou  acumulando todos os seus bens em uma conta bancária única, faz com que facilite na hora dessa comprovação de renda.

Desse modo, agora que você sabe o que é,  para que serve  e como comprovar sua renda, você pode se organizar financeiramente melhor, para quando necessitar de um crédito,  você não ter  nenhuma dúvida ou pendência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *