Como financiar imóvel pela Caixa: Guia completo
Pular para o conteúdo

Como financiar imóvel pela Caixa: Guia completo

  • por

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o financiamento de imóveis Caixa. Faça um bom proveito!

Anúncios

O maior sonho de grande parte dos brasileiros é ter a sua casa própria e enfim não precisar mais ficar pagando aluguel todos os meses.

Porém, comprar um imóvel não é tão fácil assim. Os juros estão cada vez mais altos e se você não possui nenhum outro patrimônio, a operação é considerada ainda mais arriscada para os bancos, o que faz com que seu financiamento seja recusado ou que a tabela de juros fique ainda mais alta.

Para resolver esse problema, a Caixa Econômica Federal oferece taxas mais baixas e um acesso mais facilitado, além de apresentar um benefício junto ao Governo Federal para famílias em situações de maior vulnerabilidade, o: Minha Casa Minha Vida.

Anúncios

Se você quer entender como financiar o seu imóvel pela Caixa e conhecer as opções disponíveis, você chegou ao lugar certo. Faça uma ótima leitura!

Leia também:

Como financiar imóvel pela Caixa 

Programa Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa de habitação federal do Brasil, criado no ano de 2009 pelo Governo Lula.

Ele oferece um subsídio na compra de um imóvel para as famílias com renda de até 1,8 mil reais. Além disso, cria condições de acesso facilitadas para aquelas famílias com renda até 8 mil reais. 

Anúncios

  • Famílias com renda mensal bruta de até 2 mil reais – podem adquirir o seu imóvel próprio com taxa de juros nominal de até 4,50% ao ano;
  • Famílias com renda mensal bruta de 2,1 mil até 2.640 reais – a taxa de juros de seu financiamento pode chegar até 4,75% ao ano;
  • Famílias com renda bruta de 2640,01 reais até 3,2 mil reais – podem ter a taxa de juros de seu financiamento em até 5,25% ao ano;
  • Famílias com renda bruta entre 3.200,01 reais até 3,8 mil reais – a taxa de juros nominal do seu financiamento pode chegar até 6% ao ano;
  • Famílias com renda bruta entre 3.800,01 reais e 4,4 mil reais – podem ter a taxa de juros de seu financiamento em até 7% ao ano;
  • Famílias com renda bruta entre 4.400,01 reais e 8 mil reais – podem ter a taxa de juros de seu financiamento de 8,16% ao ano.

Crédito Imobiliário

Com o Crédito Imobiliário da Caixa Econômica Federal é possível realizar a compra do seu imóvel.

Financie até 90% do valor do imóvel, podendo ser pago em até 35 anos. Além disso, pode-se utilizar o saldo do FGTS para amortizar parte das prestações.

Na Caixa o cliente escolhe a taxa de juros que melhor se adequa ao seu perfil e ao seu bolso, podendo ser pré-fixada (atrelada ao índice da poupança) ou pela TR ou IPCA.

Durante o contrato, o cliente pode alterar a linha de crédito.

Como financiar imóvel pela Caixa Econômica Federal?

Para realizar o financiamento de um imóvel pela Caixa deve-se seguir o passo a passo a seguir, confira!

  • Primeiro, realize uma simulação – informe os seus dados e veja qual o valor da prestação, prazos e condições para o financiamento do seu imóvel. Acesse!
  • Análise de crédito – o cliente deverá mostrar todas as documentações para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. É nessa situação que a Caixa irá verificar as possibilidades do uso do FGTS e o tipo de crédito que será mais viável para cada situação.
  • Análise de engenharia – após examinar a documentação, a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso.
  • Assinatura do contrato – Depois que a engenharia dá o aval, acontece o processo de assinatura do contrato na agência. É importante ressaltar que deve-se registrar o seu contrato no cartório de imóveis para a liberação do crédito desejado.
  • Pagamento das prestações – ao longo prazo estabelecido na compra do imóvel por meio do contrato, serão pagas as parcelas mensais do financiamento habitacional. 

Documentação

Para o financiamento do imóvel o cliente deve apresentar as seguintes documentações à Caixa Econômica Federal:

não selecionadaApresentar o documento oficial de identificação;

não selecionadaMostrar um comprovante de renda atualizado, emitido há menos de 2 meses;

não selecionadaApresentar a última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;

não selecionadaMostrar a Carteira de Trabalho ou Extrato do FGTS;

não selecionadaApresentar a certidão atualizada do imóvel de Inteiro Teor da Matrícula;

Pagamento de um imóvel financiado pela Caixa

O processo de financiamento de um imóvel pela Caixa é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e possui como sua garantia a alienação fundiária. 

Assim, torna-se possível utilizar o saldo do FGTS como parte desse pagamento, desde que o cliente já tenha ao menos 3 anos de trabalho registrado (com carteira assinada). Dessa forma, o valor da sua prestação não pode exceder 30% da sua renda familiar bruta. 

Além disso, a Caixa possibilita uma nova opção de financiamento, com taxa de juros composta por: uma parte fixa acrescida pela remuneração adicional da Caderneta de Poupança vigente no vencimento da prestação. 

Se interessou pelo conteúdo? Se estiver em busca de novos artigos informativos, acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado!

No mais, se ainda tem dúvidas sobre o financiamento de imóveis da caixa, deixe nos comentários abaixo que vamos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *