Pular para o conteúdo

Tudo sobre o Jovem Aprendiz Paulista

  • por

O programa Jovem Aprendiz Paulista é bastante conhecido dentro e fora do estado de São Paulo. Nesse artigo, você saberá como se inscrever e quais os benefícios de participar.

Se você tem entre 14 e 24 anos e gostaria de começar no mundo do trabalho, compreender seu funcionamento na prática, então continue lendo e descubra mais sobre como começar hoje mesmo.

Leia também:

Tudo sobre o Jovem Aprendiz Paulista

O que é o Jovem Aprendiz Paulista?

O “Jovem Aprendiz Paulista” é um programa do estado de São Paulo que visa promover a inserção de jovens no mercado de trabalho. 

Este programa é uma iniciativa que se alinha com a Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000), que regulamenta a contratação de jovens aprendizes por empresas de médio e grande porte.

Aqui estão alguns pontos importantes sobre o programa:

  • Destina-se a jovens com idades entre 14 e 24 anos, que estão cursando ou já concluíram o ensino fundamental ou médio. O objetivo é oferecer a esses jovens a oportunidade de combinar a formação teórica com a prática profissional;
  • O programa inclui cursos de capacitação profissional, que são frequentemente oferecidos em parceria com instituições de ensino técnico e profissionalizante;
  • Os jovens são contratados por empresas como aprendizes, o que lhes permite adquirir experiência prática em um ambiente de trabalho real. Essa experiência é fundamental para o desenvolvimento de habilidades profissionais e para aumentar a empregabilidade dos jovens;
  • Os jovens aprendizes têm direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, incluindo salário, férias, 13º salário e contribuições para o INSS;
  • As empresas que participam do programa podem moldar a formação dos jovens de acordo com suas necessidades específicas, além de contribuir para a responsabilidade social corporativa e receber incentivos fiscais;
  • O período de aprendizagem pode variar, mas geralmente tem a duração de até dois anos.

O programa Jovem Aprendiz Paulista é uma excelente oportunidade para jovens iniciarem suas carreiras profissionais, conseguindo habilidades valiosas enquanto ainda estão em formação. 

Ao mesmo tempo, ele ajuda as empresas a desenvolverem novos talentos e a cumprirem suas obrigações sociais e legais.

Como se cadastrar no Jovem Aprendiz Paulista

Pode parecer complicado, mas é um processo bem simples. Envolve inicialmente a coleta dos seus dados, incluindo documentação. A inscrição e todos os processos podem ser feitos online, salvo pela entrevista de emprego quando a empresa selecioná-lo.

Vamos aos passos logo abaixo:

Passo 1

Peça a um adulto responsável para ajudar se você tiver menos de 18 anos. Prepare informações como nome, telefone e e-mail de ambos, além de um e-mail ativo e telefone do jovem. Separe documentos como RG, CPF, comprovante de endereço com CEP, nome da escola e Carteira de Trabalho.

Passo 2

Com o responsável e os documentos prontos, acesse o site do Programa Jovem Aprendiz (www.jovemaprendiz.sp.gov.br) para se cadastrar.

Passo 3

No site, complete seu perfil e crie uma senha segura. Aceite os termos de segurança após lê-los e siga adiante.

Passo 4

Após salvar as informações, faça login no sistema para verificar as vagas disponíveis.

Passo 5

Com o login, use a opção “vitrine de vagas” para se candidatar a empregos que correspondam ao seu perfil.

Passo 6

O Programa Jovem Aprendiz Paulista informará se alguma empresa desejar entrevistá-lo. Mantenha-se atento ao celular e e-mail.

Passo 7

Se selecionado, você receberá instruções para enviar documentos e assinar o contrato. Tenha seu responsável por perto nesta etapa e prepare para digitalização de documentos como Carteira de Trabalho, Declaração de Matrícula, RG e CPF.

Quais benefícios o programa oferece?

O programa Jovem Aprendiz, incluindo a versão de São Paulo, traz vários benefícios legais tanto para os jovens quanto para as empresas. Para os jovens:

  • Ganhar experiência: aprendem trabalhando, o que é ótimo para começar a carreira;
  • Estudar e trabalhar: além do trabalho, tem cursos que ajudam na formação;
  • Ganhar dinheiro e direitos: recebem salário e têm direitos como férias e 13º;
  • Desenvolver habilidades: melhoram em comunicação, trabalho em equipe e aprendem coisas específicas do trabalho;
  • Chance de ficar na empresa: muitos são contratados de verdade depois do programa;
  • Fazer contatos: conhecem pessoas que podem ajudar na carreira.

Para as empresas:

  • Treinar talentos: podem formar jovens para trabalhar do jeito que precisam;
  • Benefícios fiscais: ganham vantagens nos impostos;
  • Mostrar que se importam: participar mostra que a empresa ajuda a comunidade;
  • Ideias novas: jovens trazem novidades e energia para o trabalho.

Todos esses benefícios refletem não só na empresa, mas no ambiente social ao redor. Como a faixa etária do programa é bem abrangente, adolescentes podem obter mentoria logo no início e, assim, desenvolver suas habilidades.

Bem como decidir quais rumos tomar em relação ao seu destino profissional.

Inscrição como empresa

Certifique-se de que sua empresa esteja registrada como Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). 

Tenha um e-mail ativo e que você consulte regularmente, além de um número de telefone atualizado. 

Prepare também documentos essenciais como o CNPJ e o endereço da empresa, incluindo o CEP.

Com todos os documentos necessários em mãos, acesse o seguinte endereço eletrônico: www.jovemaprendiz.sp.gov.br e proceda com o registro da sua empresa.

Após preencher as informações solicitadas e concluir o registro, representantes do Programa entrarão em contato para orientar sobre as etapas seguintes na abertura de uma vaga. 

Conclusão

O programa Jovem Aprendiz Paulista é mais um dos programas que visam a melhora e integração dos jovens no ambiente social. Como uma sociedade que lida com crianças e adolescentes em situações marginalizadas, sabemos que o contexto social e a abertura que possibilitamos é essencial.

Se a criança tem possibilidade de aprender, se desenvolver e conseguir um espaço no meio de trabalho, as chances de retornar ao ambiente marginalizado diminuem consideravelmente.

E isso impacta a sociedade em todos os aspectos positivos da frase: índices no ambiente de trabalho, como faixas etárias diversificadas, diversidade e encontros de conhecimento.

Portanto, meu caro leitor, você sabe agora por onde começar e o que deve fazer para se inscrever no programa Jovem Aprendiz Paulista.

Lembre-se, o cadastro para empresa é diferente e você pode encontrar várias burocracias a mais, então se planeje bem e leia atentamente as instruções no site.

O endereço está mais acima no texto e você pode tirar suas dúvidas por lá mesmo, assim como fazer a inscrição da sua empresa ou regulamentação de qualquer tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *