Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital
Pular para o conteúdo

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital

  • por

A Carteira de Trabalho Digital traz comodidade na hora de consultar as informações trabalhistas. Por isso, é importante saber como recuperar a senha se necessário, descubra tudo agora!

Anúncios

Se você fez seu cadastro da Carteira de Trabalho Digital, mas não se lembra qual a senha, fique tranquilo, pois há maneiras de recuperá-la e ter o seu acesso garantido novamente

O aplicativo CTPS digital ou Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital já existe há algum tempo, porém em 2019 ele passou a poder substituir a Carteira de Trabalho física para grande parte das contratações

Assim, as informações e anotações sobre férias, salário, entre outros, agora são realizadas eletronicamente e você pode ver esses dados de qualquer lugar, através do aplicativo e desde que haja uma navegação de internet. 

Anúncios

Porém, muitas pessoas já fizeram o cadastro no app mas não se lembram da senha utilizada. Como o cadastro da Carteira de Trabalho Digital é vinculado ao portal Gov.br, existe a possibilidade de recuperar a senha de acesso. 

Por isso, vamos ajudá-lo mostrando o passo a passo para recuperar a senha de acesso da Carteira de Trabalho Digital e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto. 

Leia também:

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital

O que é Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital nada mais é do que a versão da CTPS eletrônica, com informações que registram toda a sua vida profissional e concede os direitos trabalhistas com a comprovação de tempo e serviço. 

Anúncios

Todas as pessoas que possuem um CPF podem utilizar a Carteira de Trabalho Digital e ter as informações trabalhistas à mão de forma fácil, rápida e segura.

Se você possui sua Carteira de Trabalho impressa, é importante mantê-la guardada, uma vez que o formato digital será prioritariamente utilizado

Algumas contratações, como as realizadas por órgãos públicos ou organismos internacionais, podem ainda exigir a Carteira de Trabalho em papel, por isso é importante mantê-la. 

Quem não possui a versão impressa e for contratado por uma das instituições que exigem o documento físico pode solicitá-lo através de um formulário

Mas, se você já aderiu o formato digital, porém não se lembra como acessar sua Carteira Digital, nós iremos ajudá-lo com um tutorial detalhado. 

Perdi a senha, e agora? Saiba como recuperá-la

Como já mencionamos, a Carteira de Trabalho Digital faz parte do cadastro unificado do Governo Federal e, portanto, a senha é a mesma utilizada no site e aplicativo gov.br

Para começar a recuperação da conta, é possível utilizar o site ou o aplicativo. Se o seu celular é Android, você pode encontrar o aplicativo Gov.br no Google Play. Para quem possui iPhone, o aplicativo está disponível na App Store.

O caminho para recuperar a senha é o mesmo no site ou aplicativo Gov.br: 

1. Coloque o número do seu CPF e clique em “Continuar”;

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 1

2. Selecione a opção “Esqueci minha senha”. 

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 2

3. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Avançar”.

4. Agora serão exibidas as formas existentes para recuperação de conta. 

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 4

1. Validação facial

Apenas através do aplicativo é possível fazer o reconhecimento facial, desde que você possua o Título de Eleitor ou CNH, para fazer a leitura do seu rosto com a foto no sistema do governo.

  1. Clique em “Fazer Reconhecimento Facial” e siga as dicas para começar. 
Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 5

2. Posicione seu rosto na área selecionada e prossiga com as orientações para piscar os olhos ou sorrir quando solicitado. 

3. Após o sistema reconhecer o seu rosto, clique em “ok.

4. Crie uma nova senha de acesso para poder entrar em todos os aplicativos do governo.

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 6

2.  Bancos Credenciados

Caso você tenha uma conta bancária cadastrada no gov.br, é possível utilizar esta opção para recuperar a conta. É preciso ter os dados bancários cadastrados à mão.

1. Escolha a opção “Bancos Credenciados”

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 7

2. Clique no seu banco.

3. Siga os procedimentos solicitados pelo seu banco e crie uma nova senha.

3. E-mail

Por e-mail basta seguir os passos a seguir:

  1. Escolha a opção “E-mail”.
Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 8

2. Marque o espaço “Não sou um robô” e clique em “Enviar código”.

3. Vá para sua caixa de entrada no e-mail e veja o código enviado.

Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 9

4. Digite o código, clique em “Avançar” e crie uma nova senha.

4. SMS

A maior parte das pessoas opta por essa alternativa, pois basta aguardar uma mensagem de texto.

  1. Clique na opção “Celular”.
Como recuperar a senha da Carteira de Trabalho Digital - 10

2. Marque a opção  “Não sou um robô” e “Enviar código”.

3. Espere a mensagem no celular com o código de 6 dígitos, coloque o código no campo solicitado e clique em  “avançar”. 

4.  Faça uma nova senha de acesso.

5. Internet Banking

É possível utilizar o internet banking que você tenha conta, desde que seja em um dos bancos credenciados, para a criação de uma senha temporária, que deve ser substituída logo no primeiro acesso. 

Os bancos possuem formas diferentes de realizar o cadastro da senha temporária, mas estão todos especificados no site do Governo

Entre em contato através do formulário 

Caso você tenha optado por receber o código por e-mail ou SMS e não tenha recebido o mesmo, ou ainda, se você não reconhecer o número de celular ou e-mail cadastrados, há uma maneira de resolver.

Você pode solicitar a alteração do seu cadastro, pelo formulário disponibilizado no site Gov.br e modificar as informações de contato salvas. 

Deixe nos comentários sua opinião sobre a Carteira de Trabalho Digital e se foi fácil recuperar a senha com a ajuda do nosso tutorial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *